Home / A Gente Vimos / A gente Vimos: Birdman, ou a Inesperada Virtude da Ignorância

A gente Vimos: Birdman, ou a Inesperada Virtude da Ignorância

bm

Quem você é de verdade, quando ninguém está vendo? O amigo mais engraçado ou o mais grosseiro da família? Qual é o real “você”, o empregado elogiado pelo patrão ou o escroto que comenta nas redes sociais? Você é uma pessoa com vontade própria, ou refém da cultura e da criação dos seus pais? É alguém com personalidade ou apenas uma mente que acumula experiências de histórias passadas (reais ou imaginárias)? É um indivíduo no controle de sua própria vida ou apenas o resultado de uma série de acasos que por ventura acredita que está consciente do mundo?

O problema da identidade não é um tema novo – de fato, deve ser uma questão que permeia o homem desde que ele entendeu que era um indivíduo separado dos outros. Mas é sempre uma questão pertinente, e a perda da identidade em meio a uma realidade alicerçada em mentiras e aparências é a base do filme Birdman, de Alejandro González Iñárritu.

bm5

Na história, Riggan Thomson (Michael Keaton) interpreta um ator de Hollywood muito famoso, mas estigmatizado por ter encarnado no passado “Birdman” – um super-herói do cinema que se tornou um ícone cultural, que teve 3 filmes, mas que após recusar o quarto teve uma queda na carreira. Hoje, ele pretende se reinventar no teatro, dirigindo, escrevendo e atuando na adaptação de um texto consagrado para a Broadway, uma tarefa que se prova muito mais difícil do que ele esperava, tendo que lidar com sua filha drogada, atores instáveis e, é claro, com seus próprios demônios interiores.

É difícil saber por onde começar ao tentar falar sobre Birdman. Primeiro, passando-se essencialmente apenas no teatro onde os ensaios da peça (e a apresentação propriamente dita) se darão, logo se cria um ambiente familiar para o espectador que ajuda a nos identificarmos com os personagens. Além disso, Iñárritu usou o recurso do “one take” (onde a câmera “segue” o personagem e praticamente não há cortes) e conseguiu um resultado fantástico, dando bastante intimismo e, na falta de um termo melhor, individualidade para a película. E mais impressionante ainda é ver esse recurso sendo usado com efeitos especiais como explosões e bichos voadores, que provavelmente foram adicionados apenas na pós-produção. Um trabalho bastante ousado e corajoso.

bm2

Os atores merecem um parágrafo à parte. Michael Keaton certamente mereceu os prêmios que já ganhou até aqui (acho que foi o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards, se não me engano), ele simplesmente encarna as discussões que o filme levanta. Emma Stone, que vem provando que não é apenas uma “atriz modinha”, faz provavelmente o melhor papel até aqui (pelo menos dos filmes que eu vi) e Edward Norton parece ter embarcado na ideia de interpretar um ator difícil (característica que não raro é atribuída a ele na vida real) sem amarras e fez um personagem para ser lembrado. Até Zach Galifianakis, que dificilmente seria pensado como um ator “sério” dá um show interpretando o agente de Riggan.

bm3

Como todo bom filme, Birdman possui diversas camadas. Há desde os paralelos entre as carreiras dos atores e seus personagens (como Keaton e Norton) e entre a Hollywood crua que não é vista pela audiência com frequência, até detalhes mais simples, como mostrar partes de Nova York normalmente só vistas por moradores da cidade ou pontos de vista diferentes de áreas mais conhecidas, quase como uma jornada ao coração da “verdadeira” Nova York, não a Nova York dos turistas e dos filmes, romanceada, mas a Nova York onde pessoas de verdade e emoções de verdade (boas ou ruins) acontecem a todo momento entre cartazes, outdoors, flashes e apresentações.

bm4

Há também, como insinuado no começo, o problema da identidade, e a busca por quem realmente somos, um tema perfeito para uma história fictícia sobre pessoas que fingem ser outras pessoas para viver (e fingem, muitas vezes, não só nos palcos e nas lentes, mas também para a imprensa, para os pedestres e para si mesmos) e que também lança um olhar sobre nossa própria vida e sobre quem realmente somos. Riggan é resistente a usar redes sociais como twitter, por exemplo, e a relação entre o que as pessoas comuns fazem no dia a dia, ao vivo, e o que elas fazem na internet, é um bom paralelo com a crise de identidade que os atores vivem no mundo real. Hoje, em certa medida, todos somos atores (se é que não fomos sempre), e é difícil saber se pessoa com quem você está conversando naquele momento é a pessoa “real” ou uma máscara social.

bm3

Birdman, ou A Inesperada Virtude da Ignorância é um olhar engraçado, cínico e, ao mesmo tempo, cruel da vida privada em Hollywood – e da vida em geral. Um filme que não nos instruiu de forma mastigada como devemos reagir a cada cena ou ao filme como um todo, nem nos diz onde a realidade termina e a fantasia começa. Mas não faz diferença: estes limites já não são claros no mundo real de qualquer maneira.

Nota: 9,9999… (uma dízima periódica)

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 36 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Podcast MdM #504: Aranhaverso, relacionamentos, pizza, gatos, vinhos e como durar mais de 6 minutos

No podcast de hoje as MdManas Cris Pistola, Ira, Belle e Dea Melo fazem um …

330 comentários

  1. Nem li, mas esse filme é foda! Chuuupa Nolan!

  2. “nem nos diz onde a realidade termina e a fantasia começa. Mas não faz
    diferença: estes limites já não são claros no mundo real de qualquer
    maneira.”

    Olha o que as drogas fazem com a cabeça das pessoas.

  3. baixei, vou ver amanhã

  4. Filme chato

  5. AH MAS NUM LI MESMO

  6. Eu esperava algo diferente do que vi, mas o filme não é ruim. Só não gostei do final, achei muito “Vamos deixar o público pensar o que aconteceu”.

  7. Só li as figuras.
    A Gwen não tinha morrido? O_O

  8. Só vi as fotos da Emma Stone. Pode vir o próximo post.

  9. O Hell disse no twitter que o cara morreu no final!!!

    @Ivokleber
    Não gente… ele não saiu voando igual o “homem-pássaro”! Prevejo mais um na lista com a Ofélia, Rorscharch e o garotinho do Radio Flyer…

  10. Je suis Charlize Theron

    Nota: 9,9999…

    Deve ser uma bosta então

  11. Seminovo: Primogênito do Xange

    Nem li

  12. Martelinho de Ouro Funilaria e

    Quem é você quando ninguem esta olhando?

    Looser redator do MdM, filósofo e maconheiro ou Tarado por Golfinhos

  13. ain, num deu 10 então é ruim…Acha q sabe mais q o oscar, aff

  14. No começo eu achei que o Algures ia citar Capital Inicial

  15. Wolverésdney, o Ferramenterine

    O unico Birdman que vale é o Harvey, o advogado

  16. Quem você é de verdade, quando ninguém está vendo?

    OI ! EU SOU O THALES GOSTO MUITO DE BRINCAR!

  17. Realmente Zach Galifianakis serio e sem usar drogas em um filme é algo totalmente novo e estranho de se pensar porém, por incrivel que pareça funcionou muito bem o cara é um bom ator

  18. É um bom filme, vale a pena ir atrás do torrent (já que, pelo menos aqui em Recife, não está em cartaz).

    Recomendo pegar aquela tarde especialmente mazelada e ver em sequência Birdman e Whiplash… Dá todo um novo colorido à vida.

  19. BOM TEXTO RAFAEL!

  20. Je suis Charlize Theron

    #JeSuisNemLi

  21. Val Baiano de Etérnia

    Puta filme, mostra vida fodida dum ator fracassado sem ser pedante igual o Artista.

    A critica aos criticos e ao publico fã de blockbuster massaveio é muito boa, e o filme é até divertido, não é dramalhão.

  22. Ei galera, eu finalmente terminei meu desenho pro MDM, se ces quiserem ver, olhem no meu Twitter @tretajill

    Levei 5 horas pra terminar ^^’

  23. consegui 66 upvotes desde ontem falando que um post tava uma droga…o jeito mdm de ser da “Serto”

  24. Olha, pra mim eu prefiro só o poster do filme que é um primor em desastre design grafico muito parecido com os designs de posteres do leste europeu, mas quero ver esse filme não….

  25. EU ATÉ DARIA PRO RAFAEL….MAS COMO NÃO SOU GOLFINHO SEI QUE NÃO ME COMERIA.. NEM COM CONSENTIMENTO :G

  26. melhor final de filme que eu já vi deste o labirinto de fauno,quando a menina vai pro reino da fantasia

  27. É um Entourage Junguiano.

  28. XOW

  29. Filme é foda,mas o senhor Rafael deu uma bela viajada/cagada de regra

  30. E ainda tem uns pulhas que dizem ser Interestelar o filme do ano.
    Tolos…

  31. A FELICIDADE DO ALGURES COM ESSE FILME



  32. Outra coisa,esses takes longos senhor Rafael são uma ilusão na verdade é tudo picaretagem

  33. 9,9999 AO CONTRÁRIO FICA 666 666

  34. Caras, graças a Hell eu descobri Mister Pickles, muito bom!

  35. Será que ja tem esse filme numa versão decente pra baixar alugar?

  36. “Riggan é resistente a usar redes sociais como twitter, por exemplo”

    E é a melhor coisa que um ser humano deve fazer…

  37. até o birdman tem 3 filmes e o gavião negro tem nenhum,lamentável Warner…

  38. Farendalf, O Viciado em Café

    Sobre aquele papo chato do Idris Elba ser o 007, eu escrevi uma historinha. Mesmo sabendo que JE SUIS NEMLI

    Vou colocar aqui 🙂

    Historinha que escrevi

    Por que não tem hobbits negros? (sim, inspirado naquele caso de racismo na época da produção do filme).

    – Por que uma atriz negra não pode ser uma hobbit?

    – Por que nos livros os hobbits não são negros.

    – Mas qual é o problema de ter uma hobbit negra no filme? Mesmo que não exista, não tem problema ter.

    – Seria incoerente, não seria fiel ao livro.

    – Mas tem tanta coisa que não é fiel ao livro, tantas mudanças de roteiro.

    – Sim, mudaram coisas, mas não é legal mexer na etnia dos personagens, iria contra a essência da obra, dos personagens, que são fundamentados na mitologia.

    – Mas você sabe que nada disso existe, nada disso é real. É tudo inventado por alguém.

    – Sim, mas são histórias que refletem os costumes de um povo.

    – Ok, mas essas histórias foram mudadas com o passar do tempo, ganharam novas versões, podemos criar novas versões hoje, recontar essas histórias nos filmes, ai farão parte da mitologia.

    – Não, seria desrespeito.

    – Não seria não. Poderia ter anões negros, elfos negros.

    – Mas os personagens não são assim, já foram criados.

    – Mas inventaram personagens que nem existiam. E muitos não são como descritos nos livros, qual o problema?

    – Não, iria ser estranho. E se é para ter personagens negros, poderiam inventar ou usar lendas africanas.

    – Mas não fazem filmes legais com as lendas africanas.

    – É só vocês negros lutarem pelos seus direitos, até algum diretor fazer um filme.

    – Mas eu gosto é de O Senhor dos Anéis, O Hobbit! Queria que tivesse um hobbit negro, gosto de me identificar com um personagem.

    – Eu sei, mas não tem.

    – Mas você vive dizendo que é um hobbit, que se parece com um.

    – Sim, eu sou baixinho, gordinho, branco, sou parecido.

    – Mas você não é branco, a sua avó materna era indígena e o seu bisavô paterno era negro.

    – Mas, o que importa é que EU! Sou branco.

    – Você é multiétnico, não é branco. Não é como um hobbit, mas você adora dizer que é um.

    – São os meus personagens preferidos.

    – Os meus também.

    – Você pode os admirar, mesmo sendo negro, eles não precisam ser negros para você os admirar.

    – Mas não sou negro, sou multiétnico também, só a minha cor é negra.

    – Que seja, a cor do hobbits é branca, admire-os como eles são.

    – Por que você lê esses livros de criança?

    – Ah! Agora é livro de criança, perdeu os argumentos e vai falar mal?

    – Não. Me fala, por que você lê esses livros de contos de fadas?

    – Não são contos de fadas!

    – São, longos e complexos, mas no fundo são isso. Por que lê?

    – Eu gosto, são interessantes, me fazem bem, os personagens passam lições, servem de exemplo.

    – Exato. Você gostaria de ser corajoso valente como Aragorn, sábio como o Gandalf, corajoso como o Sam.

    – Sim, eles me inspiram, eu gostaria de ser mais como eles.

    – Ou seja, você se transfere para o lugar deles, se imagina como eles. No seu dia a dia você gostaria de ser como eles, usar as falas e ter as atitudes.

    – Sim, mas como eu disse, você pode fazer isso, eles não precisam ser negros para isso.

    – Não, realmente não precisam. Mas sabe, inspiração é uma via de mão dupla, eu gostaria de ver coisas deles em mim, mas ver coisas minhas neles. Eu sei que no livro, eles têm uma cor, uma etnia, mas acho que talvez, as coisas não precisem ser sempre assim, mesmo que pareça estranho, não será respeito. Se o Morgan Freeman fosse o Gandalf, garanto que ele faria um trabalho tão bom quando o Sir Ian, ele não iria desrespeitar o personagem.

    – Ai os brancos perderiam a identificação.

    – É só revesar, vivem fazendo remake mesmo.

  39. SAI BIRDMAN, PERSONAGEM FICTÍCIO, MAS NUM SAI FILME DA LIGA

  40. Enquanto isso em algum universo paralelo, o Dr Who canta;
    Ah dalekleklekleklek…….
    Girando prum lado girando pro outro, ah daleklekleklek…..

  41. Duo, o Clone do Terry Bogard

    Regra 12 sem os peitinhos da emma stone

    então

    HEBOLINQUELE! AVARE!


  42. Ai

  43. Fake Errado do Change

    A imagem repetida tirou toda a “profissionalização” do post conquistada na frase onde ele indaga os prêmios ao invés de perder 1 minutos pesquisando no Google para certificar sua afrimação.

  44. LISTA DOS LISTA DE FAKES DO MDM QUE NÃO SABEM QUEM SÃO NA VERDADE:

    HELL= XOW!

    AGENTE COULSON = NICOLAU = MORCELLI=SLAG=WALTER SUPER MERCADO!

    (AGENTE COULSON = NICOLAU = MORCELLI=SLAG) +(HELL= XOW!)=XABLAU

    JÃO+= EX-JOAQUM-BANIDOI= SIDEKICK

    AGENTE COULSON = NICOLAU =SLAG= MORCELLI!

    UNICORNIO DO MDM= MAXIMUS!=MAGIA=BARBOSA!

    SOLA DO TÊNIS= BARATA=BESOURO=SUCO

    HIGURE= MENINO QUE NÃO GOSTA DE HEINEKEN!

    FELIPE MORCELLI FAKE= ALGURES

    ANDRE LUIZ=CHANCE=EIKE =JOSEMI=MANUEL

    HARVEY ADEVOGADO = MARTELIM DE OURO= QUATI SUPER METROID! DETETIVE PEDRIM = CAPIVAROTO =WES=JAZZ=PROFESSOR PASQUALE CIPRO NETO = DUAS GOSTOSA= UM VIADO!

    THALES MARTINS= FAKE DO ULTRA BADERNISTA=GORDO DEITÃO

    POLVO ARANHA= GIRINO GOMES

    KEN-OH= MAEJUNGUIANA QUE DEU BOLO NO CAPIVAROTO!

    LORDE MAMILOS: TONY RAMOS

    AGUAMEIN=FOCAFOFOCA!

    ULTRA BADERNISTA= FÃ DE A HORA DA AVENTURA!

    BICUDO= TERROR DO CHANCE= FELIPE FOLGOSI= LIEFELD FORAGIDO DO PASSADO!

    LOUJINHA= SAIU DO PAÍS PARA EVITAR PROCESSO!

    WADE= CATENA

    DUO=PORCO=FÃ DE MULHER COM TROMBA!

    CÃOZINHO = BIFE PARMEGIANO!

    NERD SUPREMO=SPAMER=GORDURA

    FARENDALF= NÃO SABE O QUE É TORRENT= CORTO!

    TODOS OS SUPRACITADOS MAIS O RESTANTE= BUGMAN HACKEADO POR COREANOS COMUNISTAS HACKEADOS POR TERRORISTAS QUE DESCONHECEM O LIMITE DO HUMOR!

  45. A VIDA É MUITO CURTA PRA GUARDAR RANCOR!

    https://pbs.twimg.com/media/B3TdBkYIAAEobfL.jpg:large

    • Tem um fã site pra Jurassic Park, vai te fuder. Vc chega na pessoa e fala, “e ae mano, que tipo de filme vc curte”, “Ah eu curto Jurassic Park, tenho até um site sobre o filme, nossa fanbase é mto legal!”

  46. nem os diz onde a realidade termina e a fantasia começa. Mas não faz diferença: estes limites já não são claros no mundo real de qualquer maneira.

    Só é difícil se alguém estiver tão chapado quanto você, Algures.

  47. Detective Porco Police Vlogger

    De fato, 0.999… = 1 (quem não sabia disso pode voltar para o ensino fundamental)
    Logo, 9.999… = 9 + 0.999… = 9 + 1 = 10
    PROFIT

  48. Fake Errado do Change

    SE FOSSE O CHANCE TERIA COLOCADO O LINK DO TORRENT EM 1080i DA LOCADORA DO ULTRA.

    APRENDE, ALGURES!

  49. Val Baiano de Etérnia

    Nueba nueta.

  50. Nueba!

  51. Bem, sua crítica está errada. De nada.

  52. Farendalf, O Viciado em Café

    Agora que o pessoal foi lá para o outro post: Algures tu é demais cara!!!

  53. Mestre Capi✓✓aroto Pé Quebrado

    REPETIU A FIGURA

  54. Mestre Capi✓✓aroto Pé Quebrado

    MUITO BOM O FILME

  55. Mestre Capi✓✓aroto Pé Quebrado

    ODEIO CONCORDAR COM O RAFAEL

  56. DEU NOTA ALTA PORQUE TEM GOLFINHO NO FILME TAMBÉM? DEU NOTA ALTA PORQUE TEM GOLFINHO NO FILME TAMBÉM?

  57. Sou mais verdadeiro aqui no MdM que no meu facebook pessoal… e isso é muito assustador!

  58. Sir Jones Kast, Ph.D.

    É um filme TÃO BOM, que NÃO pretendo ver uma segunda vez.

  59. Vamos admitir, Algures gostou do filme apenas por causa de sua temática. Ou seja, dorgas te dão asas.

  60. Voltei apenas pra dizer: Algures seu imbecil!
    Em matemática: 9,99999999… = 10. Tem a demonstração disso em qualquer lugar! E ainda quer fingir que entende alguma coisa de ciência.

  61. Bloody Mary A Escrota

    o Bátema que vale ganhará Oscar por interpretar ele mesmo! chupa DC! digo, Noletes

  62. Esse filme é pra quem acredita que o Batman do Nolan é filme adulto. Filme adulto com super-herói é Birdman

  63. ComiTeuCu Experience

    Essa Emma Stone tem uma cara de sindrome de down maas é uma deliicia… o filme é ótimo tbm.

  64. Relâmpago, o de fléche

    Pensei que um filme que parodia o Batman quase tinha ganhado uma resenha que faz o mesmo. Mas o numero de page down é só por causa das figura.

  65. Bolsonaro Presidente

    Não gosto de quadrinhos, posso assistir o Birdman ou é só para fãs de HQs?

    • Assista, o filme é ótimo.

      Quanto a questão você não ser fã de HQ’s, não faz a menor diferença pro entendimento do filme, “Birdman” eu diria que é apenas uma piada com o próprio Michael Keaton por ele ter interpretado Batman no passado.

  66. Bolsonaro Presidente

    Birdman em vingadores 3

  67. Filme sensacional, atuação do Mickael Keaton é primorosa, o cara fez piada com o próprio passado pois depois que ele interpretou o Batman nos cinemas nunca mais conseguiu outro papel de destaque………….até Birdman!
    Oscar pro Keaton.

  68. Diney ó pedreiro mineiro

    Aiiiiiinn meu cú Algurixx, nota na verdade é 10 porque não existe dízima periódica de de termo x,999999….

  69. Esse filme é FODA!
    E ele atira no próprio rosto no final.
    Bwahahaha

  70. Cara…eu abri esse post por causa da foto de Capa,eu olhei sem ler e jurava que iam falar do Ultraseven….. HUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUAHUAHAUHAAAA….

  71. Parece um filme fantástico.

    Pena que eu nem li.

  72. Não vou ver só por causa do Keaton, ainda não superei o Batman daquele merdão do Tim Burton.

  73. Todo texto do Algures me parece intelectual, não li, nem lerei essa merda

  74. franguinho_do_capeta

    Sei lá , eu encarei a mensagem principal do filme de outra maneira. Eu concordo plenente quando vc diz que a critica a essa crise de indentidade ordinaria e universal a todas as pessoas esta presente no filme, mas ao meu ver isso não se da principalmente sobre a forma de “máscaras sociais”. Eu acredito que o filme trata mais de auto estima, ego e a esquizofrênica relação do indivíduo com a metropole. Muito interessante as suas últimas considerações!

    Eu li esse post com consentimento.

  75. Eu acho ‘maps to the stars’ um retrato muito mais hollywoodiano que Birdman.

    Birdman é a história como o Bátema não consegue lidar com a própria percepção do que ele é ou do que representa. Tanto que ele vira ator/diretor teatral em busca de credibilidade (como se o teatro fosse algo mais ‘artístico’ e tal), hahaha

    Quanto ao resto do elenco, colocaram um monte de Dedé Santana ali só pra fazer escada pros monólogos/maluquices do Bátema. O Zack blablabláfidis aparece pouquíssimo, por exemplo… Ainda bem que outros filmes tem atores/atrizes coadjuvantes MELHORES, porque seria uma vergonha um cara que aparece cinco minutos num filme ganhar um prêmio.

    Mas é um grande filme e o Bátema vai ganhar como melhor ator, eu acho.

  76. verei quando passar na TV.

  77. É “O Lutador” do Keaton, filmado para nos enganar que é um take só.
    Gostei do filme dá 8 batrangues pra ele.
    PRÓXIMO!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.