Home / Marvel / Manara e a polêmica de bunda murcha

Manara e a polêmica de bunda murcha

Evidentemente, todo mundo viu a polêmica gerada pela capa variante produzida por ninguém menos que Milo Manara para o número de estréia da HQ da Mulher-Aranha. Evidentemente porque até o Búguima, que não lê o MdM, tá sabendo. Então… o que mais ainda precisa ser dito?

Muita coisa, mas vamos com calma.
Primeiro, qual é o problema da maldita capa? “É a sexualização? Mas não é o Manara? Reclamar de sexualização no trabalho dele é como reclamar que os filmes do Rocco Siffredi objetifica a mulher!”, vocês vão dizer.

E estarão certos em alguns pontos.
Tipo, reclamar que o Milo Manara, autor da série O Clic, que ilustrou o Kama Sutra e tantas outras coisas, que basicamente é um desenhista pornô, fez uma capa erotizada é no mínimo ignorância. É como reclamar que as coisas explodem nos filmes do Michael Bay.
Logo, pra mim o problema não é a hipersexualização da personagem. O problema é que trata-se de uma capa do Manara. Sim, ele é o rei da HQ pornô – é isso que ele faz, é por isso que ele é famoso. O problema dessa capa é que, comparada à toda história do Manara, comparada ao “portfólio” dele, é uma capa ruim. Porra, peguem as capas d’O Clic, peguem as capas de Bórgia, Gullivera, peguem mesmo a (pobre, tadinha) capa que ele fez com as X-Women… Daí, a capa da Mulher-Aranha fica, em sua construção, muito pobre. Parece alguém querendo causar mostrando uma bunda enluarada, coisa que o Manara, nos seus 70 milhões de anos de carreira, já não precisa fazer.

Milo Manara Gullivera

Ainda, a capa tem outros problemas, como a curvatura absurda do pescoço, a quase ausência do nariz e os beiços picados por marimbondos (sim. Eu sou preto, beiçudo e já tive a boca picada por um marimbondo na feira. Sei do que tô falando).
E nisso, pintaram os redesigns. Abrindo umas aspas, os redesigns viraram moda sobretudo depois que sites como o Escher Girls ou o The Hawkeye Initiative usaram desse recurso para criticar a representação feminina nos comics. No Caso Manara/Mulher-Aranha, o mais famoso redesign foi feito pelo Less tits n’ ass, more kickin’ ass (que resenheou também a capa xexelenta – Oh, really? – do Greg Land).

tumblr_nal87zmLYR1rnbeuro2_500

O redesign gerou controvérsia. E revolta. Como do Kevin Maguire (ele mesmo!):

Bem, vamos aos pontos: primeiro, o redesign é uma forma (gráfica) de crítica. E a crítica é crítica, ninguém é intocável. Manara, Stan Lee, Jack Kirby, Romita Jr., Kevin Maguire… pense em qualquer um: se estão na chuva é pra se molhar, e às os pingos veem grossos, às vezes veem finos. Acontece. Chamar a crítica de censurável me dá preguiça. E olha! Teve um cara que, se referindo ao trabalho de um gênio absoluto, falou que podia dar “mais polimento” ao trabalho dele. O cara que falou isso foi ninguém menos que Alex Ross e o gênio que ele ia “dar mais polimento”, era ninguém menos que Jack Kirby, mas disso ninguém reclamou. Assim como ninguém reclama dos incontááááááveis redesigns de “artes” do Liefeld. Looogo…

Outro redesign foi feito pelo Carlo Pagulayan, artista com trabalhos na Marvel. Ele fez uma modelagem em 3D pra justificar a anatomia manariana e, bem… Se por um lado ele teve uma sacada que o pessoal do “Less tits” não teve, que foi o fato da perna direita da personagem estar fora do prédio, para baixo, por outro ele também fingiu que não viu que o seu redesign confirma só parcialmente o desenho do Manara, porque, bem, ele de fato está inadequado. Observem aí a modificação da bunda, da angulação da cabeça (e, consequentemente, a torção do pescoço), etc.

10502501_10203825185804604_1580914403063340221_n

Enfim, o que me deixa desgraçado da minha cabeça é a Marvel já ter censurado capas muito melhores (e mais eróticas) do que essa e… agora taí fingindo de morta pra comer o coveiro. Como não se lembrar daquela capa do Frank Cho pro Homem-Aranha em que ele teve de acrescentar uma toalha na bunda da Mary Jane?

Spidey2

Mais do que isso, tentando desesperadamente emplacar uma personagem feminina (Miss e Capitã Marvel, agora a Mulher-Aranha), faz sentido chamar o Manara pra fazer a capa? Ou colocar o Greg Land(!) no miolo? A ideia é emplacar com a galera fapista e só?
Como eu disse lá no podcast sobre o uniforme da Batgirl: não tem problema em uma personagem de quadrinho ser hipersexualizada. O problema é serem TODAS assim

(ô Fiorito, valeu pelos links!)

Sobre Poderoso Porco

O mar não tem cabelos. Eu também não.

Além disso, verifique

Nova hq no Catarse transforma pesadelos em criaturas reais

Em “A Noite Espera”, pesadelos são tornados reais literalmente (ou seria “literaturalmente”?) na forma de …

1.806 comentários

  1. bom post!

  2. A Capa é grotesca. Faltava o Porco vir reclamar também, mas como aqui é o MdM, as reclamações chegam atrasadas, Mercenários fracasso de bilheteria, Tartarugas mutantes ninjas, e hoje não tem podcast.

    Resumo do dia.

  3. Muito mimimi só por conta de uma rába pra cima…

    e nem perceberam a celebração do amor, a parada tem forma de coração !!!

  4. André Luiz da Silva

    Jenna Presley

  5. Que tecido maravilhoso, ‘e praticamente uma pele. No mais, nada de mais. Quem me dera esse empenho da critica com as mulheres do Liefield……

  6. Se tivesse usado o Mallandrox como modelo nada disso teria acontecido!

  7. Vote Capivaroto Raccoon 69!

    Porco aumentou meu comentário num baita texto.
    Concordo.
    E se reclamarem dou pra ele

  8. FRANK XOW !!!!

  9. Esqueceu de escrever que não vai ter podcast…

  10. EU GOSTEI! BUNDAS ME DIVERTEM!

  11. POSSO SER UM PERDEDOR MAS NO FIM DA SEMANA TEM PODCAST MDM, POSSO SER UM PERDEDOR MAS NO FIM DA SEMANA TEM PODCAST MDM

  12. Vote Capivaroto Raccoon 69!

    Enquanto isso no Horário Eleitoral: “Raio Privatizador”



  13. Pois é. Eu já prestei minha homenagem a essa capa, mas eu tenho que concordar que ela é mal desenha pra caramba.
    Levando em conta todas as coisas que um artista leva pra fazer um desenho bacana, esse tá ó.. uma bosta.

    mas não vai impedir de eu salvar a imagem na mina pasta de hentais e rule34

  14. quem tem vida sexual não se preocupa com este tipo de questão!

  15. Rodney "original" Meneghell

    Vim pelos comentários.

  16. Pensei que o Porco só entendia de anatomia Ariadiana.

  17. Vou ali ouvir um netcast sobre os filmes da editora menor.

  18. Parabéns Porco, estava procurando um post decente sobre o assunto.

    A sensualização das personagens não é o problema, porém o emplacamento de que a personagem se veste de qualquer jeito para mostrar que ela tem uma “personalidade forte” e que não rende a “sociedade machista” é algo que só é abordado em um balão de pensamentos da personagem e olha lá.

    A revista da Mulher-Maravilha do inicio dos novos52 está ai mostrando que personagens femininas não precisam ter conexão totalmente explicita com sexualidade.

    E sobre a capa do Milo Manara. Bom é Milo Manara, é de se esperar algo deste tipo.

    obs:Esqueceu de escrever que não vai ter podcast

  19. BUNDA É BOM, BUNDA É BOM!

  20. teste

  21. Astrogildo, o Terceira Idade

    Mesmo disforme, ainda pegava

  22. Weslunatic Gay Sexercise MdM

    Vai que o autor da capa acha que toda mulher nos quadrinhos é piranha, uai.

    Ele já é velho mesmo, não me surpreenderia.

  23. cara…alguem sabe se o sarpiere ainda ta desenhando a Druuna???

  24. Vote Capivaroto Raccoon 69!

    6683

  25. Vote Capivaroto Raccoon 69!

    4023

  26. SÃO MUITO VIADOS MESMO PRA RECLAMAR DE BUNDA

  27. porco levou picada na boca? Hmmmmm significa?

  28. “Hoje nós não teremos podcast”… Porra meu, puta SPOILER gratuito! hahahahaha

  29. Nova Série Original do Netflix: Bojack Horseman

    Cavalo estrela de uma série dos anos 90, 20 anos depois é um bêbado que trepa com qualquer uma e que tem dificuldades para escrever sua biografia e sair do ostracismo. A animação é até engraçadinha, a dublagem, tanto a americana quanto a brasileira, são muito boas, mas os episódios que vi, achei bem sem graça. Talvez continue…



  30. Liefeld do Futuro Melhor

    Pra mim… O probRema foi chamarem o Manara.

  31. Doutor Whozão p/ Vereador

    Isso cansa, véi, na boa.
    Me parece que os críticos “gráficos” não leram muitos quadrinhos, mas vou fazer uma gentileza e lembrar que o desenho da Mulher-Aranha do Homem-Aranha, além de milhares de personagens, muitas vezes é caracterizado por alterações em sua anatomia que reforçam e exageram a flexibilidade desses personagens, tentando aproximá-los de seus temas animais – como também a Tigresa, Mulher-Gato, Pantera Negra. Do mesmo modo, outros personagens como Hulk e Superman tem enfatizada e exagerada sua força física através das proporções não humanas de sua musculatura. Não vou nem citar e linkar exemplos porque estou cansado e velho.
    Ou seges, o recurso de “correção anatômica” do desenho original está baseado na falácia de que os personagens têm anatomias de humanos normais, como as nossas, e por isso, como o Change, ERRRAAA – e manipula a argumentação para provar seu ponto.
    Sobre a questão da hipersexualização nas hqs, que porra de pauta chata que isso tá ficando.

  32. A DC PÇÃO AUMENTA A CADA DIA

    Érico Borgo
    ‏@erico_borgo

    2 min

    Hasta luego, México! Embarcando para Atlanta e o #EmmyAwards

    Expandir

    Responder

    Retweetar

    Curtir

    Hell do MdM
    ‏@Ivokleber

    36 seg

    @erico_borgo Manda um alô pro pessoal do MdM ao vivo na transmissão! aheuaehauehaeu!

  33. Weslunatic Gay Sexercise MdM

    Se virarmos essa capa de ponta cabeça, a bunda vira um pinto vermelho.

    Um pinto taludo, diga-se de passagem, não terminado, claro, falta a glande.

  34. Enquanto isso, nos comentários do JN, Affonso Solano em pessoa desceu à zona de comentários.

    Vou chamar ele pra vir pra cá.

  35. E não é só no Brasil não. IPs das Câmaras dos Representantes dos Estados Unidos da América(do norte…) foram bloqueados por modificarem certas páginas com ofensas a transexuais. Não sei o que tem a ver com o MdM, mas achei que nesse poste caberiam notícias anti-transfobia.

  36. Pois é… se querem culpar alguém tem que culpar a Marvel que chamou o Manara. Ele só fez o que ele faz. Agora chamaram o Greg Land que desenha em cima de porno e o Manara que desenha Porno… lógicamente queriam polemica na dobradinha.

    No mais, se tivesse vivo poderiam ter Guido Crepax tb.

  37. Cara, juro que não entendo essa caralhada de discussões sobre uma coisa tão obóvia: editoras querem vender revistas, não mudar o mundo (sem entrar no mérito). E o público alvo médio desse tipo de quadrinhos é adolescente que tem tesão por uma porra dessas. Essa discussão é inócua, pois enquanto adolescentes babões continuarem se interessando por personagens femininas sensualizadas, as editoras continuarão produzindo personagens femininas erotizadas. Aliás, faço uma confissão: tinha maior tesão pela Titânia quando tinha uns 12 anos… Se ela estava em alguma história, era caixa.

  38. ForninhoOCãozinhoDosSonetos

    “a quase ausência do nariz e os beiços picados por marimbondos”, Manara sempre fez isso, acho que está mais ligado ao “estilo” do velho

  39. Teste

  40. CUIDADO SE O PORCO POSTOU ESSA MUIÉ ARANHA DEVE TER COBRA AÍ, CUIDADO SE O PORCO POSTOU ESSA MUIÉ ARANHA DEVE TER COBRA AÍ

  41. Tem gente que não gosta de bunda. Dum rego. Dum cu… Eu lambo a rabeta. Enfio a lingua no cuzinho mesmo. Começo chupano a buça, e no embalo ja enfio a lingua no furinho. A safada fica louquinha, pronta pra ceder o furico…

  42. Falar da polêmica capa do Manara é mole, é lindo, quero ver fazer um post explicando porque você acha Sandman prolixo…

  43. Deixa o véio… o cara faz isso a 400 anos, agora vão reclamar.

  44. Weslunatic Gay Sexercise MdM

    Queria ver se fosse um herói com o pacote bem marcado, humilhando os menos abastados, ehehehehe.

    Vida longa ao Dr. Manhattam.

  45. Vote Capivaroto Raccoon 69!

    TAVA FICANDO DEPRESSIVO QUE VOCÊS NÃO COMENTAVAM MAIS!

    MAS ERA APENAS UMA NOVA TRAVA NO SISTEMA DO CLIENTE QUE NÃO ATUALIZA O DISQUS TOMATICAMENTE

  46. SUPERMAN V BATMAN V CORTO QUEM VC COMERIA, QUEM CASARIA E QUEM JOGARIA DO BARRANCO?

  47. QUEM FALAR MAL DO MANARA ANTES TEM QUE IR LÁ DESCER O PAU NO AFFONSO SOLANO… AH VÁ A MERDA, VÁ A MERDA!!!!!!!!!!!!

  48. Quanto a polêmica, deixo vocês com a mensagem do grande filósofo Alexandre Frota…

    “O negócio é comer cu e boceta!”

  49. Astrogildo, o Terceira Idade

    Caralho acabei de achar algo que pensava que não existia: Chaves versão ponor nua pelada hq

  50. Rodney "original" Meneghell

    Não tem podcast só me resta beber catuaba e ouvir hip hop.

  51. Game Metal Gear Rising para PS3 ou X360 por R$ 18,90.
    Alguns dias atraixxx tava 30,00.

    O jogo é tão bosta assim?

  52. Porno quem faz é a sua mãe! Ele faz quadrinhos eróticos.

  53. A única coisa pra reclamar e a qualidade do desenho… Manara já foi melhor nas putaria!

  54. Duo de Brando "O Fabulosa!"

    20 desocupados no grupo do mdm, e Nenhum tem o Age II da zueira

  55. Rodney "original" Meneghell

    Catuaba, amendoin, ginsen, rabo de macaco, ovo de pata e farinha da raspa do beringuelo do boto.

  56. Sir Jones Kast, Ph.D.

    Que mundo de merda, é muita VIADICE e BICHICHE procurar e achar defeitos nesse desenho da Mulé Aranha.

    A bunda tá demais? Tá errada? Americanos não sabem o que é bunda, só peitos. Americanas tem bunda de tábua rasa, sem bunda ou quase nenhuma. Eles lá entendem de bunda. Meu pau entende de bunda mais do que todos os americanos juntos.

    BICHAS DE MERDA.

    P.S. Não li o post, nem o anterior, mas estão reclamando do desenho, isso deu pra perceber.

    P.S.2 Solta o PODCAST, só vim hoje aqui para isso.

    PS3: Se não tiver podcast, é o que eu vou jogar, PS3.

  57. As feministas deviam estar de bobeira pela rede ai essa imagem caiu no colo delas, só pode. Tem mais de 5 anos que o cara faz essas capas (já fez até coisa pior) e só agora elas vem grilar… se elas comprassem quadrinhos tinha até direito de reclamar, MAS NEM ISSO ELAS FAZEM, FICAM SÓ NO FACEBOOK ESPERANDO A POLEMICA DO DIA, VÃOTOMARNOCUUUUU!!!!

  58. Esse “Less tits n’ ass, more kickin’ ass“ ta fudido. Nunca mais pega frila da Marvel.

  59. se fosse um desenho do liefeld, ninguem taria reclamando… bando de desocupados

  60. Duo de Brando "O Fabulosa!"

    mas que filha da puta vejam voces

    dublagem nova do madagascar agora tem o Julian falando “O Rei Julian Original”

    Dublagem do RJ com Butthurt da Dreamworks?

  61. IHHHHHHHHHHHH DEU RUIM NO TWITTER

  62. Thales Martins
    ‏@thethales

    19 min

    Ouvindo músicas populares para um projeto, lembrei dos amigos @bernardocury e @lucas_ed ouvindo essa: https:// http://www.youtube.com /watch?v=M9v29xm9VX8 … Cc @Ivokleber
    Ricardo Braga – Uma estrela vai brilhar ( Visite no Orkut CONHEÇO…

    Bernardo Cury
    ‏@bernardocury

    6 min

    @thethales Tá querendo chamar atenção numa sexta a tarde, cara? Pega a melancia e enfia no cu. Mais fácil!

  63. Astrogildo, o Terceira Idade

    O rato, o pássaro e a salsicha

    Era uma vez um rato, um pássaro e uma salsicha. Os três eram superamigos e moravam juntos em uma pequena casinha na floresta. Como qualquer pessoa que divida uma casa com alguém, cada um tinha uma tarefa para fazer.

    O pássaro devia sair e recolher madeira. O rato era o responsável por carregar água e acender o fogo, enquanto a salsicha cozinhava. Até aí, tudo bem, tudo ótimo, e a paz reinava no lar dessa estranha família feliz.

    Num belo dia, porém, o pássaro encontrou um amigo enquanto caminhava pela floresta à procura de lenha. O tal amigo começou a provocar o passarinho e a dizer que ele estava sendo bobo por fazer o serviço mais pesado, já que o rato e a salsicha ficavam em casa “sem fazer nada”. Cabeça oca, o passarinho caiu na lábia do tal amigo e decidiu abandonar seu trabalho.

    Quando voltou para casa, o pássaro disse ao rato e à salsicha que não iria mais trabalhar como escravo para eles, que, se eles quisessem madeira, que fossem buscar na floresta. O rato e a salsicha ficaram surpresos, mas acabaram concordando em trocar suas funções.

    Já no outro dia a salsicha saiu para buscar lenha. O tempo passou e ela não voltava nunca. O pássaro saiu nervoso à procura da amiga quando encontrou um cachorro com uma salsicha em sua boca. O passarinho implorou para que o cão não comesse a salsicha, mas o cachorro não deu ouvidos à ave, alegando que a salsicha já estava morta.

    O pássaro voltou para casa e descobriu que o rato, que nunca foi um grande especialista em cozinhar, acabou caindo dentro da panela onde preparava o almoço e morreu. Desesperado, o pássaro espalhou madeira por todos os cantos da casa, incendiou o local e, claro, morreu também. E todos viveram felizes para sempre. No céu. Fim.