Home / Cinema / O que aconteceria se: Star Trek nunca tivesse ido pra TV?

O que aconteceria se: Star Trek nunca tivesse ido pra TV?

startrekmovie1 cópia

A Internet, a fronteira final, essas são as viagens da site nerd MdM em sua missão de 12 anos para a exploração do cu da sua mãe…

Aproveitando que o podcast pulou (e talvez só volte quando o Change voltar), tiro do limbo da minha caixa de e-mail um daqueles posts malucos envolvendo cagação de regra, nostalgia e conhecimento inútil!

O Elenco MdM aparece com uma nova proposta… Vira e mexe vemos séries de TV migrando pro cinema, seja com a patota original (como Star Trek) ou de roupagem nova (Como Esquadrão Classe A, Miami Vice, e Star Trek de novo…), mas vocês já imaginaram o que poderia ter acontecido se a história tivesse sido um pouco diferente?

Se Gene Rodenberry em 1964, ao invés de apresentar sua proposta de ficção científica pra TV, que levou à filmagem do piloto “The Cage” (que acabou recusado e refilmado com personagens e atores novos até ser aceito pela NBC) que resultou na série Jornada nas Estrelas em 1966, tivesse levado o projeto DIRETO PRO CINEMA, e hipoteticamente o estúdio tivesse comprado a ideia de levar as aventuras de James T. Kirk, Spock, McCoy e CIA diretamente pros cinemas, como seria esse filme?

Em 1966 o gênero de ficção científica já estava estabelecido e gerava filmes de grande sucesso, como Viagem Fantástica (que ganhou um remake nos anos 80 chamado viagem Insólita) que mostrava uma equipe de cientistas miniaturizados numa nave zanzando por dentro de um corpo humano… Então obviamente que um projeto do nível de Star Trek seria tratado do mesmo jeito, com um orçamento polpudo, efeitos visuais de ponta (pra época) e também com atores devidamente reconhecidos para interpretar os papéis principais.

Vamos então à proposta MdMzística pro elenco da bagaça:

uhura

Uhura: Estamos falando dos EUA de 1966, onde atores negros (ainda mais mulheres) tinha pouca representatividade, dentre as poucas mulheres negras que conseguiam destaque tínhamos Diahann Carrollm uma das mais aclamadas atrizes de teatro e TV da época, em 1966 ela tinha 31 anos, e já tinha sido indicada ao Emmy, seria uma grande escolha pra um papel que quebrou barreiras na época… Uhura foi a protagonista do primeiro beijo inter-racial da TV americana.

sulu

Sulu: Em uma época em que atores orientais eram muito raros nos EUA, e muitas vezes interpretados por atores de outra etnia maquiados pra parecerem orientais (como Joseph Wiseman em 007 Contra o Satânico Dr. No) um ator despontava na TV americana e já sinalizava que queria ir pro cinema, era Bruce Lee. Apesar de ser de ascendência chinesa ele estava interpretando um japonês no seriado do Besouro Verde em 1966, e com 26 anos, poderia dar um upgrade nas cenas de ação do filme, já que o Sulu da série de TV sempre foi mostrado como um cara atlético e que manjava das lutas, seu talento como espadachim foi mostrado em diversos episódios.

chekov

Chekov: Em plena Guerra Fria, talvez aquela ousada proposta (pra época) de se ter uma figura simpática, engraçada e com cara de Beatlle como o membro russo da tripulação da Enterprise na série de TV não sobrevivesse à visão dos executivos. O Chekov dos cinemas teria grandes chances de ser reformulado pra parecer mais com o estereótipo de “russo” que aparecia nos filmes da época (um visual mais sisudo e “vilanesco”, afinal russos eram sempre bandidos no cinema dos anos 60, HAEUAHEUAEH)… Robert Shaw já teria 38 anos em 1966, e, vindo da interpretação de um “russo” no filme do 007 de 1963 poderia ser um Chekov mais experiente e dúbio no filme, aquele personagem que as pessoas não sabem exatamente se é vilão ou não e que pode ser um bom contraponto ao grande herói da trama .

scotty

Scotty: Eu sempre disse que Scotty era o cara mais importante da série Star Trek, é sempre ele e suas gambiarras McGyverzísticas na manutenção da nave que safa o rabo do Capitão Kirk nas situações de perigo, ele também é um cara reclamão, de personalidade forte e que adora tomar um trago… Oliver Reed era praticamente uma versão humana desse personagem. Com 28 anos (mas sempre aparentando mais por causa do abuso com a bebida, cigarro e brigas de bar) o ator seria uma ótima pedida pra viver o Scotty.

mccoy

Dr. McCoy: O oficial médico da Enterprise sempre foi um cara de emoções intensas, ele era o contraponto de Spock, o cara que exacerbava os sentimentos humanos pra mostrar como nós somos emotivos e movidos pela paixão de uma forma quase maluca… John Cassavetes era o tipo de ator propenso a esses papéis intensos, teria 37 anos em 1966, e firmou uma carreira conhecida por papéis de personagens fortes, viscerais e emocionalmente instáveis (como em Os 12 Condenados), seria uma versão mais light do modo de agir do personagem McCoy.

spock

Spock: De longe o personagem mais popular da série, Spock é um personagem frio, lógico e calculista, mas também dono das melhores tiradas humorísticas da série, por conta do seu senso de humor involuntário… A aparência quase sintética, de semblante sempre sereno sem demonstrar emoções e fala monótona cairiam bem pra um ator como Anthony Perkins (que teria 34 anos em 1966), desde que interpretou Norman Bates em Psicose (em 1960) o ator enfileirou papéis em que interpretava personagens “esquisitos”, e o Spock se encaixa perfeitamente nessa regra.

kirk

Kirk: Pro capitão da Enterprise precisaríamos de um ator que personificasse o lado destemido, impulsivo e heróico que o personagem pedia… nos anos 60 um ator que cansou de viver papéis que mostravam essa faceta era Steve McQueen! Desde seu papel em Sete Homens e Um destino (em 1960) o ator enfileirou papéis de caras durões e destemidos, isso daria a McQueen, com 36 anos em 1966, a moral e cancha suficiente pra personificar um Capitão Kirk icônico nos cinemas.

Inimigos: Acho que os dois inimigos mais marcantes de Star Trek são Khan e também os klingons, qualquer um dos dois poderiam render um quebra legal num filme, sempre imaginei que um comandante klingon, com aquela empáfia que sua cultura marcial lhes dava seria um papel perfeito pra um ator como Yul Brynner

ini

Já Khanoonien Sing, ou simplesmente Khan, poderia ser interpretado por um cara tipo o Omar Sharif, que sempre interpretava personagens imponentes nos filmes que participava, como Lawrnece da Arábia, A Queda do Império Romano, Gengis Khan e o Magnífico.

Sobre Hell

O Hell, este que vos fala.

Além disso, verifique

A gente vimos: Bacurau (TEM SPOILER PRA CARALHO, VIU?) – ATUALIZADO –

Antes de mais nada, de repente cê leu mas não prestou atenção: tem spoiler. No …

298 comentários

  1. Luiz Felipe Oliveira Champloni

    Publica meu desenho, Réu!

  2. Ótimo trabalho, Catena!

  3. Post às 19h de uma sexta-feira, nossa, que grandes mudanças.

  4. O Que Aconteceria Se…O Catena não tivesse sido contratado?

    nada, NADA!

  5. o Catena não era o cãozinho da edição dos podcasts?

  6. Catena que pelo jeito já foi demitido, depois das declarações no twitta…

  7. Por que não contratam os filhas das putas que fazem o podcast dos leitores então?

  8. Os leitores é que vão fazer podcasts pro MdM até o Change voltar?É tudo o que o Hell queria,haha.

  9. Costinha de Cu é Rola

    Ow Hell, né por nada não, mas porque você não toma no Boga e não joga um podcast pra gente ouvir?

    Tenho faxina pra fazer amanhã e o Nerdcast tá mó chatão.

  10. Michal J. Tremendão

    Catenão tamo junto, fui ver seu twiter sumiu, seu face ta restrito, seu likedin sem amigos. Parabéns campeão, medinho de flash mob. Começou bem!

  11. Change, o cãozinho do berçário

    Esse post é do Catena!!! Aposto o toba do Wes, nisso!

    • Será que o Catena está postando na conta dos outros redatores por toda essa semana?

      • Change, o cãozinho do berçário

        certeza!
        Aí ele vai dizer “Semana passada fiz um monte de post e ninguém falou merda só porque tava assinado pelo Hell e o Algures”

        • Para isso, aqui vai minha resposta para essa situaçao hipotética:

          CATENA, POSTA SEM MEDO NA PROXIMA VEZ!

          • Ama de leite da Anderláine

            O Hell tá protegendo o sujeito, já notaram?
            Inclusive em outro post passado deu o ar da graça nos comentários para comunicar que o Cantena não postava porque ele não havia ainda liberado o acesso.

  12. Imaginem se seriado Friends nunca tivesse ido pra tv, nada dessa geração de cangurus coxinhas neuróticos, nada de “friendzone, daumtempo” e toda a burocracia insuportável que relacionamentos se tornaram. nada de moleques piranhos testando na pele os limites da lei de assédio sexual com uma camisa do panico e um chapéu de pagodeiro todonde, nada de hipsters de cafe com cachecol no pescoço escorrendo suor….

  13. só voltam com o podcast quando o change voltar?…acho que o Chegastena não agradou…(obviamente)

  14. Post de sobras do e-mail do MdM…. tem q começar de algum lugar né Catena

  15. Daqui há pouco um MdM vai reclamar q estão revirando o lixo dele

  16. Rodney "Dundee" Meneghell

    Vamos Catena assuma que esse post de merda é seu!

  17. Change, o cãozinho do berçário

    Esse post foi tão bom quanto pintar com Lukscolor

  18. Esses posts eram legais, lembro quando eram bem mais frequentes aqui no MdM. Mas essa galerinha que tá aqui hoje nem deve conhecer esses atores que o Hell colocou aí no post. Não gostei da mudança do Chekov, mas concordo que Yul Brinner como um general Klingon seria foda

  19. Coulson, O Filho Legal

    Aproveitando que o podcast pulou (e talvez só volte quando o Change voltar)

    IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIHH, então minha teoria de que o cu do Catena não tinha agradado tava certo…

  20. Kratosac DitaduraReversalRussa

    O Hell, esses filmes da década de 60 você assistiu no cinema???

  21. O que aconteceria se: O Catena não tivesse perdido o podcast no cú dele

  22. Colocaram o Catena pra editar, ele descobriu que isso demora, é difícil e chato pra caralho e o temporário simplesmente nem editou, né?

  23. Você percebe que está velho quando consegue fazer um Elenco MdM com atores americanos dos anos 60…

  24. Meu pai era grande fã do Steve McQueen e teve uma vez que eu tava assistindo Star Trek 2,meu pai falou justamente isso prá mim,que o McQueen poderia ser facil o Capitão Kirk.

    • O problema é que se o vilão fosse o Yul Brynner iria transformá-lo no Steve MyQueen
      (Essa referência é difícil mesmo. Dou a dica do “Ana e o Rei”)

  25. Um pistoleiro chamado papa cú

    Acho que os dois inimigos mais marcantes de Star Wars são Khan e também os klingons



  26. Comercial da nike sobre a copa do mundo, aonde as pessoas vão falando o nome dos jogadores e vão se transformando nele, dai alguem fala Hulk e se transforma no HUlK mesmo, até em comercial a marvel ta levando os herois.

  27. O Spock na versão cinematografica além das orelhas pontudas , ia ser chamado de pescoçudo pelo Mccoy , que ja seria mais orelhudo que Spock

    • Ama de leite da Anderláine

      Aproveitando a ocasião, acho o Spock da Nova Geração feito pelo Zacarias Quinto totalmente equivocado. Ele não é lógico, é somente um burocrata. “By the book”, como diz o Rei dos Escritores.

      • Verdade , notei isso , apesar que Spock sempre teve um que de respeitar as regras e tal mas em um episódio da série ele desrespeitar algumas pra salvar o antigo capitão que tava totalmente vegetativo pra ir no planeta onde ele seria saudavel

  28. EU SABIA QUE NÃO IA TER CAST!!!! PORRA XANJI!!!!

  29. Ama de leite da Anderláine

    Essa porra tá toda errada. Segue o elenco correto:
    Uhura – Adele Fátima
    Sr. Sulu – Zacarias
    Sr. Chekov – Chaves
    Scotty – Tião Macalé
    Dr. McCoy – Costinha
    Spock – Mussum
    Capitão Kirk – Ted Boy Marino

    Khan – Sargento Pincel ( ou Sr. Madruga )
    Klingons – Grande Otelo e Paulo SIlvino

  30. Algures, o adolescente comedor

    O quão merda sou por nunca ter assistido Star Trek e Star Wars?

  31. Vamos gravar o podcast dos leitores daqui a pouco, galeres. Se preparem que vai ser ao vivo.

  32. Ama de leite da Anderláine

    Já começou, produção?

  33. Mário, aquele mesmo

    O hell, vocês não vão dar um login pro catena postar não?
    Manda ele assinar pelo menos!!!!

    • Melhor não, a última vez que fizeram isso o estagiário começou a brilhar demais… sem contar que é chégas do Catena, então…

  34. COMEÇOU A GRAVAÇÃO DOS LEITORES!



  35. Sir Jones Kast, Ph.D.

    Joga a bundinha do Catena para galera, queremos nos divertir.

  36. Ama de leite da Anderláine

    Promoção “Meu Cabaço Minha Vida” patrocinado pelo Podcast Badernista dos Leitores

  37. Ama de leite da Anderláine

    Cãozinho do Podcast declara que frequenta regularmente os cinemas pornôs pelo Brasil afora fazendo test drive dos assentos.

  38. Ama de leite da Anderláine

    Tatuagem de golfinho babando no pau de uma caveira de escafandro patrocinada pelo MDM fica em 2o lugar em concurso:
    http://www.buzzfeed.com/rafaelcapanema/homem-internet-tatuagens-pinto-udr
    Parabéns a todos os envolvidos.

  39. Ama de leite da Anderláine

    E fim de jogo. Parabéns a todos. Um abraço na ex-ex, futura ex-ex-ex.

  40. “O Elenco MdM aparece com uma nova proposta…”

    Pau no seu cu, Hell.

    Vou ler hqs.

    • Não foi o Hell, Paulo, esse aí é o Catena fazendo merda depois de descobrir a senha da conta do chefe.

      Se fosse post do Hell, o post começaria com ele xingando a gente como sempre.

      • Ama de leite da Anderláine

        “Aí, Cateta, faz um post qualquer aí, mas vou lançar eu mesmo pra ver a reação da corja de leitores e ir laceando seu cu pra trolha que vem por aí. Valeu.”
        “Sim , sinhô. Tem um game que foi lançado esse mês que…”
        “Porra, Caneta, quer levar uma bifa, seu filha da puta? Post zueira, sem game, sem mangá, sem anime!”
        “Sim , sinhô. Foi ma…”
        “Vaza!”
        “Si…”
        “__”
        “…”

      • Hell acobertando a sua rangada

    • Pequeno Cícero Baby

      Vai ler as HQs em braile na giromba do Hell.

    • Sir Jones Kast, Ph.D.

      Pau no seu cu, Hell.

      Olha, se revoltou!

      Rompe ele de novo, Hell.

  41. O Chekov poderia ser o Costinha. Ele tinha 43 anos em 66, sabia contar piadas de russos e apresentaria o primo de Piracicaba pra Uhura.

  42. Sir Jones Kast, Ph.D.

    Como de praxe, só para não perder o costume:

    STAR WARS >>>>>>>>>>>>>>>>>>> galáxias e mais galáxias de distância >>>>>>>>> Star TrekO.

    CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA, Trekkies.

  43. Sir Jones Kast, Ph.D.

    E aí, já nasceu a “Anderlaine Aldebaran de Touro Gomes“?!

    Se sim, quero mandar um JASPION original da Bandai de presente pra ela.

    • Manda um Aldebaran quebrado de 50 reais.

      • Ama de leite da Anderláine

        E uma quentinha do Angu do Gomes pra família.

      • Sir Jones Kast, Ph.D.

        Porra, eu tenho um Aldebaran antigo, dos Paraguai que as armaduras não seguravam de maneira alguma, acho que ele vale, mesmo assim, bem mais que 50 pilas hoje.
        Tenho um Aldebaran Cloth Myth e já encomendei um Saint Cloth Myth EX, cada um vale no mínimo uns 350 reais (o primeiro) e o segundo, uns 500 reais a mais.

        O Change não merece tanto, mesmo o do Paraguai da década de 90 é muito ainda para ele.

    • De onde saiu essa estória envolvendo o Caveleiro de Ouro mais FODA de todos, todos, TODOS!! Algum podcast passado? Não ouço faz tempo…

      • Sir Jones Kast, Ph.D.

        HAUhAuhaUA, not!

        Ora, eu que inventei agora, o Change disse que era para ela ter nascido essa semana, mais ou menos ontem, pela data ela nasceu ou nascerá até o dia 20 de Maio, ou sejE, do signo de TOURO. Pegando a deixa, de Aldebaram, brasileiro e o cavaleiro, como bem disse, mais foda de todos, o de Touro.

    • e um pacotinho de pipoquinha clark

      • Pequeno Cícero Baby

        Kkkkkkk a família Kent tá usando o milho da fazenda pra vender pipoquinha?

        • Referencias junguianas nesse blog de marvetes safadus
          *mentira, nunca comi essa merda então não sei nem como escreve

        • sim, uma referência junguiana nesse blog marvete safadu

          • Sir Jones Kast, Ph.D.

            Ultra – DCneco.
            P. Porco – DCneco.
            Algures – DCneco.
            Cortixa – DCneco.
            Nerd Reverso (Quem?) – DCneco.
            Tripla – DCneco.
            Búguima – Noveleiro, logo DCneco.

            Hell – DCneco, mais ou menos, mais ou menos…tá no muro. Mas no fundo tem o coração Marvete.

            Change – Marvete, mas que só sabe falar MAL da Marvel, ou sejE, um DCneco enrustido.

            Mallandrox – OtaKu!

            RedIsnE Buxemí – CONAN, e nada mais!

            Catena – vai tomar no cu!

            Logo, tu ainda tem a pança de alegar que esse blog/site é Marvete?! Porra, Chuchu!!!

        • Sir Jones Kast, Ph.D.

          Prefiro comer PaSSoquinha, tem que ensinar a menina o que é comida de verdade.

          Pipoquinhas ClaRK não constrói nada! Só destrói…destrói prédios, cidades, postos de gasolina, trens e quebra pescoços.

    • Pequeno Cícero Baby

      A filha é de tôro, e o pai gosta de tora.

  44. O que aconteceria se o Corto nunva tivesse ido pro MDM?

  45. Um final de semana abençoado nas graças do senhor para todos esses blasfemadores leitores.

  46. Só tem leitor com aparência que acabou de sair do inferno.

  47. Duo Armadixwell Piloto d'Xanji

    Cara, eu tava assistindo o batman do futuro denovo

    que merda, 80 anos de batema e o viado do bruce e da barbara viviam sendo aporrinhados pelo Bobo, o palhaço, o DADA

    Ai vem o Terry que é basicamente o Homen Aranha de Raiz da DC e Humilha o filha da puta de uma Forma que nem o batema tinha feito, o foda é que isso arremeteu ao final do TDK do frank miller e a piada mortal.
    proteção de editor é foda



    todos esses anos e so precisava apenas de alguém simplesmente dizendo que o coringa é um merda que nem o Justiceiro no crossover

  48. O Sulu era tão competente como espadachim que fazia esgrima até com as pregas.

  49. Conheço um cara que fazia a mesma coisa no blog ele, um tal de Sr. Sombrio.

  50. Ivan Cersosimo Valverde

    não existiria o sinal vulcano,pois nimoy o inventou.

  51. Pequeno Cícero Baby

    ENQUANTO ISSO, HÁ DUZENTOS PODCASTS ATR… ah, não foi podcast?! ah, depois eu volto então.

  52. Galera, eu acho que se contratassem mais um MDM o problema dos podcasts seria solucionado e eles sairiam toda semana.

  53. Coulson, O Filho Legal

    Novos rumores que o Momoa pode ser o Aquaman…
    Ah, Várner, pau no seu cu.

  54. Duo Armadixwell Piloto d'Xanji

    Odin comedor

    Angela é a Irma perdida do Loki e do Thor….

  55. Sir Jones Kast, Ph.D.

    Só pode ser sacanaGi…

    Vendo as fotos da Marcha dos MaLaconheiros em SP, esperava ver uma Coxinha por lá, mas olha só o que vejo:

    http://bit.ly/1lUebEq

    Dica: desenho, cartaz…coincidências?!

  56. No Omelete leitor fala que o Momoa seria um otimo Lobo …

  57. Duo Armadixwell Piloto d'Xanji

    pois não é que o Bill Gates provou que a porra do cemitério da ATARI existe no novo mexico

    http://www.polygon.com/2014/4/26/5656282/atari-et-landfill-new-mexico-found-cartridges

    Ate o jogo do Iron cable e mais facil e menos horrivel do que essa merda

    se bem que nesse momento os putos do 99 vidas devem estar tendo achaques de bambi nesse momento

  58. Pequeno Cícero Baby

    Se esse post fosse do Algures, já teria uns 900 comentários.

  59. Galerinha reclamando que essa semana ficou sem cast, o Dr. Bernardo tem uma dica (feita via Twitter):
    Escutem o RapaduraCast sobre o filme “Divergente”, que “tá mara”

  60. Kratosac DitaduraReversalRussa

    bate papo com o cabeça de teia que tá aparecendo a cabeça do meu pau https://www.youtube.com/watch?v=3ozkuV8Ye5w

  61. Ratinho com Trabuco

    O que aconteceria se Star Trek nunca tivesse ido pra TV?
    é óbOvio que estaria dentro do seu cu.

  62. Coulson, O Filho Legal

    Flamenguinho perdendo pro Corinthians.
    CHUUUUUUUUUUUUUPAAAAAAA NICOLAAAAAAU.

  63. Rodney "Dundee" Meneghell

    Tomei xicânte no cu, nesse cartola da rodada

    48.79 pontos

  64. Um pistoleiro chamado papa cú

    e pra fechar o final de semana com chave de merda

    http://www.megahero.com.br/2014/04/fox-esta-considerando-seriado-sobre-x.html

  65. A feiticeira Scarlate não estara no x-men dias de um futuro melhor aquela será uma irmã menor 😛

  66. Pequeno Cícero Baby

    CARALHO!!!! A SÉRIE DO GAME OF THRONES TÁ MOSTRANDO PARADAS TOTALMENTE NOVAS, QUE AINDA SERIAM EXPLICADAS NOS LIVROS!

  67. Pequeno Cícero Baby

    Kkkkkkkkk fica a mensagem aí do Yu Yu Hakusho pros leitores do MdM: “se seu coração é de mulher, trate de se tornar uma mulher por inteiro” kkkkkkkkkk por isso que o Porco curte parada de otaku!

  68. Coulson, O Filho Legal

    FILME DA LIGA DA JUSTIÇA CONFIRMADO!
    IT’S HAPPENING, MOTHERFUCKERS!
    http://www.terrazero.com.br/v2/2014/04/bomba-filme-da-liga-da-justica-por-zack-snyder-confirmado-e-mais/

  69. Após 2 rodadas os 10 primeiros da Liga Pague a Série B MdM são:1ºTapeTense 11 F.C0180.322ºAPITOAMIGO DO FLA FC0150.153ºbaile funk uca fc0148.624ºDisgraça E.C-1147.65ºreverso EC0142.226ºChororo dos Morangos-2141.877ºMil Grau S.C-5138.88ºBaile Funk0135.229ºChoro Livre F. C.0134.4210ºMIL GRAU CF0133.24

  70. Após 2 rodadas os 10 primeiros da Liga Eu Erro MdM são:
    1ºStallone Matador FC0152.422ºDisgraça E.C-1147.63ºRodneyMeneghell-1129.944ºSpurgeon E.C-1129.325ºFJKBR0107.546ºSuicide Terrorist199.047ºKaligunismo-397.968ºLojinha do MdM FC396.919ºPipoca Clac F.C-191.5610ºNanotime-491.08

  71. Aiai, mais uma semana pela frente.

  72. Instabilidade voltando, 3 “F5” pra poder carregar o site…

  73. Caramba, um post extremamente involuntário e que não é uma bosta fumegante, caramba, estou muito assustado, o mundo deve estar acabando.

  74. O mais louco é pensar que em um universo paralelo isso aconteceu de verdade e que o hell do mdm deste universo estaria hoje fazendo um post sobre “Como seria Star Trek se fosse um seriado de TV”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: