Home / Eventos / Porto Alegre inaugura este fim de semana galeria de arte nerd

Porto Alegre inaugura este fim de semana galeria de arte nerd

gh1

Fala-se disso em todos os lugares: ser nerd está na moda. Não sei se “ser” é o que realmente está na moda, mas o fato é que a nerdice tem dirigido os rumos dos produtos de entretenimento de massa na última década, graças em grande parte ao aumento da popularidade e credibilidade dos filmes baseados em quadrinhos de super-herói (e possivelmente também à evolução e refinamento de mídias como games). Ou seja, como “produto” o valor nerd é indiscutível. Mas e quanto à arte?

Bão, essa é uma pergunta cuja resposta não cabe a mim. De qualquer maneira, Porto Alegre já dá um passo nesse sentido, tratando a cultura “pop” (na verdade, a cultura “nerd”) como obra de arte.

gh0

Pelo menos é essa a proposta da Galeria Hipotética, criada pelo editor da Panini/Mythos para o selo Vertigo no Brasil e nosso chégas, Fabiano Denardin, e pela jornalista Iriz Medeiros. A intenção da galeria é prestigiar trabalhos que muitas vezes passam batido pelas galerias tradicionais (que, não raro, ignoram o valor estético dos elementos pop/nerd em detrimento de uma pretensa qualidade pseudointelectual da arte ~erudita~ – pronto, falei).

Como nenhuma galeria é completa sem exposições, a Hipotética inaugura com duas ocorrendo em paralelo: A Cidade Esquecida, de Ariane Rauber (cujas artes ilustram o início do post), e A Arte que não Deveria Ser, do Walter Pax, baseada em Lovecraft.

gh2

gh3

Mas não é só isso; se você ligar agora além das exposições, a galeria também oferecerá um espaço de cursos, onde profissionais dos mais variados meios culturais são convidados a compartilhar suas experiências e técnicas. E tem também a venda de produtos relacionados a ilustração, fotografia e quadrinhos, com publicações independentes, pôsters e outros objetos desenvolvidos por diversos artistas convidados.

Uma iniciativa realmente fantárdiga e curiosa, que eu apoio. A Galeria Hipotética abre as portas oficialmente dia 28 (sábado próximo), às 19h, na rua Visconde do Rio Branco, nº 431, no bairro Floresta, em Porto Alegre.

Mais informações na página da Galeria no Facebook.

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 38 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, Bugman resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Triplo dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Podcast MdM #559: Tentando lembrar das HQs BOAS dos anos 90! Eita porra!

No podcast de hoje os MdMs Hell, Caruso e Daniel HDR chamam a galera da …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.