Home / DC / Superman, o IMIGRANTE de aço

Superman, o IMIGRANTE de aço

Aí. nerdaiada desgraçada… Se vocês achavam que o novo poder do Superman seria a grande novidade pro personagem em 2015, se enaganaram-se-se! A DC liberou um preview da edição #41 de Superman e lá temos indícios de que algo realmente “jamais visto antes na história desse país personagem” vai acontecer…

suapermanidentidade

A épica história ‘Truth’ continua com a nova equipe criativa composta por Gene Luen Yang, John Romita Jr. e Klaus Janson! O que vai acontecer quando o GRANDE SEGREDO for revelado?

Pois é, ao que tudo indica o novo roteirista do Superman, Gene Luen Yang, já vai começar com o pé na porta, revelando a identidade secreta do personagem… O CBR ainda trouxe algumas declarações de Yang ao Hero Complex sobre o que ele pretende abordar nas novas histórias do Superman, confira:

Superman passou por tanta coisa ao longo dessas oito décadas de existência… Ele passou por diferentes eras onde diferentes aspectos de quem ele é sempre se destacou… Acho que no núcleo dele sempre foi a ideia da experiência de ser imigrante. Seus criadores foram dois imigrantes judeus e incorporaram em sua história de origem e a ideia de mescla entre as culturas, tentando tomar duas metades de si mesmo e criar algo que é um todo unificado. Eu acho que é isso que vai acontecer agora, é como nós construímos nossa narrativa, esse aspecto de mostrá-lo como um imigrante vai sair naturalmente.

Vale lembrar que Yang ganhou diversos prêmios com suas Graphic Novels American Born Chinese, onde aborda justamente esse caráter racial e cultural, falando sobre preconceitos, estereótipos e as dificuldades de adaptação de pessoas de outras culturas de se integrarem numa nova.

american-chinese

O que eu acho? Caras, parece uma ideia interessante essa… Apesar de que se pensarmos de modo prático, o Superman nunca teve muito essa identidade “imigrante” exacerbada justamente porque ele foi criado como um americano, por uma família tradicional do meio-oeste dos EUA… só tendo contato com sua cultura nativa depois de já estar devidamente “americanizado”.

Mas a abordagem é interessante, principalmente se mostrar a fobia com relação a essas culturas diferentes e que possam ser vistas como potenciais “inimigos”… É um tema atual e que geralmente é ou evitado ou explorado de modo muito simplista pela indústria do entretenimento… Vamos ver se Yang terá liberdade pra meter o dedo na ferida dos nossos preconceitos.

Sobre Hell

O Hell, este que vos fala.

Além disso, verifique

Podcast MdM #559: Tentando lembrar das HQs BOAS dos anos 90! Eita porra!

No podcast de hoje os MdMs Hell, Caruso e Daniel HDR chamam a galera da …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.