Home / Games / Nintendo quer Mario nos Smartphones, mas há resistência!

Nintendo quer Mario nos Smartphones, mas há resistência!

NEs-Emulator-Android

Nem mesmo o sensacional Mario Kart 8 está conseguindo salvar a Nintendo do desastre financeiro que tem sido o Wii-U.

Segundo o Business Journal, os acionistas e executivos da empresa estão entrando em conflito direto com o presidente da Nintendo Satoru Iwata. A alta cúpula está culpando o presidente da Nintendo pelo fraco desempenho financeiro (que mesmo com as 6,68 milhões de unidades de Mario Kart 8 ainda está tomando uma trozoba de US$ 92,6 milhões) e pelas fraquíssimas vendas do Wii-U.

Além disso, o gerenciamento interno da empresa ainda pede para que suas franquias populares marquem presença também nos celulares Android e iPhone, mercado que está extremamente em alta, ainda mais no Japão. O presidente é contrário a essa decisão – ele não quer levar Mario, Yoshi, Zelda, Kirby e cia para a plataforma mobile, insistindo nos consoles.

11_n64oid

Caras, eu entendo o pensamento de Satoru Iwata e sua preocupação em canibalizar os videogames levando seus carros-chefe para os celulares. As vendas dos videogames Nintendo vem se sustentando em cima de seus personagens desde o Nintendo 64, quando o console da Big-N finalmente ficara pra trás em performance.

Mas, será que Satoru deve mesmo subestimar o mercado mobile?

candy-crush-saga-v1-18-hack

Vamos analisar o Candy Crush Saga.

Por incrível que pareça, a arrecadação do primeiro trimestre da King, produtora do Candy Crush, foi de 661 milhões de dólares!!! Isso mesmo, esse foi o lucro de um “joguinho de merda” desse mercado tão subestimado que é o Mobile.

Sabem quanto a Nintendo arrecadou no mesmo período? Com todos os seus consoles, games e franquias?

441 milhões de dólares. 220 milhões a menos que um game que simplesmente repaginou o Bejewled.

E lembrando: Até o final do ano, o número de celulares no mundo chegará a quase 7 bilhões, perto do número de habitantes no planeta, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela União Internacional das Telecomunicações (UIT). E a penetração de celulares chegará a 96% em todo o mundo até dezembro, ainda segundo a UIT.

mejores-smartphones-2013

Como falei em um post passado, uma versão mobile de um game não necessariamente canibaliza a sua versão console. A versão mobile dos Skylanders e Rayman apenas mostram uma versão limitada e diferente de suas contrapartes do console – o que acaba se tornando um trampolim para os videogames.

Enquanto isso, a festa dos emuladores nos smartphones da vida rola solta! A nintendo, que adora adaptar seus clássicos para as gerações novas de seus consoles, podia fazer versões HDs para celulares e faturar uma grana.

Agora, só espero que, se a Nintendo optar por levar seus personagens para os celulares, ela não opte por fazer jogos fremiums!

a99a929ac37597760cb827ced1a6677d

d01a8855d006967c5c0695e159a2a64d

1ecf29124c9024315ea76edbb7d880ee

e5ddb9f7d367737f73476ea59f3819d7

Sobre Change

"Sabe outra coisa impossível? Um gorila montado no capitão América. Não sei pq achei essa imagem na internet, mas é sensacional"

Além disso, verifique

Dark Wizard, o jogo que você (provavelmente) não conheceu

O auge da minha vida gameística aconteceu ali pelos meus 11, 12 anos, nos primeiros …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.