Home / Cinema / Quanto BvS precisa fazer de bilheteria para se pagar?

Quanto BvS precisa fazer de bilheteria para se pagar?

bvslucro_dest

Muita coisa tem se falado sobre os bastidores de Batman v Superman. Algumas coisas boas, outras, nem tanto. Uma das principais especulações é quanto ao montante gasto pra fazer o filme.

Segundo a Variety, esse valor é BEM alto e necessitará de uma bilheteria alta para se pagar. Na matéria gringa, analistas comentam sobre que, se esse filme não for um hit, a Warner terá uma grande batata quente nas mãos, pois convenceu Wall Street que essa estratégia vai gerar muita grana e é vantagem para investidores. Mas, se esse filme (que possui os 3 super-heróis mais reconhecidos do planeta) não funcionar, significa que a Warner terá dificuldades de fazer uma plurifranquia funcionar, o que vai ser um problemão.

Na mesma matéria, a Variety menciona que Batman v Superman teve um custo de produção de 250 milhões mais um custo adicional de marketing mundial de 150 milhões. Como resultado disso, os cálculo dos caras é que o filme tem que arrecadar 800 milhões para se pagar, ou seja, perto do 1 bilhão.

Bem, se estes valores forem verdadeiros, isso denota uma verdadeira falta de planejamento (não criativo, mas logístico) da Warner, uma vez que, se um filme com 3 heróis custa tudo isso, imagina o filme da Liga? Já li rumores sobre que os dois filmes da LIga custarão 400 mi, ou seja, basicamente 200 mi cada filme (menos que BvS custou). A menos que esses 250 milhões de BvS incluam algum tipo de preparação para Liga da Justiça – parte 1 (como custo de pré-produção, por exemplo, já que vários dos personagens da equipe vão fazer cameos), esse gasto simplesmente não faz sentido.

Outro ponto que essa cifra levanta, e que tem a ver com Hollywood em geral, e não só com a Warner, é o aumento cada vez mais obsceno do investimento em filmes que talvez pudessem ser feitos com orçamento bem menor. Deadpool provou que muito do orçamento desses filmes blockbuster é inflacionado. Se Deadpool custou 58 milhões e conseguiu fazer o que fez, apenas o dobro disso já faz milagres. Para vocês terem uma ideia, antes da estreia de Deadpool notícias davam conta que a Fox queria para o Gambit um orçamento de 160 milhões (I). PARA O FILME DO GAMBIT. Um filme com todos os X-men custa mais ou menos isso (exceto Dias de Um Futuro Esquecido, que custou 200 milhões)

bvs4

Você pode pensar que esse problema de valores não te diz respeito, mas você não poderia estar mais enganado. Se esses valores continuarem aumentando, o impacto será direto: os filmes precisarão dar cada vez mais bilheteria (qualquer filme de 200 milh˜øes precisa chegar perto do 1bi para se pagar), e os estúdios vão arriscar cada vez menos. Já praticamente não arriscam com blockbusters. Na melhor das hipóteses, “sucatea-se” mais ainda a criatividade em Hollywood. Na pior, os cinemas colocam os preços dos ingressos nas alturas. Ninguém ganha nessa conta.

Com relação a BvS, é claro que não há muito motivo para preocupação. A pré-venda do filme está nas alturas e as análises preliminares indicam que o filme tranquilamente chega no 1 bilhão. Não é tanto uma questão de se BvS vai dar lucro ou não, e sim o que essa ostentação de orçamento progressiva significará para a Warner – e para a indústria como um todo – no futuro próximo.

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 36 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Como adaptar Superman para o cinema

Li sobre um filme do Superman que o Matthew Vaughn queria fazer e fiquei pensando …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.