Home / Livros / Heróis de Brinquedo – Parte fin

Heróis de Brinquedo – Parte fin

Eu prometi e aqui está a última parte de nosso estudo sobre o impacto dos bonecos de heróis no Brasil. Agora só falta cantar. Acaboooou… A-ca-bou….

A QUESTÃO DOS BONECOS FALSIFICADOS

Aí do lado estão três bonecos de minha coleção (Dr. Octopus, Hulk e Exterminador do Futuro) que são meras réplicas não-autorizadas. Traduzindo: são bonecos falsificados.
Os bonecos falsificados começaram a se manifestar com força no Brasil, após a política de importação dos anos 90. Conforme havia dito, os bonecos que chegavam às nossas lojas agora eram importados, e seus preços eram consideravelmente mais elevados, em relação aos que prevaleciam quando eram fabricados em território nacional. Em face disso, os bonecos falsificados passaram a chamar mais atenção, como uma alternativa mais barata (está bem, infinitamente mais barata) aos bonecos originais. De fato, se pararmos para pensar, que bolso de pai não doeria ao desembolsar R$30 reais por um boneco que o filho irá pegar e tacar contra a parede, jogar da janela, rabiscar e mais uma infinidade de torturas das quais não consigo me recordar agora? É lógico que era mais prudente dar um boneco falsificado para o filho usar e abusar, e dar um boneco original apenas ocasionalmente ou quando o filho tivesse maturidade suficiente para não sair mutilando-os.

Inicialmente, os bonecos falsificados eram até bem trabalhados. O Hulk da imagem acima (que por sinal é o do desenho dos anos 90), por exemplo, data de 1996. E sua aparência é impecável. Possui todos os pontos de articulação (que se mexem com perfeição) e a pintura é completa e sem falhas. Se eu não dissesse que é falso ninguém perceberia. E então quase todos os bonecos falsificados eram assim. Facilmente confundíveis com os originais.
Infelizmente, com o decorrer dos anos, esses bonecos foram ficando cada vez mais mal feitos. Primeiro foram deixando de pintar suas partes traseiras, e depois começaram a desmoralizar a pintura da frente. Os bonecos passaram a ser, em sua maioria, estrábicos e com mãos mais bronzeadas que a cabeça (ou vice-versa).
Além do mais, já perdi a conta de quantos Homens-Aranhas amarelos usando a capa do Batman já vi à venda; sem falar nos bonecos do Super-Homem onde você aperta um botão e eles gritam Fire, fire! Ratatatatata!, enquanto uma luz em suas traquéias pisca incessantemente.
Com o tempo, as pessoas se acostumaram a pagar mais caro pelos bonecos originais e os falsificados perderam um pouco de terreno. De vez em quando ainda é possível encontrar uns bonecos falsificados bem feitinhos. Confesso que, quando é bem feito, até eu compro para colocar em minha estante, como foi o caso do Exterminador do Futuro, que ficou excepcionalmente legal. Mas isso vem sendo raro.
E com isso, concluímos nosso pequeno estudo. Quem quiser ficar a par de notícias quentíssimas relacionadas ao fascinante mundo dos heróis de brinquedo, continuem sintonizados aqui no Melhores do Mundo e no Galeria dos Brinquedos. Falando neles, muito obrigado por toda a ajuda que prestaram. Jamais esqueceremos de vocês. Um abraço a todos!

Sobre Nerd Reverso

O que esse cara ainda tá fazendo aí? VAI EMBORA DO AMÉRICA!!!

Além disso, verifique

[280 ou foda-se] A cidade da neblina, Jessica Jones, Mulher-Maravilha, Macumba Macabra…

Descobri que no mundo da interweb full time, as pessoas não curtem mais ler como antigamente. …

23 comentários

  1. Meu antigo chefe passava as tardes montando os próprios bonecos. Ele mesmo fazia os moldes, coisa e tal (não pode nem ser considerado colecionador, o cara é fanático).
    Me lembro que ele sempre vinha me pedir opinião sobre os bonecos. Ele fez uma vampira (aparência e vestimentas clássicas) que ficou perfeita.

  2. eu nunca tive bonecos piratas… mas nao vejo nada demais… o foda é esse Hulk com calça centro-peito!

  3. Tb naum encano com piratas.
    Desde que, é claro, sejam bem feitos.
    A maioria dos meus cavaleiros do zodíaco eram piratas.

  4. ainda tem caras que fazem trabalhos perfeitos com bonecos e bustos,principalmente com personagens de mangá/anime.E alguns deles chegam a superar os originais,não dá nem pra chamar de “pirata”,é um trabalho artístico mesmo,nos mínimos detalhes.

  5. Eu faco action figure de durepoxi e pinto com tinta esmalte. Fica maneiro… mas tb fica pesado para caceta e a moca que trabalha aqui em casa consegue quebra-los no prazo maximo de 6 meses… o remendo nunca deixa o boneco legal…
    Pq o boneco do fofao nao entrou na materia? Que preconceito!

  6. Alguns dos Cavaleiros do meu filho eram piratas, mas eram tào bem feitos que só podiam ser distinguidos pela caixa. Só um Hyoga de Cisne é que tinha qualidade inferior.

  7. Fernando, o Fofão não entrou porque a série trata de artigos sobre Bonecos de Super-Heróis (como diz o título)… 🙂
    Não houve preconceito não hehehe

  8. Oieeee
    Te linkei lá no meu blog, porque adoro seu blog e seus textos.
    Bjos ^_^
    Bom final de semana

  9. Nayda… isso aqui não é ou BLOG é um Site porra…
    UM SITE SAFADO DIGAMOS DE PASSAGEM… PORÉM UM SITE!!!!

  10. Eu tb nunca comprei as versões piratas…

  11. Yo!Noid Schwazznegger, o Supermo

    Eu sempre queria bonecos originais, mas me vinham os piratões… Fazer o q???
    Comprei um Ovo de Páscoa da Liga e veio o Super-Homem (que eu não chamo de Superman), que ficou muito legal mesmo!
    Sério Luca??? É legal quando uma pessoa como esse cara se dedica assim a um hobby

  12. Ué Gama… mas o Fofão não vai entrar pro Quaterto Fantástico ?????
    : )

  13. E ai Luca tudo bem ?
    Eu também não curto muito mangá , eu acho essas histórias niponicas um tanto idiotas e sem nexo , ainda mais quando se trata de Inyasha,Sakura,Captain Tsubasa, Kallendostar,Pokemon,Digimon,Sailor Moon,SamuraiX(algumas partes),Hamtaro,Bucky,Dragon Ball GT ,Power Stone ,Love Hina,Beyblade,Yu-gi-oh!,US Mangá(todas as série),Chobbits,X(Clamp),Éden,Evangelion,Btx, Dr Slump e muitos outros .

  14. Eu só compro bonecos originais, quero dizer,eu primo muito pela qualidade ou como costumo dizer: o melhor para o melhor

  15. e ae gente??? Cara que raiva me dava quando eu comprava um boneco do Goku, por exemplo. e, além de vir com o uniforme diferente, ele também vinha vesgo…putz cara… eu nunca tive um boneco dos Caveleiros do Zodíaco,:( BUÁÁÁÁ!!!!

  16. Eu tinha o Seiya e o Shiryu.
    E também o Blackmask se não me engano. Que criança não queria ter o batmóvel, as teias do Aranha ou o Super-Homem pra simplesmente sair voando?
    A questão dos piratas é complicada, assim como no mercado fonográfico em que os piratas terminam sendo uma opção pra se escapar da máfia das gravadoras.

  17. Po, eu to rezando pra sair boas falsificações de Batman Begins, eu tenho o~s principais personagens do Batman, só me falta o Ras, O Gordon e o Alfred, tomara que saiam bonecos deles tb

  18. eu tenho esse do hulk

  19. Ô Gama, como q eu faço pra ler as outras partes de Herois de Brinquedo???

  20. Guilherme… vai lá em cima no menu, vai em “Brinquedos, Games e RPG” e ve lá na lista as outras partes…

  21. Gama o falsi do Exterminador do futuro 3 é melhor que o original. Explico quando o arnold concorrendo ganhou a eleição da california não pode licenciar para que seu rosto aparece nos bonequinhos. Por causa disso esta linha de brinquedos tinha o rosto tão baleado que não dava para recnhocer o arnold. Já os piratas mantiveram o rosto original das coleções antigas e tiverem uma qualidade boa. Pori isso acabaram se tornando mais interessantes que os originais.

  22. Muito legal essa série… Bom como os originais custam demais pro meu bolso,a solução mesmo é apelar pros piratations… bom mudando de assunto, tb comprei o vovo de páscoa da liga e veio o Flash, que está super maneiro…

  23. O “vovo” de pascoa? Ele vem com bengala e manda carta pro jornal reclamando do aumento da gasolina?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: