Home / Cinema / Snyder realmente FEZ MELHOR em BvS? (SPOILERS CARAI!!!)

Snyder realmente FEZ MELHOR em BvS? (SPOILERS CARAI!!!)

bvsuc

Bem, como vocês já devem estar sabendo, a Warner lançou um “Ultimate cut” de Batman v Superman: A Origem da Justiça com cerca de meia hora a mais de filme. É claro que eu não vi – e nem pretendo – mas o Comic Book Movie fez fez um post sobre essa versão, falando especialmente sobre as coisas que foram tiradas do filme e que realmente dão muito mais sentido para a história. Vocês podem ler o post em detalhes lá no CBM (se souberem inglês, claro), mas entre as coisas mais relevantes que foram relevadas nessas cenas a mais estão respostas para perguntas que qualquer espectador que não era um fanboy cego do Snyder se fez quando viu o filme:

– Por que diabos todo mundo pensa que o Superman foi responsável pelas mortes na África se todos foram fuzilados?
As cenas extras mostram que o capanga do Luthor queimou os corpos para fazer parecer que o Super tinha vaporizado todos com a visão de calor. A mulher que aparece na televisão (que dá pra ver no trailer do Ultimate cut) era uma atriz contratada pelo Luthor para levar a história adiante. Ela inclusive acaba sendo morta pelos capangas do vilão quando muda de ideia e resolve contar tudo pra senadora.

– Por que a Lois Lane não faz porra nenhuma no filme?
Na verdade, ela fazia. Era para BvS ter todo um subplot da Lois indo atrás de rastrear de onde vinha a bala que ela tinha encontrado (e que na versão do cinema, só vemos o resultado final de suas descobertas). Inclusive a personagem de Jena Malone faz parte desse subplot: ela interpreta uma cientista forense do Star Labs que ajuda Lois com as informações. Mas, diferente do especulado, aparentemente não era nenhuma personagem relevante dos quadrinhos.

– Qual é a do cara da cadeira de rodas e da audiência no Senado?
No Ultimate cut, vemos que o ex-funcionário das empresas Wayne não estava de conchavo com Luthor e não sabia da bomba; Tudo foi armado para que ele parecesse culpado – Lois fica sabendo disso quando resolve investigar a casa do cadeirante. Além disso, a bomba estava escondida em chumbo, por isso o Superman não a detectou.
Aliás, a audiência no Senado era na verdade uma forma da senadora expor os planos do Luthor. Agora aquela ideia boba do pote de mijo faz mais sentido, pois seria o momento em que a senadora percebe que Luthor foi mais rápido que ela.

– Porque o Superman não é mais…Superman?
A cena da explosão também mostra mais do Superman sendo Superman, coisa que falta (e muito) em BvS. Nessas cenas novas vemos o herói salvando as pessoas pós explosão. Há também retorno de personagens de Man of Steel (mais precisamente, Lana e Pete) no funeral de Clark – que é revelado que foi pago pelo Bruce.
Não só Superman, mas Clark também brilha mais no corintia na versão estendida. As cenas extras mostram muito mais das investigações de Clark Kent sobre o Batman, mostrando o lado de jornalista do personagem (coisa que basicamente não vimos na versão pro cinema).

Tem mais algumas coisas no post original, mas acho que estas são as mais relevantes. Realmente, parece que o Ultimate cut melhora significativamente o filme, mesmo que ainda tenha seus problemas (uma cadeira de rodas feita de chumbo impede a visão de raios-x, ok, mas impede também a superaudição? Aliás, quando foi estabelecido nesse universo que ele não enxerga através de chumbo?)

O maior problema, pra mim, é que um filme só faça sentido numa versão alternativa. Sim, alternativa, porque não importa que essa era a versão que o Snyder “queria”. Foda-se o que o Snyder queria. Se não saiu na versão do cinema, não tá valendo. A versão oficial é sempre a que saiu no cinema. Qualquer coisa além disso é “outra versão”. Me incomoda que, primeiro, Snyder (e muitos fanboys do diretor) achem normal fazer um filme de 3 horas SABENDO que o estúdio vai cortar boa parte, e entregar uma versão final que não faz sentido. E segundo, me incomoda que um filme com uma história que não era ruim (o plot básico é na verdade muito bom) tenha sido desperdiçado, uma vez que só fãs vão comprar a versão estendida. A grande maioria dos espectadores vão ter como referência apenas a versão oficial, ou seja, a do cinema.

De qualquer maneira, taí, parece que realmente a versão estendida melhora o filme. Se isso é suficiente para você comprar – ou baixar – essa versão, bem, o dinheiro e o tempo são seus.

 

P.S.: Se quiserem ouvir sobre o Superman que vale, vão lá no Chat Supremo que participei de um (na verdade dois, porque é em duas partes) podcast sobre o personagem.

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 36 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Como adaptar Superman para o cinema

Li sobre um filme do Superman que o Matthew Vaughn queria fazer e fiquei pensando …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.