As muitas faces de Ultron

Não faz tanto tempo assim, quando começaram a boatar que a Marvel faria um filme dos Vingadores, muita gente (este blog safado incluso) começou a especular quem seria o grande vilão. No final resolveram repetir o Loki e ficou tudo certo. Mas, e para o segundo filme?

Afinal, uma hora essa putaria precisaria acabar!

Logo quando saiu a confirmação do novo algoz dos vongadires – Ultron – muita gente (este colaborador safado incluso) começou a remoer a cuca para puxar da memória quem era o cabra. Pra mim, leitor ávido de Homem-aranha e associados, o nome só soava um sino, lá longe, dum cara que eu vi nas Guerras Secretas e que depois nunca mais, só uma ponta ocasional. Mesmo que – como nerd safado que sou – tenha decorado de cor e salteado com o tempo origem, poderes, e a cor da cueca favorita do vilão, na minha cronologia pessoal o robô fica no mesmo lugar da mina lembrança que o Kang e o Garra Sônica.

Então qual não foi minha surpresa quando descobri no meio do fuzuê pelo lançamento do próximo longa – Os Vingadores 2: A Era de Ultron – que o bichão prateado já teve várias encarnações no passar dos anos. Então se você, assim como eu, também não é o Hell e não viu todas, confira ai, em ordem cronológica!

Ultron – 1

O primeiro Ultron foi desenhado por John Buscema, em 1968, e era uma versão bem tosca para falar a verdade. Era um misto entre cabide de roupas, climatizador de ar e Dalek de Doutor Cuh Who. Vale lembrar no entanto que embora essa versão seja a primeira na cronologia, não foi a primeira apresentada ao público, aparecendo somente num recordatório.

Ultron – 5

Agora sim, também pelo traço do Buscema (mas com muita influência de Jack Kirby, se não estou falando merda), essa foi a primeira aparição do vilão para o público, já como inimigo dos Vingadores, também em 68.

E foi nesta mesma saga que apareceu o Visão (ou como eu falava quando era criança, “O Ajax da Marvel”).

Ultron – 6

No ano seguinte o personagem teve uma nova versão, desta vez pelo traço foda do Barry Windsor-Smith mas ainda CARREGADO de kirbyanismoMas já dá pra perceber mudanças sutis no elmo e na armadura.

Ultron – 7

Em 74, nas mãos de John Romita Jr., o robô acaba ganhando uma versão com feições mais humanas e até usou um COLLANT numa saga, quando se disfarçou de Omega, um inimigo dos Inumanos. Ah, os anos setenta…

Ultron – 8

Já em 77, pelas mãos do inigualável George Perez, o vilão volta mais uma vez ao seu habitual visual metálico, com modificações na armadura e já como um dos principais vilões da editora. Nessa fase também ocorre o arco que introduz a Jocasta, versão feminina do cara que assim como todo personagem Marvel desempregado, recebeu auxílio-desemprego foi membro dos Vingadores.

O personagem ganharia outra atualização (Ultron – 9), ainda sob a tutela de Perez, em 80, mas sem nenhuma alteração de design.

Ultron – 10

Em 82, Ron Wilson decidiu que as coisas andavam muito sérias e decidiu dar ao mundo seu primeiro Ultron VESGO.

Que embora não tenha lido essa HQ, pelo título vejo que além de vesgo, ele pode acabar sendo também CORNO. Do Coisa. Que merda.

Ultron – 11

Em 84, Mike Zeck trouxe sua versão para o personagem já durante as Guerras Secretas, num redesenho mais estilizado e ágil.

Tenho grande carinho por essa versão, pois foi meu primeiro contato com muita coisa do Universo Marvel, lá na saudosa Teia do Aranha.

Ultron – 12

Logo depois Bob Hall teve sua vez de desenhar o personagem que embora tenha ficado a mesma merda, só está aqui por esse momento “QUÉ UMA BALINHA? VEM CÁ PREU TE DÁ UMA BALINHA” do enlatado com seu criador, Hank Pym AHUAHAUAH

Não, eu também não leio os balões.

Ultron – 13

Agora em 90, o Romitinha nos surpreende trazendo um Ultron arrojado, diferente mas ainda respeitoso ao original, nas páginas do Demolidor.

Aliás esse é a minha versão favorita dessa lista, que anos mais tarde o Frank Miller chupinharia para fazer o legalzudo Big Guy. Não sabia que nos anos 90 o Romitinha conseguia desenhar alguma coisa que não parecesse um BONECO DE MASSINHA (RATINHOOO!)

O que não impediu, logo no ano seguinte, Paul Ryan cagasse no pau e relesse o desgin do Romita nos dando um Ultron MALHADO. Um robô. Malhado. Melhor que isso só o Daileon que o Marcelo Cassaro desenhava também nos anos 90! HAUAHUAHAUHA

CARREGADO NO WHEY

Ultron – 14

Ah, os anos noventa, onde tudo era massavéio e cheio de bolsos. Nada mais natural então que depois do Ultron malhado, tivéssemos o ULTRON MANGÁ.

Essa beleza é cortesia de David Ross, ainda em 92.

Ultron – 15

De volta ao personagem, George Perez assimiu os desenhos da minissérie Ultron Unlimited e desenhou logo uma CARALHADA de Ultronzes, trazendo tanto a versão 15 quanto a 17, 23, e até a 258!

ULTRONA ou “Ultronpelada nua pornor porfavor google agora”

Já em 2007, alguém achou uma idéia maneira pegar um robô que já foi cabideiro e musculoso para transformá-lo numa GOSTOSA. Sobrou para o pobre Frank Cho desenhar a versão feminina do personagem, com as feições de sua “mãe”, Janet van Dyne, a Vespa.

 Ultron Phalanx

Durante a saga Annihilation:Conquest, em 2008, Tom Raney desenhou uma nova versão do vilão, agora cavaleiro de ouro e praticamente onipotente, dominado pela entidade cósmica Parallax FALANGE.

Ultron Dourado

Para por fim agora termos o último redesign, no traço de Brian Hitch, já com as feições que a armadura deverá adquirir para o novo filme.

E aí leitor,  qual o seu Ultron favorito e – mais importante – QUEM IA NA ULTRONA???

Sair da versão mobile