Home / Marvel / Você se lembra do Nãomeesqueça?

Você se lembra do Nãomeesqueça?

500px-ForgetMeNot_(Earth-616)_from_X-Men_Legacy_Vol_1_300_001

Mais cedo o Hell postou um vídeo do IGN elencando todos os mutantes que fizeram parte dos X-Men desde os anos 60 até 2015. No final da lista, há o mutante chamado “Forgetmenot”, algo como “Nãomeesqueça”.

Da lista de todos os mutantes, esse era o único que eu realmente não sabia quem era… Fui atrás dele e vi que o Nãomeesqueça apareceu na edição #300 de X-Men Legacy.

O Nãomeesqueça é um mutante cujo poder é… ser facilmente esquecido pelas pessoas, máquinas ou qualquer outra coisa ou criatura que consiga reter lembranças na memória. Ou seja, o poder mutante dele é “não ser lembrado por ninguém”. No minuto que sesu olhos desviam dele, você já esqueceu que ele existia ou sequer que teve uma conversa com ele.

O Nãomeesqueça é um retcon – ele sempre esteve com os X-Men, só que ninguém lembra dele. E ele é também uma espécie de deus ex-machina – todas as edições e histórias onde os X-Men vencem por alguma razão externa ou inexplicável, foi obra do Nãomeesqueça. Ele sempre estava por ali.

Na única história que ele aparece, uma menina humana normal acaba sendo presa, sexta à noite, no sistema de defesa xiar da escola do Wolverine. Esse sistema funciona psiquicamente – quanto mais a pessoa pensa em sair, mais o sistema a devora, até não sobrar nada dela!

O Nãomeesqueça está andando pela escola quando vê a situação acontecendo. Ele vai ajudar a menina e descobre que ela tem o rosto deformado. Ela conta sua história: no colégio, um estudante astro do time de futebol americano tenta estuprá-la e, como ela disse não, ele de vingança acaba deformando a cara dela com algum composto químico. A menina fica deformada e, por ele ser um astro do futebol colegial, há uma petição para tirá-lo da cadeia. A menina, indignada e se sentindo rejeitada por todos por causa de sua aparência, quer entrar para os X-Men, mesmo não sendo mutante, para não ser mais “o centro das atenções”.

1gsk1n

21ekry

3jcjba

Enquanto o Nãomeesqueça só quer ser notado, a garota quer ser ignorada por todos. E aí o mutante começa a contar sua história, para deixar a garota calma para que o sistema de defesa não a devore mais.

Ele conta que sempre esteve ali com os X-Men, mas que sempre era esquecido por todos, até a vez que conheceu o Professor Xavier. Charles colocou um gatilho psíquico em sua mente para lembrá-lo do Nãomeesqueça a cada hora do dia. Assim, pelo menos, o Nãomeesqueça tinha alguém que pelo menos reparava nele… Até o dia que o Ciclope matou o Professor Xavier!

46aj80

5zykmd

635j61

Eis que, em suas pesquisas nos computadores da mansão X, o Nãomeesqueça encontra o mutante Arma Ômega, que consegue retirar todos os poderes mutantes de alguém para sempre – com um risco de morte envolvido, é claro.

7bkjlx

Quando ele convence o Arma ômega a fazer isso, o Mímico, mutante que estava com o Arma Ômega, resolve fazer uma ressalva para o Nãomeesqueça.

Espera. Tem mais uma coisa para você considerar. Se fizermos isso, a coisa que o faz especial vai sumir. VOcê vai ser só uma pessoa normal.

Sem habilidades especiais.
Sem história pessoal ou profissional.
Sem amigos ou família.
Sem laços com nada e com ninguém.

Vá por mim. Se você se sente sozinho agora, espere até as pessoas poderem notar você… e nem ligarem pra isso.

E o Arma Ômega completa:

Ele está certo. O que te faz diferente pode lhe causar dor. Mas isso ainda lhe dá poder para ajudar os outros… para fazer a diferença. VOcê deveria pelo menos pensar nisso por um minuto.

8e5j19

9rzjfg

10gnjvt

E o Nãomeesqueça decide continuar com o seu poder.

Depois da história, voltamos para a cena atual, com a menina ainda presa na armadilha psíquica. COm um pouco de esforço, o Nãomeesqueça consegue trocar de lugar com a garota. E aí ele dá uima lição incrível para ela:

Olha, você já parou de querer entrar na mansão e ser uma X-Man. Tanto que a armadilha parou de devorá-la. VOcê está pronta, e é isso que importa.

Pronta para ser você, e não dar a mínima para quem olha ou não olha para você.

A maneira que o mundo olha você não é tão importante como a maneira como você se vê… e as coisas que você faz para melhorá-lo.

Esforço grande ou pequeno, garota, só adiciona. O valor de um legado é muito mais importante que a pessoa que o cria.

Você é linda Vá fazer algo incrível.

11bmjtq

12shjjp

BOm, eu resumi muito a história. Ela é bem mais legal completa em suas 30 páginas.

Acredito que a Panini não vá lançá-la aqui no Brasil, pois seu período cronológico se passa antes do que está acontecendo por aqui (ela se passa antes dos X-Mens originais irem para o tempo presente). Mas mesmo assim aconselho vocês a procurarem por aí, pois a história realmente é muito bacana – o roteirista é o Mike Carey (Hellblazer).

Fica a dica!

Sobre Change

"Sabe outra coisa impossível? Um gorila montado no capitão América. Não sei pq achei essa imagem na internet, mas é sensacional"

Além disso, verifique

[A gente lemos COM SPOILEREZES] Júlia, aventuras de uma criminóloga, 1 a 3 (reedição em formato italiano)

2019 foi um ano e tanto para a relação Brasil-Itália, e não tô falando dos …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.