A Gente LemosHQ NacionalQuadrinhos

Nós lê: Chico Bento Moço

Depois do sucesso da Turma da Mônica Jovem, Maurício de Sousa resolve investir no crescimento (hummmm) do meu personagem preferido: o matuto Chico Bento.

A história é simples, pois é uma revista de introdução: Chico (18 anos), Rosinha (17 – isso é chave de cadeia – e parece a Paula Fernandes), Zé da Roça (18) e Hiro (18) esperam o resultado do vestibular enquanto preparam a sua saída da Vila Abobrinha, para abrirem suas asas e explorar o mundão longe da roça. Durante as 100 páginas, Chico, com sua sabedoria matuta, vai preparando o terreno para se despedir dos pais (e principalmente pra preparar o pai do Chico, pois vai ficar sozinho na colheita), da Vó Dita, da boazuda da Dona Marocas (que agora é diretora da escola) e até do Nhô Lau.

Diferente do gibi da Turma da Mônica, onde eles vão pro espaço e se envolvem com anjos, Chico Bento Moço vai seguir o tom das histórias originais e vai ser muito pé no chão. As preocupações do Chico são coisas do tipo: com quem ele vai dividir o dormitório na república perto da faculdade (ele acaba dividindo com o primo dele, aquele mesmo da cidade grande), em como vai levar o namoro com a Rosinha à distância e em como vai encarar a cidade grande.

Bom, eu pessoalmente gosto mais desses tons reais do Chico que os fantasiosos da Turma da Mônica. Foi por isso que sempre gostei mais do Chico Bento que dos outros personagens do Mauricio. O Chico Moço já não tem aquela inocência que conquistou até o Paul McCartney no gibi…

…mas ele continua pregando a simplicidade no relacionamento com os outros. O gibi rende cenas muito bonitas, como a conversa do Chico com a professora Marocas. Chico deu muito trabalho na infância…

…Mas que, como todo professor sabe, insistir ainda vale a pena:

Enfim, o gibi do Chico Bento rende bons momentos. Foi melhor que os poucos gibis da Turma da Mônica Jovem que li até hoje. Não é um gibi para você. É um gibi perfeito para um adolescente de 14/15 anos.

Nota 9

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo