TV

Identity Crisis: o final!


***SPOILERS***

Bem, chega ao final a saga Identity Crisis, que abalou todo o Universo DC. Tenho em minhas mãos as cinco primeiras edições que minha Change Blog Mãe trouxe diretamente dos EUA e li o restante em scans que baixei pela internê.
Deixando de lado meu lado “Marvelmaníaco xiita e foda-se a DC”, tenho que concordar: Identity Crisis é bom prá caralho! Nunca os personagens da DC foram tão bem explorados assim. É como uma ótica “marvelista”, entendem? Meltzer faz com que os personagens sejam os mais humanos possíveis.
Meltzer tem seus méritos: em um universo cheio de poderes absurdos, ele fez uma quizumba do tamaho de um bonde sem ao menos envolver uma ameaça cósmica, como é de costume no DCU… Sinceramente, eu não vi nenhum escritor da DC fazer isso até hoje…
Foram sete edições que acompanhei alucinadamente com cada quadrinho, cada palavra, cada desenho. Meltzer conseguiu: mobilizou todos os fãs de quadrinhos e soube deixar todo mundo maluco de ansiedade. Há muito tempo a DC não fazia isso.
Arrisco-me a dizer: nem Bendis, nem Millar… o grande novo fodão se chama Meltzer!
Maaaaaaas nem tudo são flores. Meltzer fez um trabalho tão bem prendendo a atenção de todo mundo que o final ficou um pouco, bem, decepcionante… com algumas falhas de roteiro…
O grande assassino não foi nenhum hiper-vilão fodão… Quem matou a mulher do Homem-bucha-elástico foi a Jean, mulher do Átomo… Pq ela fez isso? Ela é louca (sim, a velha e babaca desculpa da loucura, que justifica qualquer coisa)!
O lance é o seguinte, nerdalhada: a jean deveria apenas assustar Sue, fazendo com que os heróis se preocupassem com seus entes queridos, e assim o Elektron volta pra ela… Babaca? Sim, mas ela é “louca”… Olhem o que uma mulézinha comum fez: usou a tecnologia encolhedora do Elektron para entrar na casa dela… Como o susto não foi bem sucedido (ela acabou matando Sue), jean usou o lança-chamas para camuflar qualquer pista… Assim nem o Dr. Meia-Noite descobriria algo…

Ok, ok… Uma mulézinha comum usou a tecnologia do átomo, burlou todos os sistemas de segurança Kryptonianos, Thangarianos, Marcianos e o caralho a quatro e ainda enganou TODOS os heróis da DC. Alguns dizem que foi brilhante, outros afirmam que Meltzer forçou a barra prá caralho…
Não venho aqui entrar nesse ponto… O final pode ter sido meio broxante? Pode, mas foquem sua atenção para outros lances brilhantes da trama de Meltzer. Todo o lance de apagar a memória do Dr. Luz, do segredo da Liga, etc, etc, etc… E ainda tem muuuita coisa maneira que eu não vou falar aqui senão estraga a surpresa…
Meltzer fez um excelente trabalho. Foi um final fraquinho, mas fiquem ligados nas conseqüências que essa saga vai trazer ao Unierço DC… se forem bem trabalhadas e planejadas, é claro.
Nota final: 8,5 (se tivesse um final melhor, receberia um 10 tranquilamente)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo