Home / Cinema / Top 5,5 desculpinhas safadas para tentar defender Batman v Superman

Top 5,5 desculpinhas safadas para tentar defender Batman v Superman

VÔ FALAR MAL MERMO PORQUE É ENGRAÇADO!

É o seguinte, galera. VOU ME DEFENDER DO ESPORRO DO CHEFE. Como eu disse na minha crítica, Batman v Superman não é uma bosta completa, e sim um filme cheio de problemas, mas dá pra assistir de boa. Ou pelo menos em teoria, não assisti de novo. De qualquer forma, temos uma cruzada entre quem gostou e não gostou, e já que os que gostaram tiveram seu Top 5,5 mais cedo…

NADA MAIS DEMOCRÁTICO QUE FAZER UM TOP 5,5 CONTRÁRIO. Até porque é muito mais divertido ficar provocando quem se ofende facilmente.

Com isso, vamos às piores desculpas de quem tenta justificar os erros do filme.

5 – Rotten Tomatoes é comprado

rtlogo

PÉÉ. Não tem como comprar o Rotten Tomatoes, porque o Rotten Tomatoes não tem opinião formada. O Rotten Tomatoes é apenas um agregador de críticas, assim como o Metacritic e tantos outros. Ele funciona pegando notas de diversas críticas de sites confiáveis (você não vê o MdM lá, por exemplo) e fazendo uma média. Ou seja, se a nota no Rotten Tomatoes é ruim, é porque a média de críticas foi desfavorável.

Existem pequenas parcialidades do site, mas isso se refere à interpretações de uma crítica não-numérica e o tratamento dado aos “Top Critics”, como o falecido Roger Ebert. Esses críticos são identificados em uma lista própria que calcula os reviews deles separadamente, assim como a listagem de opiniões.

BvS atualmente tem 28% de qualidade segundo os críticos, e a maioria dos Top Critics também não gostou dele. Então não, o Rotten Tomatoes não é comprado. Ele depende totalmente de críticas externas, sim, mas no caso de um lançamento grande como BvS, não há como haver discrepância do percentual dado com as notas gerais. Você pode discutir a relevância dele, mas não sua honestidade.

4 – Não é filme da Marvel, por isso não gostaram

Captain_America_Civil_War_109207

Falso. Sim, podemos ver uma certa acomodação do público em relação aos filmes da Marvel, que dominaram a quantidade de lançamentos dos filmes de herói nos últimos anos, mas dizer que há rejeição à ideia de qualquer coisa diferente do padrão Marvel-Disney é pular muito corguinho.

Primeiro, nem todo filme da Marvel é aceito como um bom filme. O primeiro do Capitão, os dois Thoreses e o terceiro Homem de Ferro (que eu gosto, eu gosto) são considerados ruins pelo grande público. A questão é que não houve muita expectativa para essas obras, até porque são personagens com muito menos peso que a Trindade da DC. E, foi mal, pode parecer injusto, mas a expectativa de um filme afeta muito em como ele é recepcionado. Especialmente quando as diversas entrevistas pré-lançamento ficam tratando ele como algo diferente. Esperava-se muito mais de BvS do que os filmes citados, e talvez por isso haja a discrepância no tratamento de obras com qualidade similar.

E outro ponto: A qualidade sempre vai falar mais alto. Por mais que eu não tenha gostado tanto de Deadpool, eu consigo enxergar o motivo das pessoas o aplaudirem. Há qualidade ali, fato. Agora, imaginar uma birra prévia com Batman, Superman e Mulher-Maravilha para ignorar qualquer ponto positivo do filme é querer fazer vista grossa com os erros do mesmo, considerando eles apenas perseguição.

3 – Snyder é incompreendido

HEUHEUHEUHEUEHUEHUEHUEHUEH ok tem gente realmente falando sério aqui.

Velho, não tem como dizer que o Snyder é incompreendido porque ele não tem profundidade para tanto. Não existem camadas para serem incompreendidas porque é um filme simples. E nem estou falando por mal. Praticamente todos os filmes da Marvel também são simples, não tem muito o que não entender.

Não há muito o que escrever aqui. Nós sabemos que o Snyder funciona muito bem visualmente. E sabemos que ele falha em entender os personagens e sair um pouco da mentalidade dele de querer ser ousado, visionário e TENTAR MELHORAR tudo que encontra. Ele é previsível. Agora, incompreendido? É forçar a barra.

2 – MAS A BILHETERIA TÁ ALTA

Make-money-tumblr

Sabe quem também tinha bilheteria alta? HITL– desculpa.

Enfim. É uma questão meio complicada. Eu simplesmente não entendo uma das bilheterias mais altas da história do cinema, que é Jurassic World. Tem muita coisa boa que vai mal (Pacific Rim), muita coisa boa que vai bem (Toy Story 3), muita coisa ruim que vai bem (Minions) e muita coisa mal que vai mal (Cavaleiro Solitário). É bem difícil analisar isso do alto, especialmente porque só temos os números do primeiro fim de semana até agora, mas fica a pergunta:

Você quer um filme bom ou filme que faz dinheiro?

1 – O filme não é para críticos, e sim para fãs

ebert_obit_add_P5

Esse é o que pega, especialmente porque assumem que críticos não podem ser fãs.

Grande parte das pessoas que usam esse argumento falam que o filme é feito para quem leu os quadrinhos, e quem não gostou é porque não gosta dos personagens. Bem, eu me amarro no Superman. Ele é meu segundo herói favorito, um símbolo de esperança e de que você sempre deve fazer o certo, independente da situação que esteja. Enquanto o Homem-Aranha tenta agir corretamente no meio de tantos problemas, o Super age certo mesmo sendo mais forte do que todos.

E é por isso que não consigo aceitar o Super do Snyder. Para mim ele não é uma interpretação, é uma tentativa triste de tentar MELHORAR o Superman para as novas gerações, que o acham chato e bobão por fazer o certo. O personagem não é sobre isso, não é sobre se modernizar. É sobre continuar defendendo o que é certo, respeitando o direito de todos e se preocupando com cada pessoa que puder ajudar.

Então, quando as pessoas dizem que o filme é para fãs, eu juro que não entendo. Um fã não deveria ficar feliz apenas com a aparição de seu personagem favorito no cinema. Ele deveria ficar feliz com o personagem sendo adaptado da maneira correta, cobrando que a melhor versão seja aproveitada, que ele simbolize o que os tantos anos de quadrinhos construíram.

Ser fã não é aceitar qualquer coisa embalada com um S vermelho que jogam no seu colo. Não é aceitar um filme cheio de problemas apenas porque ele tem a Trindade. Isso empolga? Porra, claro que empolga. Mas referenciar por referenciar, sem sequer entender o que faz dos personagens tão especiais e tão marcantes, não funciona para fãs na minha cabeça. São justamente eles que deveriam ficar mais putos com um trabalho mediano sobre heróis tão impactantes.

0,5 – ESTRAGARAM O FILME COM OS IXPOILERS

CdmnBVFVIAA-1Dj

Bem… FOI MAL AÍ.

Sobre Lojinha

Apenas um evangelizador de One Punch-Man, Gintama, Undertale, Community e Cave Story.

Além disso, verifique

O que diabos tá rolando com os filmes mutantes na FOX?

Achou que não ia ter post essa semana? Achou erra–Nah, vou poupar vocês da piada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários