É, galera. Não tá fáciU pra ninguém.
A Dish Network anunciou ontem que todas as lojas da Blockbuster, maior locadora de vídeos do mundo, vai fechar as portas de todas as lojas físicas até o início do ano que vem – e o serviço de filmes por correio fecha ainda em dezembro.
A Blockbuster já tinha fechado milhares e milhares de unidades pelos EUA, mas ainda mantinha por volta de 300 lojas na ativa. Joseph P. Clayton, CEO da Blockbuster, falou ao IGN:
Não é uma decisão fácil, mas ao mesmo tempo o consumidor está se mudando para a distribuição digital de vídeo. Vamos fechar nossa distribuição local, mas continuamos vendo valor na marca Blockbuster, e vamos apostar nisso para expandir as nossas ofertas digitais.
Bom, eu podia estar dando minha risada maligna, pois estou agora mesmo lembrando daquele agosto de 2000, na Blockbuster ali perto do Shopping Tijuca, quando amaldiçoei a franquia pelos 15 reais cobrados pelo atraso da entrega do VHS do Matrix, sendo que eu tinha entregue à tempo na Quick Drop.
Mas é o fim de uma era. Hoje temos gerações que não sabem o que era a loucura de conseguir alugar uma fita VHS no lançamento de um filme. Enquanto em locadoras normais encontrávamos umas 5 cópias no máximo, nas Blockbusters tínhamos umas 20 ou 30. E as chances de alugar aquele lançamento desejado eram muito maiores.
Enfim, mas é isso aí. Subestime a internet e o novo padrão de compra dos consumidores e assine a sua própria morte.