Home / Brinquedos, Jogos e RPG / O que os MdMs acharam da CCXP

O que os MdMs acharam da CCXP

Vocês já cansaram de ver por aí trocentas matérias falando da CCXP (essa do UHQ tá bem bacana), aquele evento pro qual você não foi porque é só um moleque ferrado e sem grana. Então, safadamente, resolvemos só juntar as opiniões de merda altamente qualificadas dos MdMs sobre o evento e jogar tudo num post só. Confiram no replay!

 

MdMs, Paulo Siqueira e Diogo Braga
MdMs, Paulo Siqueira e Diogo Braga

changechat Change: A CCXP, o primeiro grande (grande mesmo) projeto voltado aos nerds, geeks e bazingueiros do Brazil (quiçá da América Latina) finalmente chegou e eu pude ver, pelo menos por um dia (no sábado), como foi o grande projeto do Omelete. De cara, afirmo logo: nunca vi um evento tão grande realizado por aqui – por incrível que pareça, o Centro de Exposições Imigrantes foi completamente tomado por estandes, lojas, cosplayers e auditórios.

De pontos positivos, é bom ver um evento desse tamanho por aqui, com grandes estúdios marcando presença, com bons (não excelentes) convidados, a galeria dos artistas estava bacana (recebi bons feedbacks deles em relação à vendas) e respeito aos velhos nerds com a presença de Don Rosa e Jose Luis Garcia-Lopez andando pelo evento.

De pontos contras, o calor, as filas nos auditórios e os próprios estandes que pareciam não acreditar no potencial da CCXP, trazendo poucas atrações e fazendo uma exibição super tímida: os descontos dos gibis estavam medíocres, nenhum estande dava brinde, eles tinham pouquíssimas atrações de verdade (aquele Homer no estande da FOX foi lamentável) e faltou MUITO para eles entenderem o que é uma Comic Con. Como falei pro Hell, parece que eles não acreditaram no sucesso de público que seria a feira (espero que apostem mais no ano que vem).

Veredito: Foi legal estar na Comic Con. Para a primeira edição, foi um bom evento, mas eu esperava mais pelo preço que paguei – pra mim, o preço de 100 cascalhos meia entrada não valeu. Mas certamente espero o próximo e sei que não só a CCXP vai se tornar algo bem maior, como também as empresas que compraram espaços lá finalmente entenderam o tamanho e a importância do evento.

 

Mallandroxchat Mallandrox: 100 pratas para entrar? Terra da coxinha gourmet mesmo essa porra!

 

 

porcochat Poderoso Porco: Como um filho do FIQ, meu pé atrás com a CCXP era notório, evidente e compreensível. Será que esse trem ia colar? Será que eu queria que colasse? Enfim, enfiei toda essa apreensão no saco e fui para os dois últimos (e mais cheios) dias de evento. E me surpreendi muito com o que vi.

Ocorreram falhas? Sim, algumas por conta da própria organização do evento (por exemplo, as pessoas podiam entrar na sala principal de painéis de manhã e não sair enquanto não quisesse, o que impedia que você assistisse apenas um painel de interesse no meio da tarde, por exemplo; a impossibilidade dos visitantes de saírem do centro de conferências – para comer a preços dignos – e voltarem depois; o espaço exíguo das mesas da Artist’s Alley; o tempo curtíssimo de alguns painéis – O quê? Uma mesa com sete participantes durar apenas 45min? Onde já se viu?), enquanto outras pelos expositores (Hey, Comix! Pode falar, vocês não botaram fé na parada, né?), mas o saldo positivo do evento foi muito bom.

E no fim, eu não fiquei receoso com o FIQ ou coisa que o valha: ficou claríssimo que os dois eventos miram em públicos bastante diferentes. A CCXP movimento 80mil pessoas segundo os dados oficiais, mas em sua maioria uma galera que se interessava também por quadrinhos – e de preferência aqueles mais pop, mais ligados ao cinema e à tevê, o que não é a pegada do FIQ. Isso ficou bem visível na Chéga’s Alley, onde quem tinha fanarts de personagens badalados e coisas do gênero chamou mais atenção (e, consequentemente, vendeu mais, mesmo que material independente) do que quem só trouxe o material autoral.

Agora, faltou desconto nos produtos a venda (tinha coisa sendo vendida tipo Black Friday Brasil: pela metade do triplo do preço) e faltou, por parte dos expositores, investir em atrações que de fato atraíssem. Passei a maior parte do tempo na Chéga’s Alley e, quando saí dela, vi que o interessante tava é lá mesmo. O resto era só coisa pra fotografar (depois de uma filazinha de meia hora básica) e só. Vamos ver se, entre os dias 03 e 06 de dezembro do ano que vem, os expositores dão uma garibada na parada e melhorem ainda mais o evento, que já foi bem bacana!

 

Crédito: Silmara Albi / CCXP
Sean Astin, que só vi passando cheio de segurança em volta (Silmara Albi / CCXP)

reversochat Nerd Reverso: Como muitos aqui, tive minhas dúvidas quanto à primeira edição da CCXP, até pela conturbada apresentação inicial, mas fiquei mais do que feliz por ter mordido a língua e ter presenciado mais um grande evento para os quadrinhos.

Já falei de minhas primeiras impressões sobre a CCXP aqui, agora complemento com algumas observações finais: a falta de sinal de internet foi um grande problema para os lojistas que dependiam do sinal pra realizar as vendas por cartão; o calor realmente foi um problema nos dias mais cheios (sábado e domingo); e as filas (do auditório e das lojas) são algo que os organizadores e os expositores precisam resolver (acredito que ambos, mas principalmente expositores subestimaram a demanda do público). Mas no geral os organizadores estão de parabéns pelo sucesso logo na primeira edição de um evento desse porte e, principalmente, pela demonstração de que desejam corrigir todos os erros, para que a CCXP se torne ainda melhor no futuro.

Além da oportunidade de ter um grande evento que reúne várias coisas que o público nerd/geek/bazingueiro curte, é ótimo ter mais um evento-vitrine para os quadrinhos no Brasil. Se bonequinhos e cosplay foram o rosto da CCXP para o público, a Ala dos Artistas foi o coração! Foi incrível ver novos talentos do quadrinho nacional ao lado de artistas consagrados e convidados gringos como García-Lopez e Don Rosa, todos dividindo tranquilamente o mesmo espaço e a atenção do público. Muitos dos artistas com quem conversei venderam mais que o esperado e alguns até esgotaram seus estoques. Só por isso, já valeu a pena o evento ter existido!

 

ultrachat Ultra: Não me convidaram/ Pra essa festa pobre/ Que os homens armaram pra me convencer/ A pagar sem ver/ Toda essa droga/ Que já vem malhada antes de eu nascer.

 

catenagrampachat Rafael Grampá, não não, perdão, Fábio Catena: Depois de uma espera de 7 meses, chegou o dia de enfrentar a CCXP. Como eu estava acostumado com o FIQ, fui pensando que seria a mesma correria, encontrar os chégas, comprar quadrinhos.

Mas, me surpreendi quando vi o tamanho da parada… Era tipo uma BGS em termos de estrutura, mas com o triplo (atraix de você) de bazingueiros… serio, sábado e domingo estava um inferno.

Muita gente, muitos painéis, muitos cosplayers… Até aí parecido com outras “cons” e eventos similares… Mas era só dar uma voltar e ver que a galera do Omelete e da Chiaroscuro se empenharam em promover a experiência nerd de uma Con gringa. Tinha stand de empresas, de estúdios de cinema/TV, de escola de artes, de empresa de games… Serio, era muita coisa pra ver e fotografar.

E tinha o Chégas Alley com toda a galera das hqs independentes e caras que desenham na gringa atendo ao público, que consumia como se não houvesse amanhã…. Fiquei na mesa com o Buchemi e tudo foi vendido. Nem no FIQ isso aconteceu… Bom pra todos, já que a maioria disse que teve um lucro imenso vendendo suas paradas e o feedback mega positivo dos curiosos ou já consumidores assíduos.

Claro, algumas coisas Tavam fodas, o ar condicionado não afugentou o fluxo de gente, o sinal 3G das 10 às 19 era praticamente inexistente, prejudicando quem usava máquinas de cartão… O wifi também tava capengando um pouco, o que prejudicou muito nas vendas… Empresas que não deram nada de brindes, ou descontos, ou não acreditaram no evento e estavam lá só pra encher tabela…

Mas entre muitos acertos e pouquíssimos erros, valeu a pena a CCXP. Me diverti muito, vi muita coisa bacana e acho que não deve nada à uma New York Comic Con da vida…. Só acho que o nerds mais fãs de hqs aproveitaram mais o evento em si, principalmente no Artist Chégas Alley

Nota: 9,473 robôs gigantes

Ansioso para 2015 XD

 

Change devolvendo a pipoca Clac do Heitor ("abaixa o volume, Heitor!")
Change devolvendo a pipoca Clac do Heitor (“abaixa o volume, Heitor!”)

rodneychat Rodney Buchemi: Em duas palavras… FOI ÉPICO!!!! Ainda me sinto lá em São Paulo, porque a ficha ainda não caiu… Pra mim foi o maior evento de quadrinhos e cultura pop que participei até hoje. Já estive em Comic Cons lá fora e a CCXP não deixou nada a desejar. Houveram alguns contra tempos mas nada fora do comum em eventos desse porte. Acredito que, como profissional de quadrinhos, a CCXP foi e ainda será um local onde podemos interagir com os fãs, reencontrar amigos, fazer contatos e trocar experiências da área com profissionais nacionais e internacionais; além disso, consegui um retorno financeiro maior do que o esperado. Levei 300 posters de 30 desenhos diferentes e do segundo para o terceiro dia já haviam se esgotado assim como os 80 sketchbooks de 2014 que levei que estavam sendo vendidos com um desenho personalizado feito no ato da compra que também esgotou. Fiz uma lista de commissions para o evento e não consegui entregar todos os pedidos (ainda faltam 2) e trouxe uma lista pra fazer em casa.

O que mais me impressionou foram os quadrinistas internacionais convidados… Foram muitos e não vou conseguir lembrar de todos mas, no artist’s alley minha mesa estava de costas para as mesas do grande Klaus Janson( Justiceiro, arte final em Batman O Cavaleiro das Trevas) Sean Murphy( Punk Rock Jesus, Hellblazer, Joe O Bárbaro) Andrew Robinson( O Quinto Beatle) Dave Johnson( Deadpool) e ao meu lado estava Ariel Olivete( Conan O Aventureiro, Hércules).

Recebi um elogio/critica muito PHOOODAAAA sobre meu trabalho do carismático Sean Murphy que levou um sketchbook e fez uma commission do Conan pra mim.

Não posso deixar de elogiar também a equipe do Chiaroscuro( a empresa que agencia meus trabalhos para o exterior) que foram sempre solícitos e presentes. Agradeço também ao pessoal do Omelete pela iniciativa de promover tal evento em parceria com a Chairoscuro(Churrascoduro). Agradecimento especial para Joe Prado, Ivan Freitas e Cris Bolson pelo apoio e atenção mais que pontuais! E vamo que vamo CCXP 2015!!!! Vai ser ÉPICO de novo!!!

 

hellchat Hell: Eu não fui, foloda-se

 

Sobre Nerd Reverso

O que esse cara ainda tá fazendo aí? VAI EMBORA DO AMÉRICA!!!

Além disso, verifique

Podcast MdM #536: Os filmes de super-heróis que (quase) esquecemos

No podcast de hoje os MdMs relembram aqueles filmes de heróis que caíram no esquecimento: …

1.013 comentários

  1. Bruno "Bonilla" Belitardo

    “Ah lá. Parabéns”

  2. Berro: O evento prometia muito, mas se mostrou muito de nicho.

    Até que de serta Certa forma resgatou o espírito original das Comic Cons… Mas esse espírito já tinha ido às Picas! As demais mídias são as grandes atrações, não desenhistinhas que rabiscam bundas e peitos no papel e cobram 100 reais! Tava lá o Momoa e só de pessoas que eu já ouvi falar!
    E também aqueles blogueiros… Rapaz como eu estou cheio desses blogueiros! Dos colossos como Borbs, Cidi e Jovens (ah-han) Nerds aos mais medíocres e inexpressíveis como o os Melhores do Mundo!

    Ano que vem vou gastar os 100 pratas do ingresso (mais o que algum nerd gastaria com papel higiênico riscado por Buchemi e seus chegas) em pepecas no Puteiro da Ravena!

  3. Dois posts no dia 23/12? Devo ter entrado no site errado…

  4. Só o Catena deu nota, é um drogado mesmo…

  5. Porra, e NENHUM de vocês falou das Master Classes, onde tinha pouca gente até.
    Deu pra ver como trabalha o cara que fez o design de criaturas do AVATAR e do FALLING SKIES ali, modulando na hora uma criatura e falando do dia a dia e explicando como é o trabalho com o JAMES CAMERON por exemplo!
    Sem contar Rod Reis e a Cris Peter e um outro maluco lá que trabalhou no Guitar Hero! Não consegui ir no sábado nas aulas. Dava pra fazer perguntas ali pra eles e ser respondido com toda a atenção!

  6. “Passei a maior parte do tempo na Chéga’s Alley e, quando saí dela, vi que o interessante tava é lá mesmo.” Teve que fazer reconstrução da boca de tanto chupar saco….

  7. Só não li as considerações do Buxemi… HUEEUEEeueuHUEHEU

  8. Benga do Golias Negro

    porco só gostou por causa da chegosfera enooooooooooorme

  9. Só o Catena não tem um avatar desenhado nunseioqueláchat.jpg.

  10. Quem?

  11. Acho que a crítica menos puxa saco mais honesta foi a do Hell! hauhauhauha

  12. REVERSO TÁ UM LEITÃO….

  13. Só li alguns comentários. Fiz questão de pular o do Porco e do Catena.

  14. FRASE DE PEDÓFILO: ˜COMO UM FILHO DO FIQ˜, FRASE DE PEDÓFILO: ˜COMO UM FILHO DO FIQ˜

  15. PORKO FAZENDO UM SINAL DE QUE VAI CORTAR….

  16. O leitor Heitor parece uma menina subnutrida…

  17. Tem uns comentários aí que babaram tanto ovo que meu PC já tá encharcado…

  18. CHANGE TÁ VIRANDO O PORTIOLLI

  19. Mestre Capi✓✓aroto 10000

  20. Mestre Capi✓✓aroto 10000

    Quem sabe ano que vem eu vou

  21. Não me convidaram/ Pra essa festa pobre/ Que os homens armaram pra me convencer/ A pagar sem ver/ Toda essa droga/ Que já vem malhada antes de eu nascer.

    E UM ADENDO!:
    GABREÉÉÉÉÉÉÉ´´EÉLA!

  22. CATENA PARECE O KEANU REEVES DEPOIS DE MUITA PREDA E CINZANO

  23. Mestre Capi✓✓aroto 10000

    Foda que dezembro trabalho muito

  24. bigode do comissário

    so li as figuras!!!!!

  25. Temos que fazer esse post ter mais comentários que o do Algures agora.

  26. FALTOU GRANA PRA ESSE POVO VIAJAR….

  27. NERD REVERSO PEGADOR: “COMO MUITOS AQUI”, NERD REVERSO PEGADOR: “COMO MUITOS AQUI”

  28. Sir Jones Kast, Ph.D.

    Eu não fui, foloda-se

  29. chaaaangeeee choraaa



  30. Duo, o Porrador de EVAS

    “Eu não fui, Foloda-se!” HELL, Ivomar

    Lagrimas de Macho

  31. Achei uma merda… NEXT!

  32. Nem li! Chuuupa algures! Att whore aqui não é pra qualquer um.

  33. ESTÁ BRILHANDO MUITO NÃO CONSIGO ENXERGAR O POST, ESTÁ BRILHANDO MUITO NÃO CONSIGO ENXERGAR O POST

  34. Surfistinha Prateado da Tijuca

    quando vi a foto pensei que o heitor fosse uma mina

  35. Realmente o preço e os convidados nao eram tão atrativos pra eu ir, mas como ganhei o convite, me dispus a ir e achei o evento bem bacana.

    Como tava sem grana, não comprei muita coisa, entaõ nem pesquisei os descontos nem nada.

    Os estandes eram bacanas e tal. O problema mesmo são as filas.
    Mas duvido que um evento que tenha 80mil pessoas não forme filas.

    Talvez ano que vem eu pague pra ir.

  36. Então, amigos leitores. Ano que vem vocês tentarão ir pro FIQ ou CCXP?

  37. O JOTAPÊ PISCOU PRA MIM!

  38. To até vendo, o malandrox vai voltar ano que vem.

  39. Boa tarde.

  40. DUAS PALAVRAS: FOI É PICO, DUAS PALAVRAS: FOI É PICO

  41. Diretor Coulson, O Filho Legal

    O HEITOR É O LOJINHA, O HEITOR É O LOJINHA

  42. Lembram até do Mallandrox, mas esquecem do Triplo, ele vai comer todo mundo aê a noite…

  43. LISTA DOS FAKES ATUALIZADAS E NÃO CREDENCIADOS NA CCXP!
    HELL= XOW!

    (AGENTE COULSON = NICOLAU = MORCELLI=SLAG) +(HELL= XOW!)=XABLAU

    *BANIDO* (SEI QUE VOLTOU ESSE PUTO MAS NÃO VOU LISTAR ELE NAÕA!)

    AGENTE COULSON = NICOLAU =SLAG= MORCELLI!

    UNICORNIO DO MDM= MAXIMUS!

    SOLA DO TÊNIS= BARATA=BESOURO=SUCO

    HIGURE= MENINO QUE NÃO GOSTA DE HEINEKEN!

    FELIPE MORCELLI FAKE= ALGURES

    ANDRE LUIZ=CHANCE=EIKE =JOSEMI

    CAPIVAROTO=WES=JAZZ=PROFESSOR PASQUALE CIPRO NETO = DUAS GOSTOSA= UM VIADO!

    THALES MARTINS= FAKE DO ULTRA BADERNISTA=GORDO DEITÃO

    POLVO ARANHA= GIRINO GOMES

    KEN-OH= MAEJUNGUIANA QUE DEU BOLO NO CAPIVAROTO!

    LORDE MAMILOS: TONY RAMOS

    ULTRA BADERNISTA= TINHAS CREDENCIAIS MAS NÃO FOI PQ

    BICUDO= TERROR DO CHANCE= FELIPE FOLGOSI

    LOUJINHA= HEITOR!

    TODOS OS SUPRACITADOS MAIS O RESTANTE= BUGMAN HACKEADO POR COREANOS COMUNISTAS

  44. Povo tão bunitu, podia tá na televisão….

  45. 14anos solta hadouken

    Change muito menino fugido do abrigo com essas havaianas.

  46. Bacalhaaaaaau
    É um peixe ó pá
    De Trás-os-Montes
    Não, perdão, do Rio Tejo
    Não, não, perdão, da Noruega
    Do grande Mar
    da Noruega

  47. Vou fazer revelações aqui.
    Lorde mamilos é a cara do Elimar Santos, só que preto.
    Aquabiba é branco que nem uma cera.
    E o bigode é mulher, mas é feia.

  48. Change vc paga meia entrada por quê?

  49. Vc percebe que a CCXP é um evento pra gurizada, bazingueiros e similares, quando garcia Lopez fica andando pelo evento de boa, sem muita fila para autografo e Scott Snyder tem filas astronomicas.

  50. Concordo com o Hell.

  51. The Good Aquaman - Pelo Direit

    Essa dos auditórios é meio ruim mesmo. É o que eu curti no FIQ. O auditório esvaziava e pra pegar “senha” pra entrar era só próximo do horário DAQUELA palestra/conversa em específico. Isso é meio que foda. Mas num evento maior assim, a logística disso deve ser mais complicada. Ainda assim, seria legal tentar essa rotatividade, embora eu já tenha visto eles dizendo que não é o caminho que pretendem seguir.

  52. 007_Agnaldo_Timotheo_Dalton

    CARALHO! O NERD REVERSO TÁ IDÊNTICO AO BATORÉ NA PRIMEIRA FOTO.
    SAHSHASHASHAHSAHSAHSAHSAHSAHSAHSAHSAHSHASHASHAHSA

    “Você pensa que é bonito ser feio?que é bonito ser feio?que é bonito ser feio?”

  53. Concordo com o Hell

  54. 007_Agnaldo_Timotheo_Dalton

    O Dr. Norberto ficou boladão porque o “capas e gravatas” não foi convidado. sahsahsahshashahsa

  55. Era para ter acabado meu trampo as 15h, mas aí aparece solicitação de última hora de alguém que “não sabia que nessa unidade o expediente iria terminar as 15h, mas a chefona quer tal coisa!” Tomar no cu!

  56. não fui nessa bagaça, mas quem foi disse que foi massa.
    change muito baixa renda……

  57. 007_Agnaldo_Timotheo_Dalton

    Vou dormir! BOA NOITE, BENINOS.

  58. OPA

  59. Velho… Eu não quero passar o Natal em um post do Nerd Reverso. Alguém é chegas dos estagiários?

  60. Apenas dois comentários:

    1º. Poderoso Porco tem realmente achaques quando vê sua posição com os chegas ameaçada! PORRA, o cara mais alisou o FIQ do que comentou sobre a CCXP!!
    Pra um cara que le/gosta/entende? de quadrinhos, quanto mais houver eventos como esse melhor

    FODA-SE O FIQ

    2º. Resdney Buchemi por incrivel que pareça é o MdM que melhor escreve!!!

    3º Mallandrox não foi convidado? UAHSuHAUShuAHSUhuAHSUhuAHSUuAHSuA

  61. PAU NO CÚ DO FIQ

  62. MINHA OPINIÃO É A MESMA DO HELL SOMADA A DO ULTRA…

  63. Sem quer zuar o pequeno Heitor, mas pela foto ele é o CHANGE DA PRÓXIMA GERAÇÃO!!

  64. EHHH HELL NÃO FOI NA CCXP DE QUE ADIANTOU BABAR AS BOLAS DO BORGO NO TWITTER?

  65. SEGUNDO TRAILER DE ‘O CORAÇÃO DO MAR’



  66. Mestre Capi✓✓aroto 10000

    senhores

    TO INDO PRA PISCINA DO HOTEL

  67. 14anos solta hadouken

    CCXP NA VEIA, BORGO VISIONÁRIO!

  68. “Hell: Eu não fui, foloda-se”

    Por isso o Hell é o chefe dessa zona. Ele não fica deslumbrado como uma garotinha quando tem um evento desses e o MdM é chamado.

    Só fica assim com um trailer dos Mercenários.

    • Ouvi dizer que o Hell ficou excitado ao apertar a mão do Jovem Nerd e o Azaghal, até machucou a mãe deles de excitação.
      Hell pensou: “Ai meu deus, essas mãos já tocaram o STALLONE! “

  69. Magia a Macumbeira Suprema

    e essa calça nas canelas mostarda ai?

  70. O CHANGE É TÃO FODA QUE ANDA COM UMA MOCHILA CHEIA DE PIPOCAS CLAC PRA PRESENTEAR OS FÃS. DURMAM COM ESSA, REDATORES ESTRELA!

  71. “Passei a maior parte do tempo na Chéga’s Alley e, quando saí dela, vi que o interessante tava é lá mesmo”.

    Tradução: Convidei o Beyruth pra dar uma volta, mas o bofe não quis e tive que ficar por lá mesmo.

    • Disclaimer do Podegoso: Sou garoto-propaganda do FIQ e chéga dos meus chégas. E mando recadinho mesmo em itálico, porque eu sou vlogger reviewer desarmado e peguigoso. E fiquei despeitado com esse CCXP porque OSGÊMEOS não quiseram pintar como eu pinto.

  72. Magia a Macumbeira Suprema

    ufa que susto não vi os nuebas no post do algures e pensei que todos voces tinham morrido ou raptados 😀

  73. ATÉ O CHANGE LEVO PIPOCA CLAC COMO BRINDE E AS GRANDES EDITORAS NADA FIZERAM