Home / Quadrinhos / Tretas e falcatruas legais no mundo dos Super-Heróis!

Tretas e falcatruas legais no mundo dos Super-Heróis!

coverz

Pois é, nerds amaldiçoados… Vendo um artigo no Comic Bulletin, me deparei com uma lista de super-heróis criados só na base das artimanhas legais pra meter no rabo de alguém ou pra tirar o seu próprio da reta, mostrando que nem sempre a criação de um personagem provém de um insight de criatividade, HAUEHAEUAHEUAE…

Olha só que filhasdaputas vejam vocês:

lega1 Mulher-Aranha: A Marvel ficou sabendo que a Filmation (aquela que fazia os desenhos do He-Man) estava produzindo um desenho animado de uma tal de “Mulher Aranha”, a Marvel então correu pra criar uma personagem com esse nome ANTES da Filmation lançar seu desenho animado, e lá estava, em 1977 Jessica Drew estreando nas HQs.

A Filmation mudou o nome de sua personagem pra “Web-Woman” e a lançou no ano seguinte em desenho animado, mas a bagaça não fez sucesso, e só durou uma temporada.

webwo


proce2 Cristal: O Casablanca Records e Filmworks Studios tinham planos pra lançar uma nova série cinematográfica com uma personagem que seria a “crista da onda” nos anos 70, ela andava de patins, cantava música “Disco” e tinha o poder de criar luzes… Os estúdios então contrataram a Marvel pra que eles criassem uma personagem nas HQs igual a que eles iam lançar no filme, como uma forma de marketing viral…

Pediram que a personagem se encontrasse com seus principais personagens (como o Homem-Aranha e os X-Men) e que ela se parecesse com a Bo Derek (que iria interpretar a personagem nos cinemas)… Mas no fim das contas o projeto não deu certo e o filme não saiu, a Marvel puta da vida por ter dado tanto destaque pra personagem, sem que nada acontecesse, acabou entrando na justiça contra os estúdios, e ficou com os direitos totais da Cristal. Agora tá explicado porque diabos uma personagem tão merda aparecia tanto nas HQs da Marvel nos anos 70! AHEUAHEUAEHAE

dazzler


lega3Homem-Elástico: Era início dos anos 60, e Julius Schwartz tinha pensado numa história batuta pro Flash com a participação do Homem-Borracha, mas ele foi orientado pela própria DC que não seria “seguro” utilizar o personagem, já que ele pertencera à Quality Comics, que tivera sido adquirida pela DC alguns anos antes (em 1957), mas algumas pendências judiciais da aquisição ainda não estavam totalmente resolvidas, e as coisas não eram completamente claras, pois alguns personagens da editora estavam licenciados para outros estúdios e eles não sabiam se o Homem-Borracha era um deles…

Schwartz então inventou o Homem-Elástico, que em essência tinha os mesmos poderes e até mesmo a mesma personalidade galhofa do Homem-Borracha, só pra usá-lo na história do Flash, no fim das contas a DC acabou com dois personagens quase iguais nas mãos.

plast


lega4Capitão Marvel: Olha só, a DC Comics meteu um processo na Fawcett Comics, alegando que o personagem Capitão Marvel era um plágio do Superman, a briga rolou até 1953, quando a Fawcett foi impedida de usar o Capitão Fraldinha, jogando o personagem no limbo…

Nesse meio tempo, a DC Comics começou a manobrar para adquirir os direitos dos personagens da Fawcett, e foi aí que a Marvel Comics se antenou que a DC pudesse ser dona de um personagem chamado Capitão MARVEL!!!

Eles foram lá e então, em 1967, criaram e registraram o seu Capitão Marvel, o guerreiro Kree renegado que dava as caras nas histórias do Vingadores… A DC só conseguiu adquirir os personagens da Fawcett em 1972, e teve alguns impedimentos legais pra relançar o seu Capitão Marvel, uma das cláusulas impostas pela Marvel era que as revistas do personagem nunca poderiam estampar em seu título principal o nome “Capitão Marvel”, e por isso, toda revista que a DC lança com o personagem leva um nome tipo “Shazam”,”Power of Shazam” e coisital…

shazz


lega6Mulher-Hulk: O ano era 1978 e a CBS tava bombando com o seriado televisivo do Incrível Hulk (aquele com o Lou Ferrigno)… A grana dos patrocinadores entrava fofa, e a Marvel obóviamente ganhava a sua parte.

Mas a CBS ficou impressionada com a boa recepção do público com uma série da ABC, a Mulher-Biônica (entre 76 e 78), e começou a pensar que ter uma série protagonizada por uma mulher poderia ser uma boa… Como o Hulk era sucesso, os caras imaginaram que uma VERSÃO FEMININA do Hulk poderia emplacar…

Só que a CBS planejava fazer isso de forma INDEPENDENTE, sem ter que pagar nada pra Marvel, pois a Mulher-Hulk seria uma personagem original da TV, sem nenhuma ligação com os quadrinhos, a coisa apertou quando a Marvel viu uma arte conceitual de uma mulher gigantesca e verde, que apareceria na série de comédia de Benny Hill, e aí o pau pegou!

A Marvel correu lá e produziu em 2 meses a primeira edição de Savage She-Hulk, em 1980… frustrando assim os planos da CBS, no fim das contas a série solo da Mulher-Hulk não saiu e Benny Hill até usou a mulher gigante num dos seus episódios em 1981, mas já chamando-a de Mulher-Hulk e certamente pagando um bereré pra Marvel.

benny


agentameFighting American: Em 1996 a Marvel resolveu renovar suas HQs, e a iniciativa de Heróis Renascem trouxe os artistas dissidentes da Image de volta pra editora, pra tocarem as revistas dos seus maiores personagens… Rob Liefeld ficou responsável pelo título do Capitão América.

Só que no ano seguinte, a Marvel passando por dificuldades financeiras, disse que Liefeld teria que aceitar uma redução de salário, como ele não acatou a editora o dispensou… Liefeld meio puto (e com diversos números da revista do Capitão América planejados e que não publicados) resolveu ir atrás da esposa do falecido Jack Kirby, pra comprar os direitos de um personagem do mestre chamado Fighting American, e assim usar as histórias que não foram aproveitadas pela Marvel.

Ele começou a usar então o Fighting American mas acabou não pagando o combinado e posteriormente impedido de usar o personagem, Liefeld então “criou” o AGENT AMERICAN, que era um personagem “parecido” como o Fighting American, e que também usava um escudo como o Capitão América, e resolveu continual publicando seus trabalhos… A Marvel obóviamente não gostou, e a parada foi pros tribunais. No fim das contas o Juiz decidiu que Liefeld poderia continuar publicando seu personagem, mas não poderia usar o codinome “Agent” mas tudo bem com o “America”… Ah, e ele também não poderia ser mostrado nas suas histórias ARREMESSANDO seu escudo (como o Capitas arremessa) AHEUAHEUAEHAUEHAE.

liefamer


O que eu acho? Como veem, processos e safadezas não são exclusividades do MdM!

Sobre Hell

O Hell, este que vos fala.

Além disso, verifique

Podcast MdM #491: Os Melhores e Piores X-Men de todos os tempos!

No podcast de hoje Julia, Change, Buchemi, 5 Horas, Leo Finocchi, Fiorito e Lojinha se …

165 comentários

  1. Agora, tem que fazer um “Tretas e Falcatruas do MdM”.

  2. Aquaman de BH#SapãoNoMdM

    Agora, tem que fazer um “Tretas e Falcatruas do MdM”.

  3. no fim das contas a DC acabou com dois personagens iguais nas mãos.

    Adquiriu o Homem-Elástico e o Homem-Borracha…… um belo de um excremento esse que a DC conseguiu… e em DOBRO!!!

  4. no fim das contas a DC acabou com dois personagens iguais nas mãos.

    Adquiriu o Homem-Elástico e o Homem-Borracha…… um belo de um excremento esse que a DC conseguiu… e em DOBRO!!!

  5. no fim das contas a DC acabou com dois personagens iguais nas mãos.

    Dois personagens merdões, isso sim.

  6. isso sem contar no “Hall” de personagens da Image, que são coisas descaras, e que as normalmente tem histórias tão ruins quanto a dos personagens originais….

  7. no fim das contas a DC acabou com dois personagens iguais nas mãos.

    Dois personagens merdões, isso sim.

  8. isso sem contar no “Hall” de personagens da Image, que são coisas descaras, e que as normalmente tem histórias tão ruins quanto a dos personagens originais….

  9. T-51B Powermado_Xanji Fallaute

    tive a infelicidade de assistir a familia hulk hoje no DisneyXD, e que merda de desenho

    nem pra chamar a dubladora da she hulk do desenho do hulk dos anos 90, a Disney bancou a dublagem

  10. Duo Armadixwell Piloto d'Xanji

    tive a infelicidade de assistir a familia hulk hoje no DisneyXD, e que merda de desenho

    nem pra chamar a dubladora da she hulk do desenho do hulk dos anos 90, a Disney bancou a dublagem

  11. Pequeno Cícero Badernista

    E agora o Comic Bulletin entrará com um processo contra o MdM por ter copiado o post deles. E o ciclo continua!

  12. E agora o Comic Bulletin entrará com um processo contra o MdM por ter copiado o post deles. E o ciclo continua!

  13. KD o podcast?

  14. KD o podcast?

  15. Se no titulo tem ‘ Tretas e Falcatruas ‘ também tem no texto Liefeld nele.

  16. Se no titulo tem ‘ Tretas e Falcatruas ‘ também tem no texto Liefeld nele.

  17. O titulo tinha que ser selo Stan Lee de falcatruas.

  18. Rodney "Dundee" Meneghell

    O titulo tinha que ser selo Stan Lee de falcatruas.

  19. tanto a Marvel quanto a DC se copiam desde os primórdios das HQs. vide Thanos e Darkside,aquaman e namor, solomon grundy e hulk

    • Não se esqueça do Homem-Coisa X Monstro do pantano, Arqueiro Verde X Gaviao Arqueiro, Patrulha do Destino X X-Men, Tornado Vermelho X Visão, Mulher Gato X Gata Negra, Desafiadores do Desconhecido X Quarteto Fantastico, entre outros mais.

  20. tanto a Marvel quanto a DC se copiam desde os primórdios das HQs. vide Thanos e Darkside,aquaman e namor, solomon grundy e hulk

    • Não se esqueça do Homem-Coisa X Monstro do pantano, Arqueiro Verde X Gaviao Arqueiro, Patrulha do Destino X X-Men, Tornado Vermelho X Visão, Mulher Gato X Gata Negra, Desafiadores do Desconhecido X Quarteto Fantastico, entre outros mais.

  21. Legal ver esse tipo de post por aqui, lembro que antigamente sempre rolava essas curiosidade, o hell falando sobre quadrinhos, o change falando sobre midias digitais. É legal ver vcs voltando com isso e com os posts coletivos tipo o top mdm

  22. Legal ver esse tipo de post por aqui, lembro que antigamente sempre rolava essas curiosidade, o hell falando sobre quadrinhos, o change falando sobre midias digitais. É legal ver vcs voltando com isso e com os posts coletivos tipo o top mdm

  23. apesar de já estar acostumado de chamá-lo de capitão marvel ,a DC agiu certo rebatizando ele como shazam. não é logico ter um personagem cujo nome faz propagando da sua principal concorrente.

    • Colírio com K-Y do Dr.Bernardo

      Apesar de que o Capitão Shazam foi criado na década de 30, pouco depois do Superman, e a Marvel Comics é da década de 60. E existiram uns Marvel Boys perdidos entre um e outro, em outras editoras.

  24. apesar de já estar acostumado de chamá-lo de capitão marvel ,a DC agiu certo rebatizando ele como shazam. não é logico ter um personagem cujo nome faz propagando da sua principal concorrente.

    • Ortopedista da Gwen Stacy

      Apesar de que o Capitão Shazam foi criado na década de 30, pouco depois do Superman, e a Marvel Comics é da década de 60. E existiram uns Marvel Boys perdidos entre um e outro, em outras editoras.

  25. Eita,e não é que essa Mulher Hulk aí na série do Benny Hill,tava bem maneira.

  26. Eita,e não é que essa Mulher Hulk aí na série do Benny Hill,tava bem maneira.

  27. We're up all night t'get LUCKY

    Hell, tu esqueceu de uma treta e falcatrua legal.
    Aquela do MDM, que começou copiando o Homolete e depois assumiu o caráter escroteiro e porrador. Viva o MDM! Long live the king!

  28. Hell, tu esqueceu de uma treta e falcatrua legal.
    Aquela do MDM, que começou copiando o Homolete e depois assumiu o caráter escroteiro e porrador. Viva o MDM! Long live the king!

  29. Post bem interessante! Informativo, divertido e polêmico, hauahuhaua.

    Anos ATRAIXXXX, li um livro foda chamado “Homens do Amanhã” do Gerard Jones (que também é roteirista de HQs). Esse livro narra a trajetória das HQs americanas desde o começo na década de 30 até os anos 90 usando como guia a criação do Superman, as mudanças do personagem, a adaptação para o cinema e a briga pelos direitos autorais.

    Segundo esse livro, as HQs foram criadas e gerenciadas por gente do pior tipo: gângsteres, valentões de rua, golpistas, empresários corruptos e todo tipo de malandro sem vergonha na cara procurando dinheiro fácil. Pior, você vai vendo como cada antigo dono de editora/investidor é apunhalado pelas costas e perde tudo para um cara mais malandro, que por sua vez se fode na mão do “sucessor”.

    Enquanto o público não sabia de nada, os artistas se fodiam na mão de gente que criava contratos absurdos e ameaça com armas, palavras e uma caralhada de processos. É um livro muito foda sobre deTRAIXXX dos bastidores, recomendo tanto quanto os serviços da senhora sua mãe, haehahehaee.

  30. Post bem interessante! Informativo, divertido e polêmico, hauahuhaua.

    Anos ATRAIXXXX, li um livro foda chamado “Homens do Amanhã” do Gerard Jones (que também é roteirista de HQs). Esse livro narra a trajetória das HQs americanas desde o começo na década de 30 até os anos 90 usando como guia a criação do Superman, as mudanças do personagem, a adaptação para o cinema e a briga pelos direitos autorais.

    Segundo esse livro, as HQs foram criadas e gerenciadas por gente do pior tipo: gângsteres, valentões de rua, golpistas, empresários corruptos e todo tipo de malandro sem vergonha na cara procurando dinheiro fácil. Pior, você vai vendo como cada antigo dono de editora/investidor é apunhalado pelas costas e perde tudo para um cara mais malandro, que por sua vez se fode na mão do “sucessor”.

    Enquanto o público não sabia de nada, os artistas se fodiam na mão de gente que criava contratos absurdos e ameaça com armas, palavras e uma caralhada de processos. É um livro muito foda sobre deTRAIXXX dos bastidores, recomendo tanto quanto os serviços da senhora sua mãe, haehahehaee.

  31. Demon King - El Rei dos Demonh

    Isso lembrou recentemente o caso do Superman , no qual os filhos e netos dos criadores tavam querendo ter os direitos do Superman e como havia risco de perder , a DC mudou o personagen no reboot tirando as cuecas e tirando o planeta diario e tudo envolvido , no fim ganhou mas ai ja era tarde e por isso o cara agora é blogueiro e não come mais a Lois

    • Colírio com K-Y do Dr.Bernardo

      A própria escolha do nome do filme, Mona de Estola, que foi produzido e lançado bem no final do processo, já era um plano de contingência para auma eventual trolha jurídica tomada pela DC e que impediria o uso do nome Supermano, que acabou não acontecendo.

    • Cara, mais uma vez, o buraco é mais embaixo… Segundo a filha do Siegel, numa carta aberta aos fãs, a Warner vivia ameaçando a família dela e inclusive teria invadido o escritório do advogado e roubado vários documentos:

      http://robot6.comicbookresources.com/2012/10/jerry-siegels-daughter-speaks-out-in-open-letter-to-superman-fans/

      …mas do outro lado, a galera diz que isso tudo é balela e que foi uma tática do advogado dela para conseguir mais grana da Warner. Segundo eu li em fóruns gringos (momento RÉU), a família dos Siegel só quer encher o rabo de grana mesmo, inclusive eles já teriam feito acordos com algumas empresas para explorar a marca do Super caso ganhassem o processo, e até pensavam em vender o Super de volta pra Warner/DC. É foda tentar escolher um lado nessa treta.

  32. Isso lembrou recentemente o caso do Superman , no qual os filhos e netos dos criadores tavam querendo ter os direitos do Superman e como havia risco de perder , a DC mudou o personagen no reboot tirando as cuecas e tirando o planeta diario e tudo envolvido , no fim ganhou mas ai ja era tarde e por isso o cara agora é blogueiro e não come mais a Lois

    • Ortopedista da Gwen Stacy

      A própria escolha do nome do filme, Mona de Estola, que foi produzido e lançado bem no final do processo, já era um plano de contingência para auma eventual trolha jurídica tomada pela DC e que impediria o uso do nome Supermano, que acabou não acontecendo.

    • Cara, mais uma vez, o buraco é mais embaixo… Segundo a filha do Siegel, numa carta aberta aos fãs, a Warner vivia ameaçando a família dela e inclusive teria invadido o escritório do advogado e roubado vários documentos:

      http://robot6.comicbookresources.com/2012/10/jerry-siegels-daughter-speaks-out-in-open-letter-to-superman-fans/

      …mas do outro lado, a galera diz que isso tudo é balela e que foi uma tática do advogado dela para conseguir mais grana da Warner. Segundo eu li em fóruns gringos (momento RÉU), a família dos Siegel só quer encher o rabo de grana mesmo, inclusive eles já teriam feito acordos com algumas empresas para explorar a marca do Super caso ganhassem o processo, e até pensavam em vender o Super de volta pra Warner/DC. É foda tentar escolher um lado nessa treta.

  33. uma personagem que seria a “crista da onda” nos anos 70, ela andava de patins, cantava música “Disco” e tinha poderes de criar luzes…

    Xanaduuuu… uhuuuuuu.

  34. uma personagem que seria a “crista da onda” nos anos 70, ela andava de patins, cantava música “Disco” e tinha poderes de criar luzes…

    Xanaduuuu… uhuuuuuu.

  35. Colírio com K-Y do Dr.Bernardo

    Nesse clima, cabei de ler Marvel Comics – A História Secreta, e resumindo o livro: quem está nessa indústria deve proteger seus cus respectivos pois todo mundo é filha da puta ou virjão deslumbrado. Sempre. E nas últimas décadas, hqs viraram um detalhe na franquia dos super-heróis, são no máximo para exposição e reforço da marca.

  36. Ortopedista da Gwen Stacy

    Nesse clima, cabei de ler Marvel Comics – A História Secreta, e resumindo o livro: quem está nessa indústria deve proteger seus cus respectivos pois todo mundo é filha da puta ou virjão deslumbrado. Sempre. E nas últimas décadas, hqs viraram um detalhe na franquia dos super-heróis, são no máximo para exposição e reforço da marca.

  37. Cagando um monte de Bosta

    olha, tão gastano todo os post elaborados em uma unica semana.

  38. Tenis de Papelão do Change

    olha, tão gastano todo os post elaborados em uma unica semana.

  39. esse Liefeld é muito metido. ele tentou ser mais safado que a casa das safadezas ideias e se fudeu… quem ele pensa que? é o Mallandrox?

    • Colírio com K-Y do Dr.Bernardo

      Acho que ele é mais um bobalhão inconsequente garoteando pela indústria das hqs do que um filho da puta PhD como o Todd McFarlane. Esse sim merece o título de Doutor Todd. Como o Stan “The Vaselina Man” Lee, que sempre que vinha uma trolha empresarial salvava somente o próprio cu e o resto do povo que se fodesse.

    • olho furado do rédsney buchemi

      muitos tentam, mas nem todos nascem com a estrelinha,

  40. esse Liefeld é muito metido. ele tentou ser mais safado que a casa das safadezas ideias e se fudeu… quem ele pensa que? é o Mallandrox?

  41. É a maior putaria

  42. É a maior putaria

  43. Colírio com K-Y do Dr.Bernardo

    Meninas, no clima do poste, uma foto para seus banheiros:
    http://www.farofeiros.com.br/wp-content/gallery/marola/stanlee1.jpg

  44. Ortopedista da Gwen Stacy

    Meninas, no clima do poste, uma foto para seus banheiros:

    http://www.farofeiros.com.br/wp-content/gallery/marola/stanlee1.jpg

    ( Sim, é o Stan Lee e não, não é montagem. )

  45. Olha só que merda esse Fighting America… Até quando o assunto é safadeza, o Liefeld consegue ser o pior…

  46. Olha só que merda esse Fighting America… Até quando o assunto é safadeza, o Liefeld consegue ser o pior…

  47. Agora os tops viraram jeitos de queimar pauta de podcast?

  48. Agora os tops viraram jeitos de queimar pauta de podcast?

  49. Essa cristal na serie zumbis marvel ta gostosa pra carelho…..

  50. Essa cristal na serie zumbis marvel ta gostosa pra carelho…..

  51. o ‘cast será sobre o Granja Comic Con ?

  52. o ‘cast será sobre o Granja Comic Con ?

  53. Esse Agente Americano do Liefeld é tão assustador quanto o Capita dele. E era de se imaginar que todos esses personagens criados na maracutaia seriam um bando de buchas, apesar de ter umas gostosas alí e acolá.

  54. Esse Agente Americano do Liefeld é tão assustador quanto o Capita dele. E era de se imaginar que todos esses personagens criados na maracutaia seriam um bando de buchas, apesar de ter umas gostosas alí e acolá.

  55. Keon, KKK, Potássio

    Essa do Liefeld me lembrou do Americomando do Reino do Amanhã. Que o Ueide disse pro Rosas desenhá-lo como se o Capitão América fosse criado pelo Liefeld.

  56. Coulson, O Filho Legal

    Essa do Liefeld me lembrou do Americomando do Reino do Amanhã. Que o Ueide disse pro Rosas desenhá-lo como se o Capitão América fosse criado pelo Liefeld.

  57. Essa gente já me mentiu bem.

  58. Essa gente já me mentiu bem.

  59. Excelente post…post que remete aos bons e velhos tempos de MdM.

    Homem-borracha >>>>>>>>>>>>>>>>> infinito >>>>>>>> H.Elástico.

  60. Sir Jones Kast, Ph.D.

    Excelente post…post que remete aos bons e velhos tempos de MdM.

    Homem-borracha >>>>>>>>>>>>>>>>> infinito >>>>>>>> H.Elástico.

  61. E o MRG soube, quase uma década depois, que um grupo de nerds pobres estava fazendo um Blog batuta de quadrinhos. Surgiu assim o Matando Robos Gigantes, um plágio do bom, querido e (?) saudoso MdM!!!! hahuahauahauhaa

  62. E o MRG soube, quase uma década depois, que um grupo de nerds pobres estava fazendo um Blog batuta de quadrinhos. Surgiu assim o Matando Robos Gigantes, um plágio do bom, querido e (?) saudoso MdM!!!! hahuahauahauhaa

  63. Vale lembrar que nos games, o Dan do Street Fighter foi criado como deboche da CAPCOM aos protagonistas de art of fighting da SNK.

  64. Vale lembrar que nos games, o Dan do Street Fighter foi criado como deboche da CAPCOM aos protagonistas de art of fighting da SNK.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários