Home / TV / A Era Quesada

A Era Quesada


Nacido em Nova Iorque, Queens, Quesada é formado na School Visual Arts, com bacharelado em ilustração. Em 1991, o atual editor da Marvel começa sua carreira no mundo dos quadrinhos na Valiant Comics como colorista.
Por ironia do destino, Quesada começa a desenhar na DC Comics, mais precisamente no Questão, com Denny O’Neil. Um pouco mais tarde ele participou da reformulação do Ray (lembram dele?). Obtendo um bom resultado, Quesada foi incubido de, junto com Danny O’Neil, criar o Azrael! Quesada lançou a Espada de Azrael, a minissérie que lançou o filho de São Dumas ao “estrelato”.

Algum tempo depois Joe redesenhou o uniforme do Batman e, quando se deu conta, estava fazendo trabalhos para as maiores editoras dos EUA: Marvel, DC, Image, Dark Horse e etc…
Em 1994, nosso jovem e promissor artista fundou, junto com a dupla de doises Jimmy Palmiotti e Lauri Bradach, a Event Comics. Depois de um bom tempo na Event Comics e fazendo vários trabalhinhos pelas outras editoras, em 1998 o selo Marvel Knights foi lançado!
Demolidor, Pantera Negra, Inumanos, Viúva Negra e o Justiceiro fizeram sucesso, e Quesada teve participação efetiva aí desenhando o Demolidor, em uma das melhores sagas do herói ao lado de Kevin Smith. Ainda em 2000 Quesada escreveu e desenhou o Homem-de-Ferro, um dos figurões da editora!
Em setembro de 2000 o Presidente da Marvel Bill Jemas convidou Quesada para ser o editor-chefe e ajudá-lo a guiar a editora para uma nova era! Durante os anos de seu cargo, Quesada elevou as vendas em 75%, quebrando vários e vários recordes! Atualmente, a Marvel abocanha quase metade das vendagens de gibi nos EUA.

Bem, essa foi uma pequena biografia de Joe Quesada, o polêmico e competente editor da Marvel. Vamos agora à análise de suas obras? Vamos lá!
Durante esses quatro anos de gestão, Quesada trouxe pra Marvel a melhor fase de sua história… e vou lhes dizer porque!
Vamos ao primeiro objetivo que parece ser o principal da “Era Q”, digamos assim: a humanização total dos personagens… E as linhas MAX, Ultimate e Knights estão aí pra isso. As três trouxeram à Marvel os melhores momentos de sua história: quer algo mais humano que Steve Rogers enfiando o cacete em Hank Pym por ter espancado sua esposa? Quer algo mais humano que os diálogos de Jessica Jones com Luke Cage em Alias? Quer algo mais humano que as atuais histórias do Demolidor escritas por Bendis?
Esses três selos trouxeram à Marvel três características que ajudaram a editora a aumentar as vendas em 75%: ação, humanização e, principalmente, RENOVAÇÃO! Quesada tem trabalhado muito para apagar algumas bobagens feitas pela Marvel nos anos 90… principalmente com os X-Men. Quando o editor-chefe da Marvel chamou Grant Morrison e deu carta-branca para o escritor fazer o que queria nós pudemos ver um dos melhores planejamentos de revistas com o aclamado “Manifesto Morrison”, que colocou os mutunas na linha (ok, ok… manifesto que foi pro inferno com o evento “X-Men Reload”… mas foi bom enquanto durou!).
A Linha Max representou um dos maiores avanços da editora… É claro que a linha Vertigo ainda dá um banho, mas temos que dar os devidos créditos ao selo MAX. Destaque total para Alias, que iniciou um novo conceito no mundo dos super-heróis. Fora o Luke Cage do Azzarello, o Thor de Garth Ennis e a maior série de super-heróis já feita nos últimos anos: Poder Supremo! Essa dispensa comentários.

Mas o grande sucesso mesmo vem na releitura do Universo Marvel: o Ultiverso! O Aranha ganhou uma releitura para os leitores mais novos, os X-Men vieram cheios de ação e Os Supremos foram o grande fenômeno dos últimos tempos. Os vingadores reganharam o carisma perdido ao longo dos anos com o Capitão Intolerante (ele dando um chute na cara de Bruce Banner foi genial), um Thor Hippie e um Homem-de-Ferro bêbo.
No selo Marvel Knights, o Justiceiro de Garth Ennis, o Demolidor de Bendis e o Hulk de Bruce Jones nos trouxeram histórias adultas que não duvidam de nossa inteligência.
Ok, já falamos dos três selos mais legais da editora. E o selo normal? Como fica? Aí podemos citar os heróis que estão em sua melhor fase: Homem-Aranha, Wolverine, Thor, X-Men e etc. Podem conferir!
É claro que a DC tem acertado bastante nos últimos tempos: as várias mini legais do Batman, Identity Crisis e as histórias do Arqueiro Verde estão arrebentando… Mas comparando a atual fase, a Marvel ganha de lavada!
Resumindo: Quesada tem suas falhas… É muito criticado principalmente por ser uma espécie de Eurico Miranda das HQ’s, mas convenhamos: A Marvel está em sua melhor fase. Parabéns ao gordinho!

Sobre Poderoso Porco

O mar não tem cabelos. Eu também não.

Além disso, verifique

FOLODA-SE O BATMAN! Veja o primeiro trailer da série dos Titãs com o Robin boladão!

Vocês já devem estar carecas de saber que a DC está investindo pesado em DC …

18 comentários

  1. Faltaram as cagadas, vai ter quesada a fase dois. É verdade muitos títulos muito bons ( pelo que eu escuto estou voltando as mensais agora). A questão do wolverine já era algo abusivo a muito tempo agora está no auge 4 equipes é sacanagem. Em relação a enxurrada de títulos quadrinhos são assim mesmo daqui a pouco cancelam vários. A dependência da marvel do Bendis é muito grande do Millar nem é tanto assim.

  2. Pensei que só eu era maluco de estar acordado esta hora, hehehe…
    Concordo com o sinestro, tambem tem o outro lado. Tem a saturação, a apelação, o plágio e a perda de qualidade devido à superprodução. Vamos ver as consequências disso a longo prazo. Os efeitos disso daqui a alguns anos. A saga do Aranha com os filhos da Gwen é um exemplo do que estou falando.
    O $u$$e$$o nem sempre está ligado à excelência.

  3. uma coisa da gestão Quesada que acabou e que eu adoraria que colocassem na dc mortos devem ficar mortos. É claro que eu ressucitaria uma galerinha(Guy Gardner por exemplo)antes de criar essa regra que seria uma espécie de dogma. A longo prazo não anonimo. Procure no fórum da panini, assim que voltar ao ar, as vendas da marvel já estão caindo no balanço feito de agora pra doze meses atrás. E a tendência é aumentar a queda dentyro de uns seis meses mais um pouco o Quesada sai e o mais engraçado. Vai entrar algúem que vai tomar entre as medidas algumas iguais a da primeira fase Quesada.

  4. Ainda não em convenceu o porque dele recontratar o Liefede… Deve ser pelo simples fato de ser polêmico!

  5. Pessoal, uma coisa está certa: a fase atual da Marvel é a MELHOR de sua história. Que$ada garante a grana com as merdas que ele vende, principalmente das milhões de revistas dos X-Men e Aranha. A Marvel é uma empresa e precisa lucrar. É uma empresa que tem como objetivo se manter no topo.
    E Que$ada nos traz as melhores histórias que a Marvel produziu. Isso é inegável, como o CBD falou.
    Nota 10 para Que$ada. Criticar o “gordinho” é fácil. Reconhecer seu sucesso é competência é difícil.

  6. E fica-se uma falsa ilusão de que a DC nçao faz nada que a Marvel faz. Fica-se a falsa ilusão da DC ser “o último romântico das HQ’s”. Bullshit!
    Se a Marvel tem o HA e X-Men, a DC tem o Batman e Superman.
    Se a Marvel tem o Wolverine, a DC tem o Batman.
    São duas empresas que precisam vender! A Marvel faz isso melhor e pronto.
    E a Marvel ainda nos trás melhores histórias. Então o ponto é da editora!

  7. “O $u$$e$$o nem sempre está ligado à excelência.”
    No caso da Marvel, está. As revistas como Supremos, Poder Supremo, X-Men, Demolidor, Justiceiro, Alias, Capitão Marvel, Quarteto, Wolverine e etc estão ótimas e são sucessos de vendas.

  8. Não-Fã-do Hal Jordan

    Quesada esmaga!!!!

  9. Putz, eu quase acreditei na opinião até ler quem tinha escrito…hehehehe Bem, tenho q admitir q o Joe evitou a Marvel de ir a bancarrota(o q eu naum sei se foi tão bom…) mas a q ponto isso? Desrespeitando os leitores com essas bizarrices?? Mas se bem q vende…entaum eu compararia os Marvetes aos Corinthianos, pior(ou melhor), vou usar a definição q um repórter da RedeTV deu como analogia: Marvete e Corinthiano é td igual, malokeiro e sofredor! huahuahuah

  10. é verdade! Há muito tempo não víamos tantos títulos bons da Marvel: Demolidor, Alias e HA Ultimate, de Bendis, Thor, Vingadores (do Johns), Hulk (Bruce Jones), X-Men (Morrison), Quarteto (Waid), Capitão Marvel (Peter David!!!), HA (Starcinksishrj, ainda bom no Brasil), Poder Supremo e ainda algumas boas mini-séries. Uma série de títulos assim nunca acontecia nos anos 90. Méritos do Que$ada!

  11. sem falar nos supremos…

  12. Acho q todos aqui estão ignorando o fator cinema… X-Men e Homem-Aranha ajudaram e muito na venda das revistas da Marvel… Não só a de seus respectivos heróis. A marca Marvel cresceu muito por causa dos filmes e isso é fato. Acho q a Marvel está bem hoje, não graças ao Que$ada. O responsável é Avi Arad, dono da Editora q fez ótimas escolhas de negócio.

  13. Cara ainda sou contra ele por ter quebrado uma regra que ele mesmo criou “não haverá ressucitações” Como é que fica o fim do universo Marvel Agora?

  14. Concordo que o grande responsável pelo sucesso da Marvel é um homem de negócios chamado Avi Arad, pelo que tudo indica ama muito a Marvel, e está explorando todo o potencial de seus personagens como entretenimento.

  15. “Capitão Marvel e etc estão ótimas e são sucessos de vendas.” Capitão Marvel é sucesso?Poxa estou desatualizado…

  16. O gordinho lança um porrilhão de títulos e todo mundo compra, pois afinal somos fãs e compramos tudo, mas Quesada, poderia começar a nos dar um bom motivo para isso?Demolidor,Alias,Thor, Vingadores,New X-Men,Homem Aranha,Hulk,Poder Supremo, Wolverine(Millar)e Supremos são bons mas são uma pequena parcela das revistas, o pior, Quesada e cia não conseguiram manter bons escritores e desenhistas na Marvel, fortalecendo a DC que pegou quase todos!

  17. O legal que eu achei nessa fase Quesada (inclusive com os X-Men) é o fato de não ficar revivendo a galera.
    morreu , morreu e ponto.

  18. Astrogildo, o Terceira Idade

    Estou aqui eu, gastando meu tempo que poderia está sendo utilizado em caçar umas pepecas, porém estou postando no MDM. E sobre o Quesada, bom ele sabe vender o peixe mais treme diante da pressão e acaba cagando no pau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários