Caçarola! Por essa eu não esperava!
Lembra quando eu falei por aqui no MDM que a Warner iria lançar uma animação da Piada Mortal? Que eu, como todo nerd chato, reclamei que provavelmente essa animação seria bem rasa, como todas as outras que eles tentaram fazer?
Pois bem, agora há uma luz no fim do túnel.
A Warner falou que a animação recebeu um R Rating e será, assim, a primeira animação para adultos da DC.
Caras, não vemos MUITO de violência física em A Piada Mortal. Ela é toda em cima da tensão psicológica e da humanização do Coringa, enquanto ele faz atrocidades absurdas durante todo o gibi.
Ler A Piada Mortal é entrar em uma montanha-russa de emoções (que clichê!). Cara, o Alan Moore vai te guiando por toda a história e te manipulando o tempo todo.
Ele te faz ficar com pena do Coringa… Ele te faz ficar no lugar do Coringa ao ver como a vida dele era difícil…
Você vai começando a ver o Coringa apenas como vítima, mesmo quando ele ganha a sua “loucura” após ver sua esposa e filha assassinadas e ao ser forçado pelo Batman a pular no rio contaminado…
E aí, quando você está começando a ficar com pena do cara, ele faz ISSO:
E isso:
E isso:
E depois, ainda faz isso:
E aí, quando você vê o encontro do Batman com a Batmoça no hospital… Quando ela abraça o Batman e segura a capa dele aos prantos, desesperada, você só quer que o Batman encontre o COringa e mande ele pro colo do capeta de uma vez por todas!!!!
E quando o Batman finalmente alcança o COringa – e quando você já virou quase todas as páginas do gibi com sede de vingança, querendo que o COringa seja morto de uma vez por todas – o Comissário Gordon faz um puta discurso sobre como ele e o Batman precisam se manter na linha, seguir dentro do sistema para que eles não caiam ao nível do Palhaço:
E aí, quando você vê o Batman chegando cada vez mais perto do Coringa, e quando você vai começando a ter esperanças que, no meio dessa loucura, o Batman vai conseguir triunfar…
…você entra em desespero ao ver que o Morcego é tão maluco quanto o próprio Coringa!!!!
Caras, essa definitivamente é uma das melhores HQs de super-heróis que eu já li. Entra no Top 3 fácil.
Espero que, sendo um filme R-Rated, os responsáveis por essa anima,ão consigam traduzir todo o trabalho fantástico do Alan Moore e, principalmente, traduzir a ambientação sinistra dos traços fantásticos do Brian Bolland.
Agora, se não acertarem com essa animação, cancela todo o resto e volta com o melhor desenho animado da Warner de todos os tempos: Batman, os Bravos e Destemidos:
Esse desenho era genial!