Home / Quadrinhos / Que tal fazer um curso de nível universitário sobre QUADRINHOS?

Que tal fazer um curso de nível universitário sobre QUADRINHOS?

Coursera-Logo-cropped1

Momento utilidade pública: Para quem não conhece, existe um site chamado Coursera, que oferece cursos universitários online grátis, oriundos de universidades renomadas do mundo todo. O site tem uma caralhada de cursos, cobrindo tudo quanto é área, desde temas avançados de ciência da computação, física, matemática e até essas besteiras das ciências humanas (ratinho-o-o). Pois bem, olhando a lista de próximos curso eis que me deparo com algo curioso: Um curso sobre quadrinhos!

O curso, oferecido pela Universidade do Colorado, é chamado Comic Books and Graphic Novels e vai dar um enfoque em questões artísticas e sociais presentes nos quadrinhos. Como a maior parte dos cursos no Coursera, ele será constituido tanto de video-aulas quanto de tarefas (que só são realmente necessárias para quem pretende ter um certificado de conclusão). A maior parte dos cursos do Coursera são em inglês, mas possuem legendas (também em inglês), inclusive este de quadrinhos.

Afinal, quadrinhos são arte?
Afinal, quadrinhos são arte?

O curso leva 7 semanas para ser concluído, com cada semana tem 3 aulas que juntas devem levar coisa de 1-2 horas (se for como os outros cursos que eu já fiz). No total, se você for fazer as tarefas (que são corrigidas de fato, aliás), você levaria no máximo 4 horas por semana. Se você fizer como eu e ver essas porras no celular quando tá cagando ou em momentos similares, é bem tranquilo.

De forma crua, o curso pode ser dividido em duas partes: A primeira visitando o histórico das HQs Estadunidenses, consistindo de:

  • Semana 1: Introdução
  • Semana 2: Era de Ouro
  • Semana 3: Comics Code Authority, Era de Prata e os quadrinhos Underground

Depois disso o curso passa a se focar em obras específicas:

  • Semana 4: Maus e Fun Home
  • Semana 5: Cavaleiro das Trevas, Planetary e fantasia nos quadrinhos (Neil Gaiman, Bill Willingham, Brian K. Vaughn e Fiona Stables)
  • Semana 6: Watchmen, Palestina e Supremos v1 e v2
  • Semana 7: Building Stories e considerações finais

PS: Cada quadrinho terá uma aula específica para ele, não vão misturar Watchmen e Palestina na mesma aula.

watchmen-

O curso, que é gratuÍto, começa dia 22 de setembro, e quem quiser um certificado (para mostrar na faculdade e quem sabe servir como atividade complementar)  deve desembolsar mais 50 doletas. Os cursos do Coursera são disponíveis tanto no PC quanto em dispositivos Android (sei lá se em iOS também).

E então, que acham de agora virar os senhores acadêmicos fodões dos quadrinhos?

Sobre Maximus

Um carinha do barulho que vai arrumar altas confusões nesse site que é um estouro.

Além disso, verifique

[A gente lemos COM SPOILEREZES] Júlia, aventuras de uma criminóloga, 1 a 3 (reedição em formato italiano)

2019 foi um ano e tanto para a relação Brasil-Itália, e não tô falando dos …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.