Home / A Gente Vimos / A Gente Vimos: Os Simpsons na Copa do Mundo do Brasil

A Gente Vimos: Os Simpsons na Copa do Mundo do Brasil

O Brasil estreou na Copa do Mundo na última quinta num jogo com muita polêmica, incluindo acusações de compra de resultados.

Horas depois, a Fox exibiu o episódio da série Os Simpsons que se passa exatamente durante a Copa do Mundo do Brasil e a trama envolve justamente a compra de resultados das partidas.

Fui procurar mais sobre o episódio e descobri que se chama “You Don’t Have to Live Like a Referee” (Você não Precisa Viver como um Árbitro). É o 16º episódio da 25ª temporada da série de animação norte-americana, e passou originalmente lá na terra do futebol jogado com as mãos no dia 30 de março deste ano.

Assim como o episódio anterior passado no Brasil, “Blame it on Lisa” (lá de 2002), a sátira ao Brasil (e à visão que os norte-americanos têm do Brasil) é precisa, adicionando agora a quase premonitória crítica à Fifa e à Copa como um todo.

Na trama, Lisa é obrigada a escolher Homer como tema de sua redação de última hora e ressalta a honestidade do pai quando foi juiz de futebol e expulsou a própria filha.

Logo Homer recebe um convite de um oficial da WFF (World Football Federation) para ser árbitro da Copa e melhorar a imagem da organização envolvida frequentemente em escândalos de corrupção, enquanto o próprio representante que fala com Homer é preso no meio da explicação.

Ao chegar ao Brasil, o honesto árbitro Homer tem que resistir às tentativas de suborno, bem como aos desafios de apitar uma partida de futebol, como descobrir que os cartões amarelo e vermelho não se referem a mostarda e catchup.

Chama a atenção da troca do nome da Fifa por WFF (mostrando que a Fox tem mais medo de um processo da entidade do que teve do governo brasileiro) e pelas referências ao país e à Copa de 2014:

– O estádio do Itaquerão (ou Arena Corinthians, Arena São Paulo, Arena Caralho a Quatro) está muito parecido, inclusive com um símbolo que lembra o do Corinthians;

– Pontos turísticos de São Paulo como a Ponte Estaiada e a Catedral da Sé também são mostrados;

– O craque brasileiro, El Divo, é conhecido por ser o maior simulador de contusões de todos os tempos;

– O suborno aparece como prática comum no futebol, incluindo um praticado por um jogador em campo para fazer o árbitro anular um cartão vermelho;

– O restaurante em que os Simpsons jantam lembra muito o La Mole de Botafogo, no Rio de Janeiro, inclusive com a árvore dentro;

– Mais uma vez os programas infantis com apelo sexual foram mencionados, assim como no episódio de 2002;

A final da Copa ocorre entre Brasil e Alemanha, uma final possível para a Copa de 2014;

– É mostrado um trecho da floresta amazônica sendo derrubado para a construção de um restaurante Krusty Burger.

Os Simpsons é uma série que passou por altos e baixos (o que é compreensível para uma série com 25 anos), mas todos os episódios dos últimos 3 anos que vi (que não foram mais do que 5 ou 6) têm ótimas piadas e a sátira afiada dos primeiros anos da série. O episódio da Copa não é diferente.

O episódio “You Don’t Have to Live Like a Referee” deve passar nas reprises do canal Fox, ou também pode ser visto na íntegra no YouTube:

Sobre Nerd Reverso

O que esse cara ainda tá fazendo aí? VAI EMBORA DO AMÉRICA!!!

Além disso, verifique

A Gente Vimos: Crise nas Infinitas Terras partes 4 e 5 (final) – com spoilers

Pra você que não viu e quer saber o que rolou antes, mas não quer …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.