Home / A Gente Lemos / A gente Lemos: Vigor Mortis comics 2 – Sangue, suor e nanquim

A gente Lemos: Vigor Mortis comics 2 – Sangue, suor e nanquim

Capa_frente

Experiências narrativas transmídia não são muito comuns por aqui. Com exceção de uns poucos pioneiros (como José Mojica Marins, que fez uma HQ para contar o que aconteceu entre Esta noite Encarnarei no Teu Cadáver e Encarnação do Demônio), ainda não se vê muito artistas investindo em iniciativas nas quais mídias diferentes se complementam.

Mas esse é o caso da Companhia Vigor Mortis, que desde o primeiro Vigor Mortis Comics busca usar os quadrinhos, não só para apresentar seus personagens para um novo público, mas também para criar uma experiência que complementa suas produções. Antes, uma contextualização bem rápida: Vigor Mortis é uma companhia de teatro de Curitiba, criada por Paulo Biscaia Filho, que se foca no pulp, no criminal e no horror naturalista, e que este ano se aventurou pela segunda vez nos quadrinhos com Vigor Mortis comics 2 – Sangue, suor e Nanquim.

Print

O primeiro Vigor Mortis Comics era uma antologia, com diversas histórias fechadas sobre os personagens das histórias produzidas pela companhia de teatro (não é preciso conhecer as peças nem os personagens para entender as histórias. Nesta sequência, apesar de manter a iniciativa de criar histórias autocontidas que não necessitam conhecimento prévio, temos apenas uma história longa, que mistura elementos de duas peças em particular da companhia.

Na história, conhecemos Bruna Bloch, estudante de jornalismo e aspirante a escritora durante o período da ditadura militar que, entre as aulas, suas viagens alucinógenas, orgias e entrevistas com assassinos seriais, rascunha a história de Lavínia, uma solitária enfermeira com poderes paranormais.

A história é interessante por que busca fugir do moralismo fácil e do formato de cautionary tale, e conta uma história meio anárquica que, ao mesmo tempo em que traz uma protagonista que representa a independência e subversão que vai contra o status quo da época, suas atitudes ainda assim são moralmente duvidosas do nosso próprio ponto de vista. Bruna é a protagonista, mas está longe de ser uma “mocinha”.

VMC_baloes_p01

Além disso, a vida de Bruna é intercalada pela história que ela está contando, uma história que parece muito mais macabra do que sua vida (que já é bem maluca), mas ao mesmo tempo nos dá alguns vislumbres sobre a própria mentalidade da personagem.

Vigor Mortis Comics 2 não é um típico “horror pg-13” como o que vemos com frequência nos filmes de Hollywood atualmente, e não se furta de falar de drogas, de tortura, de fetiches sexuais ou outros temas delicados para alguns. Mas a arte (dividida entre José Aguiar, DW Ribatski e André Ducci), com uma pegada bem mais expressionista do que naturalista, foge um pouco da influência original da companhia de teatro e traz uma violência gráfica bem mais estilizada, o que em alguns casos suaviza o horror das cenas (o que pode ser considerado para alguns como ponto positivo, para outros como ponto negativo). Em compensação, as cenas que acontecem durante a história de Lavínia conseguem ser narrados com um bom suspense, que entrega uma história paralela tensa e bem mais crua.

Print

O roteiro é bastante sólido, e derrapa apenas em alguns diálogos e algumas decisões de linguajar (Só por que você é uma fantasma mística não precisa falar de forma empolada), além de alguns nomes questionáveis de personagens (como Dra. Zorn), que são um pouco difíceis de engolir, mas que fazem parte do “cânone” do universo da história. A arte, como já comentei, é feita a 6 mãos e os três artistas possuem estilos bem característicos e nada pasteurizados, o que pode incomodar um pouco alguns leitores acostumados com uma arte esteticamente “perfeita”.

Há alguns pontos negativos a se considerar na história: Há muitos elementos acontecendo ao mesmo tempo, o que pode confundir o leitor menos atento. O ritmo da história às vezes é um pouco estranho, especialmente na transição entre a história “real” e a narrativa de Lavínia. Além disso, a relação entre a narrativa de Lavínia e a história principal de Bruna não é muito óbvia, e fica difícil perceber como essa narrativa paralela contribui para o resto da história como um todo. Mas são pequenos pontos que não atrapalham realmente a leitura.

Print

Vigor Mortis comics 2 – Sangue, suor e Nanquim é uma boa pedida se você gosta de uma história noir com bastante erotismo e pitadas de terror. É uma história fechada, que não requer que você tenha qualquer conhecimento sobre a companhia de teatro, suas histórias ou seus personagens.

Nota: 9

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 35 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Pesquisa MdM: o mercado de HQs digitais no Brasil

Muito se fala sobre o mercado de HQs digitais no Brasil, mas nós ainda não …

399 comentários

  1. Nem li, vou almoçar. Flw!

  2. Aquaman_Revolucionário Caviar

    Deixa eu fazer jabá no teu poste, Algures? Brigado. Promete que leio depois…pffff

    http://hdleitores.blogspot.com.br/2014/11/marco-polo-nova-serie-do-netflix.html

    Vão lá. Tem regra 13…

  3. Arte horrivel

  4. de novo algures?. pelo menos a arte desse é
    boa.

  5. Caramba! Bem legal! Fiquei curioso para assistir a peça, ver a história com atores. Vou caçar no youtube as peças. Eu curto história noir, fiquei interessado. A arte lembra pouco aquela de Powers, bem legal.

  6. VOU COMPRAR SÓ PORQUE O ALGURES COLOCOU A PALAVRA TRANSMÍDIA NO REVIEW!
    {SUSPIRO!}

  7. Diretor Coulson, O Filho Legal

    Muito bonita a arte.

  8. Barata, Gramsciando Desde 1924

    Nhé. Não compro nada nacional.

  9. Nerd Supremo Repreendido

    alguem sabe o qeu aconteceu com o site que aluga quadrinhos “new yacult” ???? ta com as portas fechadas

  10. Alípio, o Mel Horses domudo

    tá com bastante tempo livre, hein algures…

  11. faz tempo que o porco não vem tentar nos extorquir com alguma coisa do catarse

  12. Alípio, o Mel Horses domudo

    =)

  13. Barata, Gramsciando Desde 1924

    Walter SuperViado sumiu. Deve ter sido preso. Isso que dá querer brincar de Nelson Rodrigues. RIP in Peace Humbert Humbert brasileiro.

  14. Nerd Supremo Repreendido

    [MODE POSTS MDM ON] Bisbilhotando pela internet, achei esse video incrivel, tenho certeza que ninguem aqui ainda viu [MODE POSTS MDM OFF]

  15. Chego agora e tenho logo que dizer: Regra 12.

  16. 9 é maior que 6? Quer dizer que é melhor que Dira Paes?

  17. Nerd Supremo Repreendido

    o cara na cama com tres gatas… visao linda da porra

  18. VÃO TUDO TOMA NO CU/111

  19. Diretor Coulson, O Filho Legal

    LÉRIGOU LÉRIGOU

  20. Nunca vi, nunca li, eu so ouço falar.

    Continuo um leitor de merda. Sorry.

  21. se fosse Rigor Mortis eu lia

  22. Capivaroto Morning Wood

    Carta aberta (igual ao cu da mãe dos leitores) ao MdM

    Algures,

    Por favor pare de postar coisas perto do almoço.

    Grato

  23. O Porco vai ficar bolado.

  24. É melhor que dira paes?

  25. Parece legal, me lembrou boas HQs do final dos anos 1980

  26. Amor: o cãozinho da construção

    Só li as imagnes e vi uns peitinhos. deve ser bom pra bater uma punjetinha

  27. Tenho fotos da Anitta nua pelada pornor no celular. Esse grupo tem wapp?

  28. Aquaman_Revolucionário Caviar

    Poste sobre obras FODAÇAS do Alan Murrrrr, feito pelo Partido Comunis…PCB!

    http://hdleitores.blogspot.com.br/2014/11/parabens-alan-moore-dicas-sobre-obras.html

    Confiram, seus viadus, bixas!

  29. Capivaroto Morning Wood

    Eu sou de CWB e acompanho o trabalho dos caras (Teatro e quadrinhos) e é bom ter um troço autoral diferente no país

  30. Nerd Supremo Repreendido

    assisti ontem o filme de mulherzinha “se eu ficar” com a eterna hit girl… cara, cada vez que ela morde os labios, sentia um frio na barriga

  31. Sola do Tênis na Ditadura

    Eu tava pensando uma coisa:
    A luz viaja a 300.000 km por segundo no vácuo.
    Então, a luz das estrelas as vezes demora milhões de anos para chegar até nós, dependendo da distância.
    É provável que se uma civilização alienígena tivesse surgido ao mesmo tempo do que nós, nós só poderíamos perceber ela através de telescópios daqui à alguns milhões de anos!!!
    E o mesmo vale para eles: é possível que alienígenas estejam observando a terra, mas só estejam vendo um planeta estéril como era à milhões de anos atrás.

    Por isso que não nos destruíram ainda.
    A internet não chegou lá!

  32. Só resenha de quadrinho esquisito e “intelectual”.

  33. Pra começar o dia bem:

    http://1.bp .blogspot .com/ -mP3D_dTh7y8/Um5-KNwVxVI/AAAAAAAAAuM/M5EpZSuS_98/s1600/04.jpg

    Eu aprovo!
    Não é GOOOORDA não!

  34. Candidata a Miss Bumbum mostra os lábios da rata!!!!!!!!!!!

  35. Capivaroto Morning Wood

    Sobre o cara separatista “Sul é o meu País”

    E ele entrou de cabeça na causa. Na Conferência, Sardá apresentou o hino que compôs para o futuro novo país que sonha conquistar, intitulado “Um Grito no Sul do Mundo”. Segundo ele, a inspiração veio da Marselhesa e do Hino da URSS.

  36. Zzzzzzzzzzzzzzzzzzz…snore…

  37. Nerd Supremo Repreendido

    relendo o album ” a hora da vingança” de calvin e haroldo, na pagina 50, ele manda uma mensagem para o site dos ovos
    HAROLDO – Eu nao sabia que diversão dava tanto trabalho.
    CALVIN – Claro! quando voce leva a diversão (entretenimento) a serio, ela não é assim tão divertida mesmo!

  38. Capivaroto Morning Wood

    Me tiraram do trabalho hj pra ir num curso.

    tem bala, suco, mulheres, coffee break de responsa.

    Quero curso sempre

  39. Cheguei, comprei Doutor Estranho – O Julgamento e é foda.

  40. Mudando pra um assunto mais inocente, saiu um novo trailer do filme do Snoopy:

    http://www.hqfan.com.br/2014/11/sonhe-alto-com-o-novo-trailer-do-filme.html

  41. Magia a Macumbeira Suprema

    ai ai esse sweetlicious tenho que entrar mais lá…

  42. Não sei se já falaram, mas FX vai adaptar From Hell do Moore.

    Parabéns Alan

  43. Slag, o desnecessauron

    Algures tentando mostrar serviço para ver se melhora a nota de Dira Paes?
    Não precisa de tanto esforço. É só escrever algo bom.

  44. Capivaroto Morning Wood

    Achei um site legal pra quem não quer comprar as HQ’s… Nessa loja você lê no local

    http://lasquei.blogspot.com.br/

  45. nueva nota

  46. naolinemlereienaogostei

  47. Lembro quando descobri o lado alternativo da vida…

    vendi minha bicicleta pra comprar um skate…mas antes fui falar com meu pai ~>

    – PÁÁÁÁÁIIIII VENDI A BMX E COM O DINHEIRO VÔ COMPRA UM SKATE O/

    – TU VÁI COMPRA É O KACETE!

    e assim que tudo começou ♥

  48. desde quando o mamilo feminino é quadrado?

    • Algures chapado, famoso paquit

      O cara fala “MAMILO FEMININO” como se não soubesse que mamilo de homem também não é quadrado. Mamilo é mamilo porra! Além disso… tem cada mamilo bizarro por aí que nem duvido que se ache alguns quadrados.

      Anyway, qual é o formato do seu mamilo, amigo leitor do MDM?

      PS: Já adianto que os da minha mãe são redondos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários