Home / A Gente Vimos / A gente vimos: Gotham (episódio piloto)

A gente vimos: Gotham (episódio piloto)

gotham

Bem, para quem não sabe, a série Gotham estreou esta semana na FOX com uma audiência bem boa. Mas e a qualidade da série? É boa mesmo?

Para quem não sabe (embora acho que todo mundo que lê o MDM saiba), Gotham é uma espécie de prequel das histórias do Batman, que mostra um período onde Bruce Wayne ainda é criança e James Gordon é um policial novato recém-chegado à cidade, que tem como primeiro caso investigar a morte de Thomas e Martha Wayne.

A premissa é de fato bem interessante, mas eu fiquei com muito medo que a série tentasse fazer muitas coisas diferentes e virasse um “Frankenstein”. Felizmente, não foi esse o caso, embora o piloto esteja longe de ser uma obra prima.

Vamos primeiro aos pontos positivos: O clima da série é o que se esperaria de uma série sobre Gotham. Sombrio, sujo e mostrando sangue mesmo (se fosse um filme, dificilmente seria PG 13). É claro que não tem a ousadia de um Breaking Bad (aí já seria pedir demais de uma série de um canal como a FOX sobre o universo de um personagem icônico de quadrinhos), mas não tem nada a ver com Smallville, por exemplo. Não é uma série adolescente.

Gotham-cast

Outro ponto positivo é que a história tem o formato de série policial, com os elementos característicos da cidade de Gotham, como a corrupção policial, o crime organizado, a violência, e por aí vai, sempre fazendo o contraste do idealismo do Gordon com a corrupção e a visão distorcida de justiça dos policiais da cidade. Tudo isso sem nenhuma menção a superpoderes ou super-heróis. Ou seja, está mais para o universo do Batman do Nolan do que pra o universo de O Homem de Aço.

Outra coisa a elogiar é o fato de colocar personagens conhecidos dos quadrinhos como Falcone e Pinguim, apenas “orbitando” ao redor de outros personagens. Não que eles não tenham sua importância na história, mas eles servem mais como “vilões especialmente convidados” do que outra coisa. A verdadeira “vilã” da série é Fish Mooney, personagem novo que não vem dos quadrinhos, mas é muito interessante.

Falando em personagens, tem vários conhecidos dos fãs do Morcego que dão as caras no piloto: Além dos já citados Pinguim (na época ainda apenas Oswald Cobblepot) e Falcone, temos também Alfred, Harvey Bullock, Montoya e o próprio Bruce Wayne, ainda jovem, em papéis de destaque, e outros personagens com Charada, Hera Venenosa e Selina Kyle em suas versões pré-vilanescas em pequenos cameos.

ustv-gotham-selina-kyle

Agora, os pontos negativos: O ator que faz o detetive Gordon não chega a ser péssimo, mas também não ajuda muito. Tem vezes que a atuação dele incomoda, especialmente quando em contraste com Donal Logue, que está muito bom como Bullock, e Jada Pinckett Smith, que está fantástica como Fish Mooney. O que é uma merda, por que esse puto é o protagonista da série. Mas vamos torcer que ele melhore com o tempo.

Gotham-TV-Show

Outra coisa a reclamar são os cameos dos futuros vilões do Batman. Enquanto tem aqueles que realmente fazem parte da história de forma orgânica (no caso, apenas o Pinguim e Falcone), o resto serve apenas como fanservice, sem ter realmente uma função relevante para a narrativa (Selina Kyle também parece que vai ter importância na série, mas neste piloto ela não fez nada de importante). Não chegam a incomodar, mas são completamente descartáveis. Espero que nos próximos episódios os roteiristas se preocupem mais em consolidar os personagens relevantes do que ficar jogando referências desnecessárias.

Ivy Pepper

Bem, num geral eu vou dizer que Gotham me surpreendeu positivamente. Não que eu achasse que a série ia ser ruim, mas confesso que achei que eles iam querer fazer uma mistura de série policial com mistérios sobrenaturais para fazer associação com uma realidade onde super-heróis são possíveis, mas não foi esse o caso, pelo menos não no piloto, o que já é uma enorme feito.

É claro que, se a série fizer sucesso e durar mais que 4 temporadas, certamente tudo isso irá por água abaixo. Mas, pelo menos no que tange ao primeiro episódio, ele é bastante promissor.

Nota: 8

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 36 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Podcast MdM #514: Cê quer um charuto, meu filho? É um podcast de QUATRO HORAS sobre o trailer do JÓQUER!

No podcast de hoje um monte de MdM fala QUATRO horas sobre um trailer de …

274 comentários

  1. Vou assistir logo que terminar a maratona Carnaval Brasileirinhas, meus tudos. Já estou na edição de 2005.

  2. Isso é engraçado. Essa análise do Algures foge totalmente da apontada por alguns leitores ontem, sobre a série. Curioso. Ainda assim, não deu vontade de assistir. Sei lá, nem os filmes de quadrinho tem tanto apelo assim comigo, séries de tv então.

  3. Panini lançando encadernado de Dias de Um Futuro Esquecido.

    http://www.comix.com.br/product_info.php?cPath=417&products_id=22180

    Preço inicial de R$68. Melhor a galera ir ver a pré-venda na Saraiva, via buscapé.

  4. Diretor Coulson, O Filho Legal

    Boa análise. Confesso que não estou com vontade de assistir a série, talvez eu espere completar uma temporada inteira para ir assistir. Um dos meus maiores problemas com ela é pq eu não vejo um futuro pra ela, me parece que eles vão ficar empurrando a história até onde não der mais e, com isso, vão foder com a história do Bátima e de seus vilões. Tipo o Superboy derrotar todos os vilões do cânone antes de virar Superman.

  5. Esse review tá parecendo que foi produzido pela Ubisoft e resenhado pelo pessoal do MRG de tão elogioso que tá…
    RRRRAAAATTTIIINNNHHOOOOO-OOOOO

  6. Só eu acho os olhos dessa Menina-Gato muito afastados um do outro?

  7. Iiiiiiiiih rpz

  8. Ansioso pela Season 3 que vai mostrar o passado thug life do niño Bane na prisão em contraste a vida do menino Bruce.

  9. Baratas também têm orgasmos

    Não dava 5 nem pra fazer caridade. A única coisa boa que vi foi o visual da cidade.

  10. “não tem a ousadia de um Breaking Bad (aí já seria pedir demais de uma série de um canal como a FOX sobre o universo de um personagem icônico de quadrinhos)”

    Você decide isso com um episódio??

    A primeira temporada de Breaking Bad foi uma merda. Melhorou na segunda e só decolou na terceira.

  11. “Tudo isso sem nenhuma menção a superpoderes ou super-heróis. Ou seja, está mais para o universo do Batman do Nolan do que pra o universo de O Homem de Aço.”

    Homem de Aço se passa quando Bruce Wayne já está com 45 anos na lomba. Antes do Superman, ninguém sabia que havia coisas como super poderes, apesar de já existirem super poderosos

  12. Guardadas as devidas proporções….

  13. O Coringa também aparece, benzinho.

    Ou cê acha que aquele comediante adolescente no clube de Fish Mooney era quem???

    • Segundo disseram, meu mandrová, em todo episódio eles vão apresentar um personagem que “pode” ser o Coringa. Seja um cara num clube de comédia, um maluco jogando cartas, outro vestido de palhaço, etc. Vai ser tipo achar onde está o Geninho no desenho da She-ra, meu flato.

  14. O que eu achei mais legal foi essa atriz que faz a Pivete Gata.

    Ela realmente tem o rosto de uma gata, meio ardiloso, dissimulado…

    Foi a melhor escolha no elenco para mim

  15. Val Baiano de Etérnia

    Tem cara de Boardwalk Empire da segunda divisão, e com elementos do universo Morcega. Nemvy Nemverey.

  16. Nota 8, pois num tem o Dick aquele viadinho, caso contrário dava um 10.

  17. Eike está sendo denunciado pelo MPF por INDUZIR seus investidores ao ERRO!!!

    Change fazendo escola.
    Maldição MdM.

  18. They do their best they do what they can
    They get them ready for Viet Nam
    From old Hanoi to East Berlin
    Commando—Involved again
    They do their best they do what they can
    They get them ready for Viet Nam
    First rule is: The laws of Germany
    Second rule is: Be nice to mommy
    Third rule is: Don’t talk to commies
    Fourth rule is: Eat kosher salamis

    • Val Baiano de Etérnia

      PT-boat on the way to Havana

      I used to make a living, man
      Pickin’ the banana.
      Now I’m a guide for the CIA
      Hooray for the USA!
      Baby, baby, make me a loco
      Baby, baby, make me a mambo

  19. Saporra devia ser uma série da Gotham Central com o Bullock de protagonista.

  20. Seriado do bátima sem o viadinho do robin, sem “soc”, sem “pow”, sem uma mulher gato gostosa, não vale nem uma punhetinha!

  21. GOTHAM EPISODE 1 PAILOT

    Mulegato naum consegue subi num banquinho
    Brucinho é uma tábua, praticamente um mini batfleck
    Gordon é o cara do OC
    Alfred parece que saiu de um episodi de sherlock
    Os mafiosos sempre são legais, o Pinguim ficou bem bolado…
    A delegacia de gotham parece a central do brasil decorada pelo tim burton
    Direção merda, roteiro merda…
    Se passar da primeira temporada será muito…

    Nota: 2

    E MAIS: QUER VER GOTHAM? ASSISTA “O CORVO”

  22. “Um novo terror, uma nova superstição penetrando a inexpugnável fortaleza da eternidade. Ou não, muito pelo contrário.”

    GAY!!

  23. SÓ SE ESSA MULEGATO TEM PODE PARA O TEMPO, PQ SE FOSSE ROBA LEITE NAQUELA VELOCIDADE TINHA ERA TOMADO UM PESCOTAPA DA VÉIA… E A CARTEIRA, AHAM SENTA LA CRAUDIA

  24. Lorde Mamilos Desempregado

    Quando o seriado passar na Globo com o nome Gotham: A Origem do Homem Morcego, eu assistirei.

  25. Saiu Guardians of the Galaxy 19 hoje. Se querem saber o porquê de tanto ódio contra o Bendis, recomendo que leiam essa edição e a 18. Há anos que eu não ficava tão p* da vida lendo uma HQ.

  26. Podcast #15 do MDM:

    Ultra falando sobre o comentário do Corto: – Pela primeira vez vou concordar com um leitor.

    Perdeu meu respeito, sr. Thales Martins.

  27. SE VOCES GOTHAM EU NAO GOTHO, SE VOCES GOTHAM EU NAO GOTHO

  28. Pra salvar essa bomba, só com a Montoya dando uns pega na mulé do Gordon, aquele corno manso…

  29. Walter SuperCandidato

    Seriezinha de bosta, logo vai ser cancelada, prefiro ainda Arrow e achei o piloto do The Flash melhor… Então folodasse!

  30. piada do ner reverso, podcast 161

    Um dia Jesus estava andando, quando viu várias pessoas querendo apedrejar uma prostituta.

    Ele disse: – Quem nunca errou, que atire a primeira pedra.

    Um português se aproximou e lascou uma pedrada na testa da coitada

    Surpreso, Jesus indagou: – Meu filho, você nunca errou?

    Responde o Português: – Não, desta distância nunca errei!

  31. Poderia ser pior. Poderia ser o Ultra (cego, surdo e louco pela DC) dizendo que a série tem potencial para ser um True Dective no universo da morcega HAEHAUEHUAHEUAHEUA

  32. É boa? Nem li…

  33. Suposto Vídeo de Sexo – Viviane Araújo no meio da rua vaza na internet

    dura 2 minutos, é bem parecida. pode ser verdade.

    http://clubedodownload.info/baixar/video-de-sexo-viviane-araujo-meio-da-rua-vaza-na-internet

  34. Todas as impressões até então haviam sido de medianas pra negativas.
    Aí me chega o Algures com uma nota 8.
    Fica o questionamento:
    Será que os produtos da DC são melhores se consumidos sob efeito de psicotrópicos?

  35. Eu não vi. Não vou ver, mas vou falar mal.

    Gotham é uma bosta só por não ser uma adaptação direta de Gotham Central.

  36. Astrogildo, o Terceira Idade

    Que série chata pra porra, mais um produto pra saturar o mercado com a porra do Batman, e se o protagonista é o ponto fraco da série, esperem um Batboy numa segunda temporada.

  37. Aparece o jovem Wayne pegando putas no beco do crime?

  38. Sir Jones Kast, Ph.D.

    Já importei…depois que assistir os novos episódios de TBBT eu penso se assisto ou não Gotham.

  39. Sir Jones Kast, Ph.D.

    verdadeira “vilã” da série é Fish Mooney, personagem novo que não vem dos quadrinhos, mas é muito interessante.

    Quadrinhos trazendo a personagem para eles em menos de 3 meses.

  40. Sir Jones Kast, Ph.D.

    Selina Kyle altamente comestível, mas…ela bateu na trave?!

  41. EI MICHAEL ELES NÃO GOTHAM DA GENTE, EI MICHAEL ELES NÃO GOTHAM DA GENTE

  42. nao e vi nao gostei

  43. Se fizerem crossover com o Aquaman, vai ser a gotham d’água pra essa série.

  44. Imagina se Gotham vira um sucesso estrondoso e resolvem fazer uma série mostrando a juventude do Alfred, um rapaz dividido entre o serviço militar e o sonho de ser um ator de teatro renomado

  45. Pior que essa resenha, só aquele gibi digital do Algures: Desiree (dêzirrê)

  46. Jada um caldo essa piranha Smith.

  47. Página anti-miscigenação(mas não racista…) apoiando a Guria lá, que xingou o Aranha de Macaco. Isso pode, mas peitinho não, né, Seu Zuckerberg?

    Também é Anti-esquerda, e acha o Bolsonaro batuta. Muito S2 no coração.

  48. Pra quem não assistiu, o link para o primeiro episódio
    http://tinyurl.com/odveme4

  49. Sir Jones Kast, Ph.D.

    O gritinho de Brucinho quando os pais são assassinados, SIGNIFICA!

  50. CADE O WHOGOTHAMCAST? CADE O WHOGOTHAMCAST?

  51. Gatinha essa Selina hein!

  52. Tem ligação com o setafrexiverso?

  53. “os elementos característicos da cidade de Gotham, como a corrupção policial, o crime organizado, a violência”

    O Algures mora no interior, né? Achei que isso rolava em tudo que é cidade grande.

    • Fala sério, vc tomou bomba na aula de Interpretação de texto né?

      • Não vou falar sério (é o MdM).
        Minhas notas em interpretação de texto eram boas.
        Não pensei em nenhuma brincadeira envolvendo sua mãe que fosse realmente engraçada pra colocar como resposta (infelizmente não tenho a criatividade da maior parte dos escroques daqui).

        Abraço.

  54. Se não tem nada a ver com Smallville, já ganhou meu interesse.

  55. Melhor série de todos os tempos fácil ao lado de Smallville, Arrow e Shazam dos anos 80.

  56. Só uma coisa vem a minha mente


  57. Algures fumou um antes de escrever isso aí…

  58. Ê Algures…

    Pilotos servem para mostrar potencial vindouro da série. Não é para mostrar os Fan Services já com “papel de destaque”… Até porque se todo mundo tivesse “papel de destaque”, ninguém teria papél de destaque! mostra “Ah, vai ter a Era venenosa? Deve ter um episódio com ela”. e coisa e tal!

    Por sua crítica, só seria um piloto bom em uma absurda situação como, sei lá, achar que um filme tivesse 40,5 cenas marcantes!

    • Jogar um monte de personagem “importante” no meio da história apenas com um fiapo de ligação (que sequer é necessário) é fanservice porco jovem.

  59. Teve muito fan service desnecessário no episódio, mas em geral eu gostei muito do clima. Espero que eles foquem mais na parte boa.
    Ah, e eu gostei bastante do Pinguim, achei o ator bom e o personagem bem mostrado.

  60. A menina que faz a Selina… Ela parece muito com aquele bicho do filme Splice.

  61. Ain, série de heroi realista.

    Por que diabos alguém que lê quadrinhos de nego fantasiado e com poderes quer algo realista?

  62. ‘Eu vejo esse Gordon e a unica coisa que me vem a mente é a musica ” California lalala, California lalala, Californiaaaaaaaaaaaa…”

  63. Bom que agora nós temos um prequel do prequel do Bátema, só ver OC que você sabe por que o Jim Gordon virou um retardado nessa série.

  64. SÓ VI A NOTA FOLODA-SE.

  65. 7,9 aqui…

  66. Ah…Isso é um lixo de série e a sapata da Jada tá cada vez pior como atriz(?).Nunca gostei dela, sempre com aquela cara de quem tá com diarreia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: