Nosso amigo Sidney Gusman finalmente anunciou o nome do álbum que vai juntar 150 autores do Brasil e do mundo em uma grande homenagem à “dentucinha”. O álbum, claro, se chamará Mônica(s).
De acordo com o Sidão, o álbum terá arte de quadrinhistas, ilustradores e grafiteiros do Brasil e do mundo! Quer saber quem são os convidados internacionais? Olha só: Will Eisner, Mort Walker (o criador do Recruta Zero), o argentino Eduardo Risso (de 100 Balas, da Vertigo) e Milo Manara. Resta saber se esses são os únicos ou se teremos mais visões gringas da personagem.
A capa do álbum será do mestre Jose Luiz Benicio, o que por si só já vale a compra do álbum.
Entre os autores brasileiros anunciados, temos Gustavo Duarte, autor de Chico Bento: Pavor Espaciar, Mike Deodato, os irmãos Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi, de Turma da Mônica: Laços, Danilo Beyruth, da Graphic MSP Astronauta: Magnetar, Paulo Crumbim e a Cristina Eiko, da premiada Quadrinhos A2, Renato Guedes, Shiko, da Graphic MSP do Piteco e Paulo Visgueiro.
O lançamento do álbum está previsto para novembro, pela Panini.
Outro dia estava me questionando sobre os ícones da cultura pop brasileira. Quantos personagens criados aqui podem ser considerados ícones? A resposta para mim é óbvia: apenas uma, a Mônica. Por isso, nada mais justo que a MSP lance mais um livro em homenagem à baixinha. E que muito mais seja feito!