Deixa eu limpar as lágrimas…
É, cambada, isso ia acontecer em alguma hora. Um dos consoles mais bizarros, tanto mercadologicamente quanto em termos de olha, temos uma segunda tela que não fazemos ideia de como usar, está se despedindo do mercado. Segundo a Nikkei, a Nintendo irá cessar toda a produção de consoles Wii U em 2016 ainda. Além disso, ela também afirma que certos acessórios do console já foram pro beleléu e que o lançamento do NX, o sucessor, não tem garantia de sair esse ano.
A Nintendo, como sempre fez, não confirmou os rumores, porém não os negou (ela acabou de desmentir na Eurogamer de Portugal, mas não vou alterar o texto não). Essa é uma estratégia clássica dela de dizer: caralho, vocês nos descobriram. Filhos da puta. Ou seja, o Wii U está no fim de sua vida.
O que é uma pena. Foi um console com um marketing horroroso, fraco, praticamente sem apoio e uma segunda tela que até agora não mostrou a que veio? Sim. Só que teve excelentes jogos. Bayonetta 2, Super Mario 3D World, Mario Kart 8, Pikmin 3, Wonderful 101… O que deu errado, no fim das contas?
Bem, eu já citei um monte de coisas, mas tem algo que considero importante. A Nintendo passou toda a época do Wii sem trabalhar com HD. E, para quem não sabe, essa foi uma dificuldade para os desenvolvedores na geração passada. Por causa disso, demorou muito para que a empresa conseguisse suprir a demanda por jogos. Isso, somado ao fato de que não havia apoio de outras empresas por inúmeras questões, fez com que o Wii U passasse meses sem porra nenhuma logo de cara, o que matou o console de cara.
De qualquer forma, o NX vem aí, e parece ser uma grande aposta. Rumores indicam que ele será um híbrido entre portátil e console, o que por um lado fornece à Nintendo uma potencial base de usuários maior, mas por outro, ela corta a divisão exclusiva de portáteis, que salvou ela durante a época do Gamecube e Game Boy Advance. Como não temos NENHUMA informação por parte da empresa, fica difícil afirmar algo, então vamos ficar com o catiorro da internet.