Home / A Gente Lemos / A gente lemos: Piteco – Ingá, por Poderoso Porco

A gente lemos: Piteco – Ingá, por Poderoso Porco

No FiQ de 2011, o corintiano roxo Sidney Gusman anunciou o lançamento do arrojado projeto de graphic novels estreladas por personagens da Maurício de Sousa Produções e saindo pelas mãos de autores de quadrinho consagrados, em visões bem pessoais.

Danilo Beyruth (Necronauta, Bando de Dois), Vitor e Lu Cafaggi (Valente, Mix Tape), Gustavo Duarte (Có, Táxi) e… Shiko. Quem? Sei lá. Um tal de Shiko aí.

Confesso: a parceria personagem/autor desta última graphic foi a quem menos me atraiu de princípio. Nunca achei o pré-histórico personagem grandes coisas e Shiko… Pombas, o Shiko era o Nerd Reverso (quem?) dos autores da primeira leva de graphics!

Neste último FIQ, eu conheci a figura por trás do nome. Fui lembrado que existe uma diferença imensa entre não ser visto e não existir. A Café Espacial, a Graffiti 76% Quadrinhos, o PNBE, o Festival de Quadrinhos de Lyon, o HQMix, todos eles conheciam o Shiko. Só o jegue aqui que não.

pitecoingacapa

Fui conhecer agora. Um autor desconhecido, um personagem não muito querido. Juntos, resultaram numa HQ… DEMAIS DE DUCACETE!

Em Ingá, o povo de Piteco, os Lem, precisa se mudar. O rio que lhes dá sustento está secando, não vai durar muito. Ao mesmo tempo, a xamã do povo, Thuga, é sequestrada por membros dos terríveis Homens-Tigre. Enquanto o povo migra, Piteco, Beleléu e Ogra saem para resgatar a xamã. A trama segue em torno disso, mas traz muito mais. Shiko criou um background com mais nuances totalmente novas para Piteco e sua turma: ele não é simplesmente um homem das cavernas a la Flintstones – ao amarrar a trama de Piteco ao Brasil, à Paraíba, ao plantar na história do personagem pontos da nossa história, Shiko criou um personagem único. Piteco não é um Fred Flintstone ou Barney Rubble genérico, caricaturalmente fugindo de um amor pré-histórico: o Piteco do Shiko é um proto-brasileiro, o primeiro Homo Brasilianus da História!

Isso tudo constrói uma trama de aventura das mais honestas e nostálgicas – “Ingá” é praticamente uma aventura de RPG fantástico – o caçador, a guerreira e o engenhoqueiro atrás da xamã, enfrentando e contando com a colaboração dos deuses pelo caminho. Ganhando XP e evoluindo com o percurso. Sim, porque, ainda que relutante, o Piteco que termina a aventura é bem diferente daquele que a começou.

1374763_528820527186472_98508487_n

A arte, pombas, a arte! Não tivesse uma história sensacional, Ingá já valia só pela arte. O Shiko demonstra um domínio medonho do design e da narrativa: há uma identidade postural para cada um dos povos, de modo que, à despeito dos apetrechos, da forma de ornamentação, você percebe que membros do povo de Lem, de Ur ou Homens-Tigre são diferentes, tem posturas diferentes. Sem contar que é tudo feito em aquarela, o que resulta em páginas lindas, cheias de detalhes e que exigem uma contemplação mais dedicada do leitor. Visualmente, a pré-história dele é muito mais uma África sub-saariana antes da colonização do que algo remotíssimo, incompreensível como estamos acostumados.

(sem contar que eu achei do cacete a referência visual do design do xamã dos Homens-tigre com o vilão que mais me deu cagaço nos anos 80, Mola Ram, o xamã de Indiana Jones e o Templo da Perdição. Se foi intencional ou não, ficou foda do mesmo jeito)

Piteco-Inga-4Out2013-01

Bem, não sei se ficou claro, mas eu gostei pra caralho de Piteco – Ingá. Se antes eu não conseguia me decidir sobre qual graphic eu mais gostava (por motivos diferentes, Laços e Magnetar estavam empatadas) Ingá tomou a dianteira, é minha favorita. Um tanto pelo conteúdo, mas um tanto mais por ter sido uma gratíssima surpresa. Em todos os sentidos!

Piteco – Ingá, de Shiko. Graphic MSP, editora Panini, 80 páginas, R$19,90 (capa cartonada) e R$29,90 (capa dura).

Nota: 10 (sim, não errei. É dez mesmo!)

P.S.: E Shiko, tô ainda na captura daquele seu filme com mulheres e porcos, hein? Libera o Lavagem aí, Daniel Lopes!
Piteco-Inga

Sobre Poderoso Porco

O mar não tem cabelos. Eu também não.

Além disso, verifique

Podcast MdM #491: Os Melhores e Piores X-Men de todos os tempos!

No podcast de hoje Julia, Change, Buchemi, 5 Horas, Leo Finocchi, Fiorito e Lojinha se …

132 comentários

  1. Matew Modinha,sidekick do Cort

    Excelente sua resenha Lucas.
    Agora sim irei comprar sem sombra de dúvida!

  2. Matew Modinha,sidekick do Cort

    Excelente sua resenha Lucas.
    Agora sim irei comprar sem sombra de dúvida!

  3. Shiko é mesmo impressionivel! Conheci seu trabalho na excelente adaptação de O Quinze, de Rachel de Queiroz. Sem falar de Blue Note, que também é foda.

  4. Shiko é mesmo impressionivel! Conheci seu trabalho na excelente adaptação de O Quinze, de Rachel de Queiroz. Sem falar de Blue Note, que também é foda.

  5. Deu vontade de ler. Mauricio pode pagar os meninos pelo post.

  6. Deu vontade de ler. Mauricio pode pagar os meninos pelo post.

  7. Mallandrox não, Dr Bernardo

    excelente sua resenha caro companheiro de blog, acho até mesmo que irei parar para ler qualquer dia.

  8. excelente sua resenha caro companheiro de blog, acho até mesmo que irei parar para ler qualquer dia.

  9. Dr. CU, proctologista do Ultra

    E o premiode maior babação de pau da historia do MDM vai para…….

    Mas brincadeiras a parte, era uma das graphics que eu mais estava esperando (e ainda estou, porque não achei pra vender ainda)

  10. não li, seu doutor. mas essa hq eu vou ler sim.

  11. Um pistoleiro chamado papa cú

    E o premiode maior babação de pau da historia do MDM vai para…….

    Mas brincadeiras a parte, era uma das graphics que eu mais estava esperando (e ainda estou, porque não achei pra vender ainda)

  12. não li, seu doutor. mas essa hq eu vou ler sim.

  13. Dr_Passaralhus Neuro do Change

    Boa resenha Podegoso,

    Já tem em scan pra essa porra aí?

  14. Passaralho Páscoa Promíscua

    Boa resenha Podegoso,

    Já tem em scan pra essa porra aí?

  15. Dr. Tomás Tinoco, Geriatra

    I see the ghosts of navigators but they are lost
    As they sail into the sunset they’ll count the cost
    As their skeletons accusing emerge from the sea
    The sirens of the rocks, they beckon me…

  16. I see the ghosts of navigators but they are lost
    As they sail into the sunset they’ll count the cost
    As their skeletons accusing emerge from the sea
    The sirens of the rocks, they beckon me…

  17. “o Piteco do Shiko é um proto-brasileiro, o primeiro Homo Brasilianus da História!”

    Só porque é a cara do Zé Ramalho?

  18. “o Piteco do Shiko é um proto-brasileiro, o primeiro Homo Brasilianus da História!”

    Só porque é a cara do Zé Ramalho?

  19. Porra, não li nada desta “novelas gráficas” do Mauricio…. mas considerando que to pagando 30 paus nos encadernados da Salvati pra histórias que vão levar meses, mais de um ano pra terminar, devia repensar…

  20. Porra, não li nada desta “novelas gráficas” do Mauricio…. mas considerando que to pagando 30 paus nos encadernados da Salvati pra histórias que vão levar meses, mais de um ano pra terminar, devia repensar…

  21. We're up all night t'get LUCKY

    Se o Piteco é o primeiro Homo Brasilianus da história, então é possível traçar um linha genealógica entre ele e o Algures.

  22. Se o Piteco é o primeiro Homo Brasilianus da história, então é possível traçar um linha genealógica entre ele e o Algures.

  23. O povo pacato que vivia não sei aonde é atacado pela tribo selvagem dos caras com a pele um tantinho mais escura q nosso herói. Que não vai deixar barato e sentar pô-rrada….

    OHHHHHHHHHHHHYEAHHHHHHHHHH….

  24. O povo pacato que vivia não sei aonde é atacado pela tribo selvagem dos caras com a pele um tantinho mais escura q nosso herói. Que não vai deixar barato e sentar pô-rrada….

    OHHHHHHHHHHHHYEAHHHHHHHHHH….

  25. Já fiz reserva ONTEM do encadernado. Previsão de entrega para dia 12/12/2013 (espero).

  26. Sir Jones Kast, Ph.D.

    Já fiz reserva ONTEM do encadernado. Previsão de entrega para dia 12/12/2013 (espero).

  27. Segurito Peludo del Doctor Ult

    Mulheres e porcos… provavelmente são mulheres de tromba.

  28. Cofre do Ultra #TeamSapão

    Mulheres e porcos… provavelmente são mulheres de tromba.

  29. Doutor James Rhodney Buchemi

    Porco, tudo que você disse, é digno de nota, MAS isso aqui é o MdM, enfia essa sua mania de resenhas com conteúdo no cu, ou vai para outra pagina, eu não entro no MdM para ler as coisas bem feitas assim

  30. Porco, tudo que você disse, é digno de nota, MAS isso aqui é o MdM, enfia essa sua mania de resenhas com conteúdo no cu, ou vai para outra pagina, eu não entro no MdM para ler as coisas bem feitas assim

  31. Dr. Cícero,oftalmo do Reverso

    Pois é, amanhã vou ter que desbravar Brasília atrás dessa e da Pavor Espaciar,

  32. Pois é, amanhã vou ter que desbravar Brasília atrás dessa e da Pavor Espaciar,

  33. Minha favorita depois de Astronauta…

    Obra de arte pura.

  34. Minha favorita depois de Astronauta…

    Obra de arte pura.

  35. quero scan,compra é muito caro

  36. quero scan,compra é muito caro

  37. Putz … nessas horas penso em ler tudo lendo as criticas , o ruim é encontra-las

  38. Putz … nessas horas penso em ler tudo lendo as criticas , o ruim é encontra-las

  39. Bom saber que realmente a revista ficou foda. Já compraria apenas por ser do MSP, mas por ter o Shiko como desenhista, vai pra coleção!

  40. Bom saber que realmente a revista ficou foda. Já compraria apenas por ser do MSP, mas por ter o Shiko como desenhista, vai pra coleção!

  41. Essa linha é tão boa que o dono da livraria aonde frequento nem deixa na vitrine por que ele tem dó de vender…sério…

  42. Essa linha é tão boa que o dono da livraria aonde frequento nem deixa na vitrine por que ele tem dó de vender…sério…

  43. Essa o Sidão pode colocar o link no facebook

  44. Essa o Sidão pode colocar o link no facebook

  45. Pena que sou muito baixa renda pra comprar isso ai.
    musiquinha triste do Hulk

  46. Pena que sou muito baixa renda pra comprar isso ai.
    (musiquinha triste do Hulk)


  47. Tentei comprar essa aí no FIQ, mas tava esgotada. Só tinha Comix vendendo por lá. Que merda.

  48. Aquaman de BH#SapãoNoMdM

    Tentei comprar essa aí no FIQ, mas tava esgotada. Só tinha Comix vendendo por lá. Que merda.

  49. opa, esse vai pra estante então…

  50. opa, esse vai pra estante então…

  51. Dr. Wes Fincter, Proctologista

    A questão é: tem DINOSSAUROS nessa porra?

  52. A questão é: tem DINOSSAUROS nessa porra?

  53. Dr.BreakingBedComASuaVóEmCima

    eu não ia comprar essa merda, pq eu nunca gostei do piteco… agora vo compra por causa do review d porco… eu espero que eu não precise voltar aqui estourando absorvente (com um cara que gastou 40 reais comprando 2 volumes de um manga que ele não gostou nem do primeiro) pq esse troço e ruim e eu tive que gastar 20 conto atoa! mas pode ser bom tambem ne…

  54. BreakingBedComASuaVóEmCima

    eu não ia comprar essa merda, pq eu nunca gostei do piteco… agora vo compra por causa do review d porco… eu espero que eu não precise voltar aqui estourando absorvente (com um cara que gastou 40 reais comprando 2 volumes de um manga que ele não gostou nem do primeiro) pq esse troço e ruim e eu tive que gastar 20 conto atoa! mas pode ser bom tambem ne…

  55. Os desenhos estão bem maneiros!!!

  56. Os desenhos estão bem maneiros!!!

  57. O desenho que o Shiko estava fazendo nas edições das pessoas durante o FIQ estavam tão fodásticos que eu me arrependi de não ter comprado a edição por lá.

    Eu achei a aventura muito fantasia estilo Robert E. Howard. O cara mandou bem demais nessa graphic.

  58. O desenho que o Shiko estava fazendo nas edições das pessoas durante o FIQ estavam tão fodásticos que eu me arrependi de não ter comprado a edição por lá.

    Eu achei a aventura muito fantasia estilo Robert E. Howard. O cara mandou bem demais nessa graphic.

  59. parece muito foda mesmo

  60. parece muito foda mesmo

  61. MSP, Sidão e Cia Ltda mandando bem PRA KARALHO nos últimos tempos! PORRA, MAURÍCIO! 😀

  62. MSP, Sidão e Cia Ltda mandando bem PRA KARALHO nos últimos tempos! PORRA, MAURÍCIO! 😀

  63. comi o cu da minha namorada noite passada.

  64. comi o cu da minha namorada noite passada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários