Procurar pelo seu gibi favorito da Panini nas bancas pode ser uma verdadeira caça ao tesouro. Ontem, após ler o excelente review de Novos Titãs #6 feito por nosso estimado Ultrablog, senti uma enorme curiosidade em ler o gibi. E aí começou minha aventura.
Moro em Copacabana. Minha namorada mora a algumas quadras de mim. De minha casa até a casa dela, passo por três bancas. Fui em uma. Tinha gibi do Homem-Aranha, Marvel Millenium, Batman… Mas nada de Novos Titãs. Segunda banca. Tinha a Wizard, Superman, Homem-Aranha, Marvel Millenium, Hulk… mas nada de Novos Titãs. Ok. Terceira banca. Nem gibi da Panini tinha. Só tinha Chico Bento, Pato Donald… esse até desistiu de vender gibi de herói.
Encontrei minha namorada e resolvemos caminhar na praia. No caminho para a praia, mais uma banca de jornais, perto da Avenida Atlântica. Tinha bastante gibi da Panini: Wolverine, Superman, Marvel Max, Marvel Milllenium, Homem-Aranha, Hulk, Batman… mas nada de Novos Titãs. Curioso, perguntei ao jornaleiro se o gibi tinha esgotado, e ele respondeu que sequer o tinha recebido.
Mas sou brasileiro e não desisto nunca. Lá fui eu e minha namorada para Ipanema. Passamos por três bancas na Visconde de Pirajá. Mesma situação: uma tinha gibis de um personagem X da Panini, a outra não tinha de X mas tinha de Y, mas nenhuma das três tinha o gibi de Novos Titãs.
De repente, nos vimos caminhando tanto que chegamos à Point HQ de Ipanema, o que natualmente TINHA o gibi aos montes. E ainda levei, de quebra, o Marvel Apresenta de Wolverine e Justiceiro, o qual posterei o review muito em breve. Mas até achar o gibi que queria, passei por mais duas bancas, totalizando NOVE bancas de jornais e lamentavelmente não achei o gibi que queria em nenhuma delas, e sim em uma loja.
E não é a primeira vez que isso acontece. Tem uma banca ao lado de meu trabalho, por exemplo, que de vez em quando deixa de receber determinado gibi. Às vezes o jornaleiro tem a revista, mas no mês seguinte não a recebe. Hulk e Demolidor, por exemplo, são dois títulos que são lançados no mesmo dia, mas há bancas que recebem somente o Hulk, outras que recebem somente o Demolidor, algumas nenhum dos dois e umas raras recebem os dois. Para achar o gibi Batman #24, passei por quatro bancas até achá-lo.
Nunca foi tão difícil achar um gibi que eu queira nas bancas. Se vocês moram ao lado de uma loja de gibis ou de uma banca que recebe de tudo, sintam-se afortunados, pois isso é privilégio de poucos. Agora, de quem é a culpa dessa péssima distribuição? Das distribuidoras? Dos jornaleiros? Dos dois? De nenhum?
Porque era tão fácil achar todos os títulos na banca na época em que a Abril os publicava e agora é tão difícil?
Tá brabo… fica aqui meu protesto pela dificuldade que temos em encontrar os gibis hoje em dia…