Home / HQ Nacional / 6,5 HQs de terror para ler no Dia das Bruxas

6,5 HQs de terror para ler no Dia das Bruxas

terrordest

Dia 31 é Dia das Bruxas (que é um feriado americano, mas como ele tem raízes em outros países, foda-se a geografia nesse caso), então nada melhor que ler uma boa HQ de terror. Então resolvi dar dicas para vocês que estiverem a fim de (ou preferirem) ler da forma tradicional (ou seja, material impresso adquirido a um preço determinado).

Tentei colocar opções as mais variadas possíveis (por isso não repeti autores), entre coisas conhecidas e talvez um pouco desconhecidas, bem como opções que ainda é possível encontrar em livrarias/lojas especializadas. Evitei os óbvios (Monstro do Pântano, Constantine, Walking Dead, etc), os fodas que não são encontrados à venda por aqui (A minissérie do Deadman, a fase do Espectro do John Ostrander), aqueles personagens que possuem elementos, mas estão mais para super-herói (Spawn, Hellboy) ou HQs que estejam fora de catálogo de alguma forma. É óbvio que vai ter muita coisa que vai ficar de fora (a adaptação da Torre Negra, Do Inferno, mangas como Uzumaki e Death Note, etc – seja por falta de espaço ou simplesmente por que não li, ehueheuhe). Enfim, confiram aí as dicas:

 

6 – 30 Dias de Noite
30ddnoite

Mesmo para quem já viu o filme, vale a pena conhecer a HQ que o originou, por que tem várias diferenças. Já existem alguns encadernados no Brasil, o primeiro acho que está esgotado, mas é possível encontrar os outros. A história se passa na cidade de Barrow, no Alasca, onde a cada inverno o sol fica 65 dias sem aparecer, e é justamente num desses dias que vampiros resolver tomar a cidade. Apesar do filme ser legalzinho, a HQ, obviamente, é “mais melhor”.

5 – Eu sou a Lenda
eusoualenda

Esqueça aquele filme com o Will Smith que não tem nada da essência do livro original. A adaptação em quadrinhos de Eu sou A Lenda é bem fiel ao livro e tem uns desenhos bem maneiros. Recomendo demais.

4 – Morto do Pântano (Coletânea)
mortodopantano

Um clássico do quadrinho nacional. Criação de Eugênio Colonnese, Morto do Pântano é um morto vivo que vive, bem, no pântano (dã) e que tem como diversão principal vingar a humanidade e punir os vilões que insistem em invadir seus domínios. Seus inimigos são assassinos, ladrões, traficantes e uma grande variedade de malfeitores que têm suas cabeças abertas e seus pescoços cortados por um gigantesco e afiado machado. Apesar do nome, foi criado uns 2 anos antes do Monstro do Pântano.

3 – Creepy (coletânea)
creepy2

Compilação de diversas histórias da Creepy (já saíram 2 volumes). Para quem não sabe, Creepy foi uma revista de antologia de Terror, publicada pela editor Warren, popular nos anos 60, logo depois que o fervor do Comics Code havia passado um pouco. A revista era editada por Archie Goodwin e tinha diversos artitas fodões, como Steve Ditko, Gene Colan, Frank Frazetta e Alex Tot, entre outros. Para quem é entusiasta do gênero ou pesquisador (informal ou não de quadrinhos), é uma ótima pedida.

2 – Prontuário 666 – Os anos de Cárcere do Zé do Caixão
prontuario666

Vira e mexe eu falo desssa HQ por aqui. Pra mim talvez a melhor HQ de terror nacional (longa), Prontuário 666 explora os anos em que Zé do Caixão esteve preso e se passa entre os filmes Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver e Encarnação do Demônio e tem arte de Samuel Casal (que não é chégas, mas é muito bom).

1 – Noturno
Noturno

Alguns podem achar exagero, mas considero Salvador Sanz o “Lovecraft dos quadrinhos”. Além da arte especatular, suas histórias conseguem ser criativas, mesmo dentro dos clichês do gênero. A verdade é que qualquer uma das HQs do autor que foram publicadas aqui (Legião e Angella Della Morte) valeriam a leitura, mas Noturno tem uma qualidade bem “lovecraftiana” que me chamou a atenção, por isso cito ela em primeiro lugar.

0,5 – Webcomics
webcomicsterror

Bem, se você é mão de vaca e não quer gastar, e também não quer ler scan, existem algumas webcomics de terror por aí, a maioria (que eu conheço) em inglês, mas ainda assim válidos. Vou citar apenas alguns aqui:

Beladona – HQ de Terror de na Recalde e Denis Mello. Sai uma página por semana no site do Petisco, e está no Catarse para financiar uma versão impressa com capítulos inéditos.

The Enigma of Amigara Fault – HQ japonesa de Junji Ito, história fechada.

Crossed – Wish You Were Here – Spin Off da HQ de Garth Ennis, está completa para ler no site.

Lovecraft is Missing – Webcomic de David Latham, que conta a história de um trabalhador e meio escritor de histórias bizarras que se torna amigo de H.P. Lovecraft, trocando correspondência. Mas, quando viaja até Providence para vê-lo pessoalmente, o autor está desaparecido.

False Positive – Webcomic no estilo “além da imaginação”, com diversos contos fechados de terror.

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 36 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Como adaptar Superman para o cinema

Li sobre um filme do Superman que o Matthew Vaughn queria fazer e fiquei pensando …

548 comentários

  1. nao consigo sentir medo lendo revista de terror

  2. Aqui no Brasil não temos dia das bruxas. Isso não existe, Algures.

  3. Pequeno Cícero Badernista

    Capas e Gravatas conta?

  4. Cara, eu não curto mto a temática, mas Li Uzumaki… e pqp! História perturbadora dmz!
    Terror Japonês é sempre sinistro, não importa a midia.

  5. Dia do Saci, porra!

  6. Dicas de terror é o cara certo, estranho se ele quisesse dar dicas de relacionamento!

  7. Aqui temos O dia dos Buchas.

  8. Saci gosta de bebida, putaria e preda!

  9. Aquaman_Revolucionário Caviar

    Sempre quis ler Prontuáiro 666. Mas realmente nunca achei essa. Pelo tempo que foi lançada, já deve até estar fora de catálogo.

  10. Capeitão Apolo DAIOMAHDIS

    eu prefiro o Top 10,5 jogos para se jogar no halloween

    10-Resident Evil 4
    9-Aliens vs Predator
    8-Resident Evil 3
    7-Quake I
    6-Clock Tower
    5-Blood: One Whole Unit
    4-Resdient Evil 2
    3-Serie Doom(o do 64 da uns cagaços)
    2-F.E.A.R
    1-Resident Evil

    0,5- DOOM 3 + Sikkmod, por que voce mais ira olha para a porra de uma sombra direito sem rolar um Cagaço de Nivel 99

  11. COMUNISTINHA DE FACULDADE QUE COMEMORA O HALLOWEEN?

  12. ISSO TÁ ESTRANHO HEIN ALGURES… DAQUI A POUCO VAI TER POST DE MAQUIAGEM… PQP

  13. Kkkkkkk momento de detetive (tipo o do Porco, só que sem processo): apesar de ser meio bobo, percebi que tinha algo errado em sair um post do Dia das Bruxas no dia 30, em vez de 31. Fui na Wikipedia conferir e vi que “Mitologia celta: Dia de Samhain ou Halloween. Ano novo celta” é só amanhã (sendo hoje, dia 30, no máximo o Dia do Ginecologista). Ao olhar no endereço da página do MdM, vi a prova final de que havia algo errado: “http://melhoresdomundo . net/para-sair-dia-31-55-dicas-de-hqs-de-terror-para-ler-dia-das-bruxas/”… Conclui-se que o MdM erra.

  14. caguei, do tipo diarreia. deve ser por causa do algures. Esse viado me da nojo,

  15. SLAG, plágio do Tricero

    A melhor é Capas e Gravatas. Aquilo sim é um horror!

  16. continuo achando que esse cartaz de GRACE, a endemoninhada esta preste a receber porra na cara

  17. Só me interessei pelo Zé do Caixão e eu sou a lenda

  18. Aliás, dia 30/10/2007 foi o dia em que a Fifa escolheu o Brasil como sede da Copa de 2014… valeu, Fifa…

    • Aquaman_Revolucionário Caviar

      Calma. Na próxima já estaremos na 4 reencarnação depois dessa.

    • Diretor Coulson, O Filho Legal

      E foram fazer protestos pra acabar com a Copa dois dias antes dela começar. Parabéns, senhores protestadores.

      • era isso que eu sempre falava na epoca dos protestos contra a copa, os caras tinham que ter feito isso quando o brasil lançou a candidatura, e quando o brasil ganhou, foi festa em todo canto, ninguem reclamou, ai, depois que quase todos os estadio prontos, gastos e desviado bilhoes, vieram com historia “ain queremos hospitais nao estadios” porra, ja era tarde pra isso, ai os idiotas NAO QUEREMOS COPA, porra, se por acaso cancelassem a copa, o dinheiro dos estadios ia voltar?? claro que nao

  19. MORTO DO PANTANO? JA OUVI ISSO EM ALGUM LUGAR

  20. Barata, Gramsciando Desde 1924

    googro u raloim num eh dia 25 de otubru?

  21. Barata, Gramsciando Desde 1924

    Algures deveria deixar de ser leviano. Não citou o livro/hq que revolucionou o gênero de terror internacional, fez H.P Lovecraft parecer um merda inculto, a tenebrosa, sombria, perturbante que exalta uma magnitude imensurável por mortais, Branca dos Mortos.

    Exijo uma retratação, senhor Algures. Uma coisa é ter inveja, outra coisa é ser completamente ignorante. Se eu fosse do MDM, te expulsaria agora.
    Como diria Tom Jobim:
    “No Brasil, sucesso é ofensa pessoal.”

  22. Posição 0,5: CAPAS E GRAVATAS!!!

    desenhos medonhos, roteiro terrível, argumento tenebroso e um Autor que tem uma humildade que é “de matar”

  23. Aquaman_Revolucionário Caviar

    Ninguém falou nisso, mas…

    http://falafil.com.br/garimpo-do-fil/top-10-piores-cirugias-plasticas/

  24. Barata, Gramsciando Desde 1924

    Falando em terror, vossas senhorias lembram de uns curtas que passava no CN que era sobre lendas urbanas?
    Acho que o nome era “Histórias contadas por um amigo de um amigo meu”.
    Bons tempos onde no horário da tarde passavam histórias sobre sequestros, decapitações e canibalismo.

  25. 6,5 coisas que aterrorizam o Change:

    6- o fantasma da fase do Mario
    5- crianças fantasiadas de He-man
    4- Elza Soares
    3- It, o palhaço
    2- Bicudo
    1- processos

    0,5- o mesmo medo do Forrest Gump: que o filho(a) se torne igual a ele

  26. A PIADA MAIS ENGRAÇADA DO MUNDO. FICA O ALERTA. #STOPREVERSO


  27. Olá! Este é seu e-mail mensal pra lembrar que TEM MAIS DIES IRAE no Mais Gibis!

  28. The Lord Mamilos Rises

    Eu não tenho nada a ver com isso.

  29. I am Legend

    Category: IDW

    Format: CBR
    Pictures: 250
    Language: English
    Size: 124 Mb.

    Unknown virus has transformed the world’s population into vampires. Robert Neville – the only one who escaped this fate. At night, he is saved from the attacks zabarikadirovavshis obveshanom garlic in your home. During the day he kills vampires, draining at dawn in a coma, and trying to understand the causes of the epidemic.

    http://lafile.com/33k7wkzve8gt

  30. top filmes de terror recomendaveis

    10. Holocausto canibal
    09. um lobsomem americano em londes
    08. pague para entrar reze para sair (na verdade fui rever, e é uma bosta)
    07. Sexta feira 13 – parte 4
    06. Noite do arrepio
    05. poltergueist o fenomeno
    04. a bruxa de blaer
    03.a casa das almas perdidas
    02. insiduos
    01. invocação do mal

    0,01 super xuxa contra baixo astral

  31. Salvador Sanz o “Lovecraft dos quadrinhos”

    Perdeu a oportunidade de mandar um: “guardadas as devidas proporções”

    garoteou

  32. Richter tá aqui?

  33. Como seria o HALLOWEEN DOS MDMs, o dia mais assustador de TODOS TODOS TODOS!!

    Hell: provavelmente passará o dia em sua casa (no inferno) comendo alguma mãe de leitor e lendo antigos formatinhos da abril, afinal é ele quem assusta os outros e não o contrário;

    Change: assistindo uma temporada inteira do desenho do BICUDO (mas só de dia);

    Re-Falecido Ultra: vai passar o dia inteiro vendo os teasers e trailers da MARVEL e se lamentando pelo aquamomoa da Dici;

    Nerd Reverso: Irá assistir vários filmes de terror ao mesmo tempo, afinal ele tem uma visão aguçada para o assunto;

    Algures: vai chamar alguma guria pra ir no cinema na sexta-feira de Ralouien, não será um terror pra ele, já pra mina…;

    Dr. Norberto: vai fazer uma corrida Rio-SP com um taxista da zueira e depois traduzir tal experiência em uma nova HQ “Picas e Corridas”;

    Todos os autores de quadrinhos brasileiros: ficarão rezando para que o Poderoso Vloguer não encontre possíveis indícios de PLAGIO em suas histórias, afinal o post dele foi citado no cú sangrando, ou seja, EXXXTRELIXXXMO AUMENTADO 1000 VEZES

  34. Dia 31 é o DIA DO SACI! Seus vendidos capitalistas!

  35. Aliás, visitem o Puxas, o site com a dose certa de comédia, terror e muito mais.

  36. Pra que tudo isso, Algures?

    tem leitor do MdM que tem medo de umas simples mariposinhas, ahahahahahahahahaha

  37. Vamos analisar um detalhe interessante da fase 3 da Marvel:

    1) Filme do principal grupo é dividido em 2 partes.
    2) Personagem negro e personagem mulher ganham filmes solo.
    3) Um grupo “desconhecido” do público que não lê hq nem o MDM (ou seja, os que não são retardados como nós)
    4) Filme de bom personagem pouco conhecido do público em geral (ou pelo menos com história pouco conhecida)
    5) Tudo começa com um filme representando o embate entre os 2 principais personagens do estúdio atualmente (Capetão e hombre de hierro)

    Não sei pq mas parece tanto com um certo power point que eu vi recentemente…

  38. 7) Batman – O longo dia das bruxas

  39. POST DECENTE LI TUDO RECOMENDO, POST DECENTE LI TUDO RECOMENDO

  40. Eu não ligo muito pro gênero terror, nem sou um especialista em hqs, mas lembrei de Berserk, em especial aqueles capítulos do mangá que são no inferno…

    • Aquaman_Revolucionário Caviar

      Tem isso? Acho que não cheguei nessa parte…

      • Se não me engano, é lá pro nº80.

        • Aquaman_Revolucionário Caviar

          Calmaí…capítulo 80? Pq em termos de volume está no 37/38.

          Então eu li, e não lembro. Não lembro de nenhuma passagem no inferno em si. Só o Eclipse que tem aquilo tudo, e a primeira vez que o Fentom aparece logo no Volume 3/4

          • Sim, isso daí do Eclipse.

          • Aquaman_Revolucionário Caviar

            Mas o Eclipse não é bem o “Inferno”. É a quando o “Inferno” vem a terra, não exatamente quando os heróis vão ao inferno pra valer.

          • Faz sentido.

          • Barata, Gramsciando Desde 1924

            Fentom é o cavaleiro com armadura de caveira? Já explicaram o que ele é? Faz tanto tempo que li essa merda que já não me lembro de nada.

          • Aquaman_Revolucionário Caviar

            Fento É quem o Gatts quer matar, meu filho.

          • Daqui a dez anos, talvez, veremos se ele consegue matá-lo ou não…

          • Aquaman_Revolucionário Caviar

            Eu já meio que desisti. É foda. O cara falou que mal chegou na metade da história.

          • Barata, Gramsciando Desde 1924

            PARAFRASEANDO UM EX-MDM:
            “EU JOGARIA ÁCIDO NA CARA DELE”

          • Kkkkkk pior que o mangá é bom. Eu fico bolado também com aquele de boxe, que já tá no capítulo 1000 e pouco.

          • Aquaman_Revolucionário Caviar

            Eu critiquei isso lá no BdE, e me criticaram de volta. Mangá pra durar tanto assim, tem que ser que nem Kochikame, ser da zuera, sem grandes histórias ou proporções.

          • Barata, Gramsciando Desde 1924

            Por essas e outras eu nem procuro saber algo a respeito desses mangás novos um pouco similar a Berserk. Vagabond, Terra Formers, Vinland Saga. Provavelmente terão as mesmas putarias de publicação que Berserk tem.

          • Barata, Gramsciando Desde 1924

            Será revelado que o Gutts é meio demônio ou algo místico, assim como o Yusuke. O que soará como um clichê.

          • No final, o líder da Mão de deus vai chegar pro Gutts e falar: “o nome do meu filho é você!”…

          • Aquaman_Revolucionário Caviar

            Sabe o que eu acho? Que o Griffith vai se dar bem, e o Gatts se fode no final. Já falaram pra ele umas mil vezes: “Cara, você tá vivo. A guria tá catatônica…mas tá viva. Para com essa merda de vingança, e vai cuidar dela se tú realmente a ama”. Daí ele prefere sair por aí enfrentando demônios e colocando ela em perigo. E me irrita as safadezas do Miura com a Casca. Todo mundo tenta estuprar ela o tempo todo. Vai tomar no kú.

          • Barata, Gramsciando Desde 1924

            Quer personagem com uma vida de merda. É vendido pelo padrasto, é estuprado, seu melhor amigo o trai, estupra a namorada do cara, mata os outros amigos dele. É quase um Joseph Climber. A questão que além da vingança, ele é o único que até então pode parar o Griffith que está tomando a porra toda.

          • Aquaman_Revolucionário Caviar

            A questão é que ele ainda não tem como parar o Griffith.

          • Barata, Gramsciando Desde 1924

            Ele tem alguma maldição com certeza. É inevitável. O cara nasceu merdeiro.

    • Barata, Gramsciando Desde 1924

      Se fosse terror, eu não leria. Tem violência pra caralho e várias coisas depressivas mas não chega a ser um terror terror.
      Inferno? Está falando quando o Griffith sacrifica o grupo falcão e vira um demônio? Não é necessariamente o inferno.

  41. Pff essas hqs devem dar tanto medo quanto ler Lovecraft ou Poe. Fui ler achando que era algo tenebroso, é chato paca, só vale pelo valor histórico da obra.

  42. Branca dos Mortos e os 7 Zumbis, by Abu Fobiya.

    Alguém? Ninguém?

    Nem eu…

  43. A única coisa que me mete medo agora que eu sou adulto, mas medo mesmo, medo de tipo ficar paralisado (ou quase) é tubarão. Nunca fiquei perto nem nunca vi esse bicho, mas quando eu olho videos e fotos os dedos dos meus pés se contraem e eu me sinto mal. Eu não consigo evitar o pensamento de estar na água com um bicho desses me rondando e só de estar digitando isso minhas mãos ficaram suadas.

    pois é, eu tenho medo de coisas reais, não de ficção.

    E quando eu era criança eu tinha medo do Chucky, mas eu era criança.