Home / HQ Nacional / O Auto da Compadecida vai ter versão em quadrinhos

O Auto da Compadecida vai ter versão em quadrinhos

compadecidacover

Ariano Suassuna é um dos escritores mais célebres do cenário nacional. Mas também é meio criacionista e acha que quadrinhos é “coisa de americano” (queria ver ele falar isso no Japão ou na Europa). Mas, como ninguém é perfeito, este velho maluco (e engraçadíssimo mesmo quando tá falando merda) têm seu lugar merecido entre os grandes nomes nacionais, especialmente por conta do clássico O Auto da Compadecida.

Apesar da aversão a “modelos estrangeiros”, vamos dizer assim (e QUE ASPECTO da cultura brasileira, ou da cultura de qualquer país que existe hoje, não é baseado num “modelo estrangeiro”? Enfim…), ele aceitou fazer uma exceção para o ilustrador pernambucano Jô Oliveira, que irá adaptar O Auto da Compadecida para o formato Graphic Novel.

20140613170150170665eJô Oliveira é o criador da história A Guerra do Reino Divino, inspirada na estética sertaneja das narrativas do Suassuna, que foi publicada em 76 e é considerada a primeira Graphic Novel brasileira (segundo a Wikipédia e o Diário de Pernambuco). Depois de contatado algumas vezes pelo ilustrador e ter recebido apenas respostas vagas, Suassuna resolveu autorizar a adaptação. A ideia de Jô Oliveira é adaptar a peça de teatro para um estilo literatura de cordel.

 

20140613165455341707i

20140613165420137548a

Olha, taí algo que me interessa muito. Espero que essa HQ saia, e que seja legal, que vai para minha estante certamente. Vai se tornar tão clássica quanto o Ariano Suassuna cantando PUNQUI (Ou será que é FUNQUI?):

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 36 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Nova hq no Catarse transforma pesadelos em criaturas reais

Em “A Noite Espera”, pesadelos são tornados reais literalmente (ou seria “literaturalmente”?) na forma de …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.