Das AntigasDCMarvelQuadrinhos

Há 30 anos atrás (de você) – parte 2: Quadrinhos

Vocês achavam que eu nunca mais ia retornar para essa série de posts, né (Foi uma piada, eu sei que vocês nem lembravam)? Pois, depois de falar sobre o que estava rolando no cinema, vou relembrar um pouco o que acontecia por aqui há exatos 30 anos atrás (ou seja, em 1985 – ou próximo disso).

Oa anos 80 também foram um ano fantástico para os quadrinhos, especialmente os de super-heróis. Na época, a Abril Jovem havia adquirido recentemente os direitos para publicação tanto de Marvel quanto DC, e as duas primeiras grandes megassagas de ambas as editoras saíram nessa década (Guerras Secretas e Crise Nas Infinitas Terras). Guerras Secretas veio inclusive com uma coleção de action figures da Gulliver baseadas na saga e que era meu sonho de consumo (mas, como eu era pobre, só podia mesmo era ver as propagandas nas revistas).

Mas o negócio é que, aqui no Brasil, tinha algumas “pegadinhas” em relação às hqs de super-herói. Com a cronologia das editoras dessincronizadas, muito do material que tivemos aqui nos anos 80 não batia temporalmente com outras; então tínhamos os Novos Titãs com o Dick Grayson ainda como Robin e Crise com Jason Todd como Robin e Dick de Asa Noturna. Fora que diversos personagens haviam mudado, como a Tempestade, e novos haviam surgido, como Capitã Marvel (Monica Rambeau) ou Starfox.

A solução da editora para essas discrepâncias? Cortes de várias páginas de história e artes editadas para cortar personagens que ainda não eram conhecidos por aqui.

Dêem uma olhada em alguns exemplos (em comparação com as edições originais ou com relançamentos posteriores):

Mesmo com discrepâncias temporais, cortes e alterações em artes, 1985, que é o ano tema dessa série de posts, teve uma série de coisas legais publicadas em quadrinhos:

 

Superamigos

A revista, que personagens introduziu/continuou uma série de personagens e arcos clássicos enquanto existiu, como as histórias dos Novos Titãs do Marv Wolfman e do George Pérez, a Crise Nas Infinitas Terras, a Tropa dos Lanternas Verdes, Liga da Justiça, Batman, Guerreiro, Camelot 3000, Esquadrão Atari, Esquadrão Suicida, entre outros.

 

Camelot 3000 (a partir de 84)

A história mostrava as aventuras do Rei Arthur, Merlin e os reencarnados Cavaleiros da Távola Redonda e como eles ressurgiram no mundo futurístico do ano 3000 para lutar contra uma invasão alienígena comandada por ninguém menos que Morgana Le Fay. Começou por aqui na revista Superamigos.
Nossos chégas do Argcast fizeram um podcast sobre Camelot 3000 com a participação do Hell.

 

Esquadrão Atari (a partir de 84)

Iniciado em revistinhas distribuídas com cartuchos dos jogos Defender, Berzerk, Star Raiders, Phoenix, e Galaxian (do Atari, claro), teve uma segunda versão publicada pela DC e que saiu aqui também na revista Superamigos.
E adivinha? O Argcast também fez um pod sobre isso, e também com a participação do Hell – e do Triplo! HEuheueheuheuheuehuehe

 

Dreadstar

Em 85, começou a sair a revista Epic Marvel, com a primeira aparição de Dreadstar, clássica criação do Jim Starlin – hoje não tão conhecido do público de quadrinhos. Apesar de não ser do Universo Marvel, Dreadstar era publicado por um selo independente da editora, por isso saiu por aqui pela Abril (que tinha os direitos de publicação dos personagens da Marvel).

Estas são algumas das coisas que saíram de interessante nos quadrinhos (ou estavam rolando) em 85 (Antes que perguntem, não coloquei Guerras Secretas nem Crise na lista por que são de 86/87). Se lembrarem de mais alguma coisa, postem nos comentários!

Algures

Meu nome é Algures e tenho 41 anos (teria se tivesse vivo). Morri aos 13 anos tentando ouvir o Podcast MDM proibidão. Envie esse post para 20 pessoas para que eu possa descansar em paz. Caso não repasse essa mensagem, vou visitar-lhe hoje à noite e você vai se arrepender. Dia 15 de julho, Rafael riu dessa mensagem e 27 anos depois morreu em um acidente de carro. Não quebre esta corrente a não ser que queira sentir minha presença (atrás de você)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo