Home / Eventos / GibiCon 2014 ou O acampamento de verão da turma do barulho dos quadrinhos!

GibiCon 2014 ou O acampamento de verão da turma do barulho dos quadrinhos!

Já se vão uns anos desde que eu voei pela primeira vez para Curitiba, a fim de cobrir um evento de quadrinhos novo que surgia na cidade, uma tal de GibiCon. Acho que foi a primeira vez que eu estive como “representante” do MdM (grandes merdas!) em algum lugar. Era ainda um evento pequeno, procurando sua identidade num mundo que, com força mesmo, só tinha o FIQ. Além do mais que tradicional evento mineiro, a GibiCon, com sua apropriação do centro de Curitiba, com atividades acontecendo em diferentes espaços, tinha claras (e declaradas) inspirações em eventos internacionais, como o Festival de Lucca.

Na edição deste ano (que, na cronologia dos eventos de quadrinhos, é a número 2, porque a primeira foi a #0), essa pegada mudou um pouco: sabendo do potencial de ocupação de espaços do evento, saiu de cena o Memorial de Curitiba (e os espaços próximos, como o SESC Paço da Liberdade) para a entrada do Museu Municipal de Arte, o MuMA. Se por um lado o evento ganhou uma “cara” (com tudo concentrado num único prédio, fica mais fácil reconhecer o evento, indicar e referenciar), também perdeu em circulação: não houve quem não reclamasse do aperto que passou circulando pelos standes, na dificuldade de realizar uma das coisas mais divertidas desses eventos que é o encontro – era impossível conversar com alguém dentro do espaço do evento por mais de dois minutos sem tomar encontrões ou ficar se movendo de um lado para o outro a cada pedido de “com licença”.

10645153_687608237990452_1389199242254105102_n

Imagem roubada com exclusividade da fanpage do evento

.
.
Se isso faz parecer que o evento foi ruim, meu filho, pois digo-te não, mortal! A GibiCon 2014 entrou para os anais (ui) como um dos eventos mais divertidos que já fui. Talvez por, diferente do FIQ, ser fora da minha vizinhança mas também recheado de amigos e chégas, o evento curitibano é quase como um acampamento de verão: você encontra as pessoas para conversar, beber, trocar quadrinhos, beber mais um pouco, rir muito, falar mal de quem não foi, beber, falar bem de quem não foi, beber, falar mal de quem foi na cara de quem foi, conhecer gente (e quadrinhos) novos, beber, avacalhar o futebol de quem sabe jogar, beber… Diante de tanto “beber”, não se admirem com as fotos bizarras envolvendo este que vos escreve (ui! Que evoluído!) e a pista de dança. Simplesmente não se admirem.

DSCF5102

Eu ainda comprei mais coisa depois disso…

.
.
Enfim, em Curitiba não existe a responsabilidade mineira de agradar a visita, porque, ORAS! eu sou a visita! E eu vou te falar uma coisa: é nessas situações que se vê como tem gente séria e bacana (tadinhos…) que realmente gosta do MdM: não raras vezes ouvíamos um “Nossa, você que é o Nerd Reverso/Poderoso Porco? Imagina eles mais bonitos…” ou coisa que o valha. Ser convidado a sentar à mesa pra tomar um goró com David Lloyd (o novo chégas do Nerd Reverso) é coisa que não tem preço. Ou um leitor te parar e presentear com canecas personalizadas (não, ele não deu pra mim), simplesmente porque gosta do site (e, claro) quer divulgar seu próprio blog (apesar de ser um leitor do MdM típico, e divulgar o site através de um boton sem nada escrito. Né, Tíssy Alex?). Ou um certo manequim de um certo site nerd aí vir dizer: “Sim, eu trabalho pra eles mas também gosto muito do site de vocês. Tem problema?” E eu que sei? Ratinhoooooo!

10329099_687608211323788_4442635670016138281_n

Imagem roubada com exclusividade da fanpage do evento

.
.
Com essa pegada mais pessoal, a GibiCon definitivamente se firma como um dos grandes eventos do país e, ainda que não tenha o tamanho do FIQ, ganha identidade justamente com isso, como um evento mais “íntimo”: o contato pessoal ainda é mais possível, e é tudo mais conciso – foram poucos os artistas com standes que não participaram de mesas redondas. Um exemplo é que até o Jorge Rodrigues, da Comix, teve espaço para falar um pouco aos frequentadores, no painel sobre Eventos de Quadrinhos.

Mas algumas outras coisas precisam ser destacadas no acampamento de verão, digo, GibiCon deste ano. Por isso, enumero:

1) Um cidadão que passou quase despercebido na multidão de artistas e leitores merecia mais destaque. Tô falando de Eduardo Vetillo. O nome pode não dizer muito para muita gente, mas ele era simplesmente um dos desenhistas do clássico gibi dos Trapalhões dos anos 1970/80, além das HQs do Chaves e do Chapolim nos anos 90. Figura iluminada, humilde como poucos, com quem eu pude rapidamente trocar uma ideia no bar e me confidenciou: “Eu nunca estive num evento tão grande assim!” PORRA! Alô Fabrizio! Alô Afonso! Essa geração não vai viver pra sempre! Bora dar visibilidade, digo, memória pra esse tipo de monstro quase esquecido!

10703715_10201573736864709_4870368251110168108_n

Essa eu roubei do Luciano Salles

.
.
2) Falando em Vetillo, ele foi o co-campeão do primeiro Duelo HQ, paradinha que tem tudo pra ser a modalidade esportiva número #1 da nerdagem quadrinística! Com direito a torcida e tudo, o Duelo HQ pôs feras do traço (como Salvador Sanz, Klebs Jr., o próprio Vetillo e outros) para se enfrentarem em desafios de desenho: o autor da imagem mais criativa sobre um tema escolhido pela platéia avançava até a próxima fase, indo até chegar na grande final. O campeonato terminou empatado entre André Caliman e Vetillo – empate por pontos, porque na batalha final o Caliman ignorou a envergadura do oponente e fez uma partidaça com o tema “como fazer amigos e conquistas pessoas” (ou algo assim. O tema grande é culpa do Guilherme Kroll #prontofalei). Falando sério, o Duelo HQ foi algo tão divertido que lá mesmo nós já começamos o lobby pra trazer o esporte pro FIQ, criando uma chave mineira, cujo vencedor enfrentará o campeão da chave curitibana. Por sua vez, e isso foi ideia de ninguém menos que o iniciante Eduardo Risso, o vencedor brasileiro enfrentará o campeão argentino, criando a South America League of Campeóns do Duelo HQ!

10628413_545754388891880_3298192139480050800_n

Imagem roubada com exclusividade da fanpage do evento

.
.
3) Mais uma vez, grande parte da graça estava nos independentes. É sempre muito mais divertido quando você pode bater papo com o autor do quadrinho ali na boa, sem grandes badalações ou afetações. Sempre vai ser a parte mais legal dos eventos pra mim. Juro.

10689686_686840688067207_4864925723252720373_n

Imagem roubada com exclusividade da fanpage do evento

.
.
4) Quero pedir desculpas ao Klebs Jr., ao Felipe Cagno e ao Renato Guedes pelo meu futebol. Também a todo mundo que estava na festa de abertura da Joker’s e me viu dançar. Mal aí. Prometo que não faço mais.

DSCF5164

Depois dessa dividida, o Daniel Esteves ficou conhecido como “o roteirista de quadrinhos cadeirante mais famoso do Brasil”

.
5) Infelizmente não pude assistir ao painel d’O Gralha, mas não custa: EU JÁ SABIA! E pensar que tem muito “pesquisador” do quadrinho nacional, desses que adoram ver plágio em tudo, que engoliu a pataquada do Capitão Gralha, o super-herói paranaense dos anos 1940! Ah, pelo amor de deus!

capitao_gralha

É isso. No mais, agradecer aos amigos que revi, que fiz, com quem bebi. Parabenizar a organização do evento, em nome do nosso chégas Fabrizio Andriani (ou “Fabrício Adriane”, segundo a afiliada local da Globo), organizador do evento.

Que venha a GibiCon 2016!

Sobre Poderoso Porco

O mar não tem cabelos. Eu também não.

Além disso, verifique

Bate-Papo MdM: O que esperar da CCXP 2017!

No bate-papo de hoje Leo Finocchi, Adriana Melo e Marcio Fiorito comentam das principais atrações …

400 comentários

  1. Capitão Gralha…

  2. Primeira vez que vejo a página inicial do MdM com os 3 primeiros posts com menos de 100 comentários.

    Atingimos um novo fundo na grande descida pelo poço da infâmia.

  3. “Quero pedir desculpas ao Klebs Jr., ao Felipe Cagno e ao Renato Guedes pelo meu futebol. ”

    Ta perdoado Porco, todo mundo sabe que tanto os jogadores quanto os torcedores do Cruzeiro não sabem jogar nda haha.

  4. Sir Jones Kast, Ph.D.

    Preguiça em ler.

  5. Baratas também têm orgasmos

    Chegás chegando chegados. Chega.

  6. ChégasCon… Regra 12…

    …ééééééééééÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!!!!!

    Boa Noite.

  7. Ae Porco, vi vc e o Reverso durante os quatro dias lá, mas achei que como unicos representantes da midia nerd (RATINHOOO…ao menos dos q eu acesso hahaha) vcs estariam muito requisitados pelos milhares de fãs do MdM (até pq, ao menos uns três conhecidos perguntaram “aquele ali é o Reverso/Porco?”) e não fui falar com vocês e indicar lugares a altura desse site, como o “Bar do Simão” (processa eles Crackatena!) e outros.
    E concordo com tudo o que vc falou sobre os pontos positivos do evento, e fazendo um adendo de que uma porção dos artistas de nome também são bem gente boa e rola uma interação legal, na barraquinha de espetinhos que tinha por lá consegui trocar uma ideia com o Coala e o Shiko por exemplo(em momentos diferentes).

  8. Aeee Porco!
    Podia ter feito um video, pô! Agora no final do expediente eu eu não vou ler mesmo.

  9. Duo de Brando "O Fabulosa!"

    Aranha que vale dos anos 90 dublado

    http://megafilmeshd.net/series/homem-aranha-a-serie-animada.html

    era pros direitos dessa porra terem ido parar nas mãos da disney

    • Baratas também têm orgasmos

      Musiquinha supimpa era um bom desenho mesmo. Colocaria como terceira ou quarta melhor animação de quadrinhos da televisão. Perdendo apenas para Liga da Justiça Unlimited, Batman dos anos 90 que passava na Warner cujo o nome eu não lembro agora e o desenho do MIB que passava no CN nos anos 2000.

  10. Foda-se tudo isso, estou chegando no final de minha história com o George Martin interior à solta. Ninguém é de ninguém.

  11. AU AU AU! o meu papai lindinho e carequinha voltou.
    QUE FELICIDADE(Rabinho balançado)!
    Papai, você vai me levar junto na casa da titia Ariadna? AU AU AU!

  12. Change MUITO Superior

    Como sempre, cumpri meu ritual de ler o 1o. parágrafo, olhar as figuras e depois falar mal de alguma coisa aqui embaixo.

  13. Change MUITO Superior

    Xou Superior!

  14. O podegoso escreveu um texto deste tamanho, só pra falar dos chegas e de como ele gosta deles…hj não foi um bom dia no Mdm

  15. Porco, vai sábado na Casa dos Quadrinhos?

  16. 007_Agnaldo_Timotheo_Dalton

    O Porco deve ser um especialista em futebol, pois de “bolas” ele entende e muito.
    TUMDUNTSSSSSSSSSSSSSSS!

  17. Vampiro de Curitiba: Ei, Porco… Pelo menos entortou o caneco no Bar do Alemão?

  18. Uma amiga do trabalho disse que uma ex-panicat cobra 6000 pra acompanhar alguém.

    Só pra comparação, quanto vale uma puta?

  19. Bar do Simões Chégas Experienc

    Os quadrinhos dos Trapalhões da finada Bloch eram os mais engraçados de todos, todos, todos! Mas estão fadados ao esquecimento. O editor Ely Barbosa já MÓ-RREU e na hora que o Eduardo Vetillo empacotar já era, pois não se encontra nem scans nem matérias das revistas que valham a pena.

  20. Quatro teclas do teclado do meu notebook pararam de funcionar. Agora, eu tô tendo que usar um teclado velho todo empoeirado que tava em cima do guarda-roupa pra poder escrever palavras com “D”, “H”, “Z” e “-“.

  21. Vote Capivaroto Raccoon 69!

    curitiba chutou bundas dessa vez. pena não ter encontrado o Podegoso.

  22. XOW

  23. FORA HAOLE

  24. BORA ANARQUIZAR XOW LIFESTYLE XOW XOW XOW

  25. CADE O BONDE

  26. batuta

  27. COF COF

  28. X.O.W

  29. quando era moleque, criei o personagem “capitão trovão” era um tipo de jaspion generico, que usava a “armadura do trovão” seu nemesis era o satanis, seu proprio irmão… agora duas coisas, na epoca criei duas ideias que foram chupinhadas pelas grandes industrias
    1. o primeiro arco dos cavaleiros do zodiaco, aonde eles iam atras da armadura de ouro roubada pelo Ike, era a mesma trama que eu criei
    2.a forma como o capitão trovão aprendeu a lutar e conhecimentos, ela era conectado em um computador e todo o conhecimento iam direto pra mente dele…. ai veio matrix e chupinhou minha ideia

  30. 0125489701082

  31. MDM está num declinio criativo grande,se faz necessario uma reformulaçao do paradigma atual

  32. Duo de Brando "O Fabulosa!"

    O blade do desenho do aranha dos anos 90 era muito escroto

  33. ô tempo bom, quando tudo o que o MDM fazia era merda postar noticias nerds engraçaralhas, era tipo o programa do Ratinho Nerd.
    Mas de uns anos pra cá, o processo de coxinhização com a chegada do Porco, deu pro site esse ar de “Universo HQ”, nada contra, mas chato pacaraleo… essa “Era dos Chégas ” tá matando o MDM.
    Mas foda-se, sou apenas mais um merdao que todo dia lê essa bosta

  34. Os posts de hoje estão instrutivos, educativos e bastante informativos… Que bosta, parece até que eu estou vendo o Canal Futura!

  35. sinto falta de posts mais “autorais” tipo, hoje em dia no geral, só publicam noticias, falta ter posts como por ex. um post falando sobre a cultura nerd dos quadrinhos, um post sobre a importancia de uma determinada saga, ou um post sobre os 10 anos de lost, que mesmo tendo um fim vergonhoso, foi um fenomeno mundial

  36. post grande , li pouca coisa e percebi que o Porco comprou um boné do MDM !

  37. Diretor Coulson, O Filho Legal

    Acabei de ler a edição 5 de Starman do James Robinson, e que coisa FODA!

    • Dá pra ele então. Hoje eu li Multiversity 2 e Batwoman Futures End.

      • Duo de Brando "O Fabulosa!"

        Mulher maravilha duke nukem

      • Diretor Coulson, O Filho Legal

        Não darei. E foda-se o que você leu. Esse Multiversity 2 não era aquele da Sociedade da Justiça? Batwoman é bão?

        • Sociedade dos Super-Heróis. É um mundo alternativo, lembra? O Anthro, que aparece no início e fim de Crise Final é um herói aqui, o Senhor Destino tem um mix de Doc Savage, etc. Homenagem aos pulps.

          Batwoman era legal. Com o cara que anda escrevendo…não recomendo. Mas o bom é que tem poucos balõezinhos, fica fácil de traduzir.

          • Diretor Coulson, O Filho Legal

            De Multiversity pretendo acompanhar tudo, então vou ler esse. Dos Future Ends eu tô pegando os que eu vejo o pessoal falando bem, Batwoman nunca me chamou atenção, então nem vou ler.

    • Starman do James Robinson foi uma das melhores coisas já escritas na DC. Roteiros, desenhos, capas. Uma história completa, do começo ao fim.

      • Diretor Coulson, O Filho Legal

        A edição 5 é do caralho, ele encontrando o irmão dele no cemitério e tendo a luta e a conversa com ele… Foda, não esperava por isso.

        • seu Warner da padaria

          Li a série toda, inclusive os spin offs, e ela não decepciona nunca. Saiu alguma coisa no Brasil, as primeiras edições, mas não durou muito, e depois acho quer a Panini publicou um encadernado capa dura com o primeiro arco, mas ficou por aí. Aí tive que passar a ler na Gibiteca Comunitária do Ultra.
          A série é totalmente foda e você vai ter momentos como esse ao longo de toda série. E o encontro com o Dave é anual, inclusive é datado: Dave ’95, Dave ’96 etc.
          Umas das melhores séries dos ano 90/2000 mas não é tão lembrada quanto devia.

          http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/d/de/Starmen.jpg

  38. Duo de Brando "O Fabulosa!"

    GIMP ou Photoshop?

    pros photoshopeiros de plantão

  39. Podemos observar na última foto, A Poderosa Porca se preparando para uma chave de bozeta

  40. Alguém tem dicas para aprender a desenhar?

  41. Duo de Brando "O Fabulosa!"

    EEEEE marvel

    -Gwendolyne Stacy do Mundo alternativo sera a nova Spider-Girl do 616

    -Carnificina Heroi Massaveio no AXIS

    -Duende Macabro de varzea sera o novo Piscina morta
    -Miles Morales no 616
    -Aranha dos anos 90 voltara como Spider Knight
    -Um wolverino e uma Wolvera depois da morte do Logan
    -Kravennoffs da Shield

  42. Duo de Brando "O Fabulosa!"

    eis a previa do Vingador Tox… Carnage

    http://www.comicbookresources.com/?page=article&id=55591

  43. noite boa a todos.. ou não.

  44. E a foto épica da dança Poderoso Porco ? HAHAHAHAHA

  45. Arranjei um emprego, agora não tenho mais tempo de comentar no MdM

  46. Poderoso Porco

    6 minutos atrás

    Na verdade, os nobres bacharéis metidos a geógrafos do MdM, não sabem
    de porra nenhuma. Quem cunhou o termo chégas foi… o Hell.

    Olhaí, eu não tava certo, mas voces tbm não tavam!

  47. Muito texto, pularei esse post

  48. Diretor Coulson, O Filho Legal

    Novo trailer do Final Fantasy XV acabou de sair. Mais emo do que nunca.

  49. Duo de Brando "O Fabulosa!"

    seguindo maratona do desenho do aranha dos anos 90

    Stilwell sendo o fdp culpado por todas as merdas mutagenicas do universo do aranha fora um conceito bom ate, pena que so reaproveitaram isso so no Universo ultimate

    e a dublagem da Garlier é muito escrota

  50. Diretor Coulson, O Filho Legal

    Porra, só eu acho Fabulas superestimado? Li 20 edições quase dormindo e não tenho motivo algum pra continuar, sério.

  51. Lorde Mamilos Desempregado

    Então, é isso aí né. Eventos legais no cu do mundo.

  52. Diretor Coulson, O Filho Legal

    AAAAAAAAAAAAI QUE DELÍCIA DE JOGO, CAAAAARA


  53. Pequeno Cícero Badernista

    “pois digo-te não, mortal!”

    Mas é muito estrelismo mesmo…

  54. To indo dormi… Mas antes: CHUPA BAMBIS

  55. Diretor Coulson, O Filho Legal

    QUE VIRADA DO CORITIBA! QUE VIRADA!

  56. Pequeno Cícero Badernista

    Porco, cê não entendeu: preto tem que jogar bola sim, mas só se for desde criança. Começar já velho não funciona, Porco.

  57. Bom dia.

  58. dia bom

  59. Filho de Jackie Chan é detido por se envolver com drogas e viciados
    Jaycee Chan, de 32 anos, é acusado de ‘alojar consumidores de drogas’.
    Filho do ator já foi detido em agosto ao ser flagrado fumando maconha.

    Jaycee Chan, filho do ator Jackie Chan, foi detido formalmente nesta quinta-feira (18) por acusações relacionadas com drogas, quase um mês depois que a polícia o prendeu fumando maconha em Pequim, na China.

    A procuradoria do distrito de Dongcheng, da capital chinesa, confirmou a detenção de Jaycee, também ator, por “alojar consumidores de entorpecentes”, um delito que cabe até três anos de prisão.

    A confirmação da detenção evidencia que o caso contra Jaycee está avançando. Agora as autoridades tomarão a decisão de indiciá-lo criminalmente ou não.

    Jaycee Chan, de 32 anos, foi detido no dia 14 de agosto junto com seu amigo, o ator taiwanês Ko Chen-tung, 23, por consumo de drogas em um estabelecimento de massagem de pés de Pequim.

    As forças de segurança apreenderam mais de 100 gramas de maconha no domicílio de Chan, que enfrenta acusações mais graves que Kai Ko, estrela que apareceu recentemente em uma campanha antidroga.
    saiba mais
    Jaycee Chan, filho de Jackie Chan, é preso por porte de drogas em Pequim

    As autoridades castigaram Ko com 14 dias de detenção administrativa, depois que admitiu que tinha consumido maconha.

    Após sua libertação, o ator taiwanês pediu perdão por seu comportamento.

    O ator Jackie Chan, nomeado ‘embaixador antidroga’ em 2008 pelas autoridades chinesas, pediu perdão por seu primogênito de maneira pública e manifestou sua vontade de ajudar em sua recuperação.