Quase toda HQ do José Aguiar ganha uma resenha no MdM, e com a coletânea Nada Com Coisa Alguma não poderia ser diferente, por isso escolhi ela pra minha tentativa de voltar a resenhar coisas aqui, 2 anos depois do meu último A Gente Lemos.
Você vai dizer que isso é cheguice, mas o fato é que a diversidade de títulos que o Zé produz são sempre uma ótima pedida pra sair da mesmice que nós, leitores “velhacos” de HQs, volta e meia reclamamos.
Nada Com Coisa Alguma, livro financiado via Catarse, reúne uma série de tiras que brincam com a linguagem e o formato dessa mídia, sem se prender a nenhum tema. Isso faz com que tiradas sobre o cotidiano, ora exageradas, ora bem próximas do que vivemos dia a dia, ou sobre referências pop, ou outras reflexivas, se misturem de forma a tornar a leitura fluida e inusitada a cada página.
Fica mais interessante ainda porque para essa versão impressa o autor rediagramou muitas tiras, aproveitando o formato quadrado do livro para usar o espaço “que sobra” de forma a produzir uma experiência bem diferente de leitura que das tiras tradicionais. Isso gera alguns ótimos efeitos e sobressai as experimentações que essa série já possuía originalmente. (Obs.: As tiras que estou usando como exemplos aqui não estão nas versões rediagramadas como no livro.)
Se cabe algum senão é justamente no tema mais recorrente nas tiras: a busca pelas ideias para elas. Embora adequado e interessante para tiras experimentais, as sobre o processo de ter ideias e criá-las acabam aparecendo em uma quantidade um pouco maior do que eu gostaria e sendo menos atrativas que as outras devido à repetição.
A edição é, como em todos os trabalhos do Zé, muito caprichada e o livro é uma ótima mostra, para quem normalmente não lê quadrinhos, das possibilidades e profundidade que eles podem ter. Em tempos que se fala muito sobre como usar os quadrinhos digitais para inovar, Nada Com Coisa Alguma prova que é interessante explorar os quadrinhos “convencionais” com mais ousadia, ainda no formato impresso.
Nada com Coisa Alguma
Autor: José Aguiar
Formato 21 x 21 cm
Capa Cartão Supremo com Verniz Texturizado
Lombada Quadrada, Papel Couchê 150 gr
132 Páginas, Colorido
A venda, atualmente com frete grátis, na Loja Quadrinhofilia
Preço: R$ 50,00
——————————————————————-
E agora, A PROMOCHA!!
Se você conhece as promochas do MdM e quer ganhar Nada Com Coisa Alguma, já sabe que está no lugar certo, bwahahaha
– “Porra, Triplo! Que sacanagem! Nem vou participar mesmo, o MdM nunca entrega os prêmios das promochas!”
1 – Mentira porque eu já fiz uma promocha aqui da HQ Vigor Mortis e o prêmio foi entregue, então tenho 100% de aproveitamento nisso ai. “Chola mais” sobre promoções passadas, enviem para melhoresdomundo.net@gmail.com.
2 – Como aqui é o MdM, claro que nem tudo são flores: eu recebi duas cópias autografadas do livro por engano, é uma dessas cópias que o vencedor vai ganhar. Então, a não ser que você se chame Julio, vai receber um livro autografado em nome de outra pessoa, bwahahahahaha
3 – Se ainda assim você acha que ninguém vai receber o prêmio, tanto faz, seu “trabalho” na promocha vai ser o mesmo que vocês já fazem nos posts do Papo de Herói sem ganhar nada por isso.
Isso porque vamos dar o exemplar do livro para quem melhor (na nossa subjetiva opinião de merda) criar falas para a tirinha abaixo, no estilo do nosso Papo de Herói.
Então escreva ai nos comentários as falas dessa tirinha e e boa sorte. O resultado sai sexta feira, dia 12/06, em uma atualização aqui nesse post mesmo.
——————– RESULTADO ——————–
Foi um árdua tarefa escolher algo que preste mas nossa junta tudo e joga fora porque tá tudo uma merda finalmente declarou um vencedor.
“Catena Sensível Demais”, mande um e-mail para melhoresdomundo.net@gmail.com com o título Vencedor Nada Com Coisa Alguma, usando o mesmo endereço de email que você usa nesse perfil do Disqus para providenciarmos a entrega do livro, parabéns.