Home / A Gente Vimos / A gente assistimos: Flash e Arrow, o crossover

A gente assistimos: Flash e Arrow, o crossover

flardest

Antigamente (tipo, beeem antigamente, lá pela Era de Prata), crossovers nos quadrinhos eram legais apenas por ver dois heróis diferentes atuando juntos contra um inimigo em comum. Não tinha muito mais do que isso, já que as personalidades dos heróis (da DC, pelo menos) eram basicamente as mesmas. Com o tempo, os personagens passaram a ter personalidades mais distintas e os crossovers começaram a ser mais interessantes. Disso para os heróis evoluírem a ter visões diferentes sobre o combate ao crime foi um pulo, e não demorou nada para que os crossovers entre heróis diferentes criassem algumas fórmulas usadas à exaustão, como o momento em que os heróis precisam lutar entre si.

Crossovers em séries (do mesmo tipos que temos nos quadrinhos) são raros. Ou pelo menos eram, até a Marvel Studios criar seu modelo de universo compartilhado no cinema. Agora, com Arrow e The Flash, a DC tem a chance de fazer na TV o que a concorrência fez no cinema. E, se a Marvel pode ser considerada responsável por reinventar o conceito de crossovers no cinema, o encontro entre Flash e Arrow pode ser responsável por reinventar o conceito na TV.

O crossover entre os dois heróis aconteceu em duas etapas: um episódio do Flash, e um episódio de Arrow. Embora isso pareça a escolha mais óbvia, é o formato do crossover que torna as coisas interessantes. Quem assiste as duas séries (ou assistiu pelo menos algum episódio de ambas) sabe que, apesar de compartilharem o mesmo universo, elas são completamente diferentes, muito mais do que os filmes da Marvel são entre si. Enquanto Flash lida com meta-humanos, as histórias se passam muito mais durante o dia e o clima é bem mais leve, Arrow se passa num mundo mais “realista”, tanto em termos das ameaças quanto em termos emocionais e dramáticos. Por isso, o cruzamento entre as séries poderia ser simplesmente forçado demais – e um desastre. Felizmente, aquilo que poderia impossibilitar o encontro foi usado justamente como o ponto forte do crossover.

Em Flash, o herói tem que lidar com um metahumano capaz de alterar as emoções das pessoas, quando recebe a visita de Oliver, Felicity e Diggle, que estão caçando um criminoso cuja arma principal são bumerangues (que os fãs de quadrinhos obviamente vão reconhecer). Em Arrow, a procura por Digger Harkness (o criminoso dos bumegangues) continua, e Flash, Caitlin e Cisco decidem  aparecer na cidade para ajudar os amigos a prendê-lo. Em ambos os episódios, é possível notar as diferenças gritantes entre os personagens, que surgem na outra série como um elemento estranho e atípico daquela realidade. Enquanto em Flash, Arrow é visto como um criminoso perigoso pelo detetive West e o Dr. Wells, em Arrow o velocista é visto como um ingênuo que vive num mundo mais inocente e “bobo”.

O que fez os dois episódios serem marcantes foi que, não só as diferentes personalidades dos heróis foram a causa do conflito, e sim a própria visão do mundo em que vivem. No episódio do Flash, Diggle tem dificuldade de lidar com a ideia de que existe alguém como Flash no mundo, enquanto que no episódio de Arrow, Cisco vê a “arrowcaverna” como um grande playground. O resultado é um evento que trabalha muito bem o desequilíbrio causado pela inserção de uma “realidade” em outra, sem descaracterizar nenhuma das séries.

logo

Outro ponto forte é a relevância do crossover para ambas as séries. Ao invés de investir em um evento que vale apenas pelo crossover, mas que não traria nenhuma consequência para os programas, os produtores criaram uma história que servem como episódios “normais” de cada série, sendo capaz de levar a história adiante e não ser só uma distração da trama principal. Com isso, temos pequenas coisas como Cisco criando uma versão aperfeiçoada do uniforme de Oliver e Caitlin ajudando na investigação da morte da Canário, mas também questões de caráter mais profundo na mudança de personalidade dos personagens (Oliver, sendo mais experiente, pôde mostrar a Barry que ele poderia usar seus poderes de forma mais inteligente para evitar erros, assim como Barry pôde usar sua inocência e visão de mundo para fazer Oliver repensar seus atos como vigilante – e talvez abrindo caminho para uma eventual transformação do “Arrow” para “Green Arrow”). Ou seja, o crossover não é só “para bonito”, há consequências diretas para os personagens, que certamente serão levadas adiante nas respectivas séries.

faluta

É claro que o que fez os episódios serem legais, também trouxe alguns problemas. O episódio do Flash sofre dos mesmos problemas de sempre (o mais acentuado é a bidimensionalidade dos vilões), e a falta de algum tipo de conexão mais direta entre os episódios (não tem realmente um cliffhangger nem nada do tipo, o que acontece no episódio do Flash se resolve no próprio episódio, assim como no caso do Arrow), o que não é necessariamente um problema, mas também não incentiva tanto quem viu o episódio em uma série assistir a outra. Também há diversas coisas que ficam parecendo deslocadas, como o surgimento do Nuclear na “cena pós-crédito” do Flash, algo totalmente jogado e sem conexão com o que se passou no episódio. Sem contar a luta entre os personagens que, por conta de todas as limitações televisivas, sempre ficam a desejar.

fa3

De qualquer maneira, para um “primeiro” crossover entre heróis da DC na TV, o resultado é muito positivo. Parece que a DC encontrou o caminho dos seus personagens com a TV, e espero realmente que os filmes não desviem a atenção desnecessariamente destes programas, que basicamente são o melhor que a Warner conseguiu até hoje neste sentido.

Nota: 8

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 36 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Podcast MdM #514: Cê quer um charuto, meu filho? É um podcast de QUATRO HORAS sobre o trailer do JÓQUER!

No podcast de hoje um monte de MdM fala QUATRO horas sobre um trailer de …

604 comentários

  1. Yeah Baby! Yeah!

  2. Yeah Baby! Yeah!

  3. Nerd Supremo Repreendido

    regra 12

  4. Nerd Supremo Repreendido

    alguem nao foi convidado para a comic con

  5. Wolverésdney, o Ferramenterine

    Nem li, mas tem uma foto muito errada ali, do Errow de perna aberta enquanto O The Flash faz uma cara de “estou gozando”

  6. Yeah Baby! Yeah!…

    isso vicia

    kkkkk

  7. algures, foca no Dira paes, colega.

  8. Nerd Supremo Repreendido

    family guy+simpson >>>>>>>> the flash+arrow

  9. O epi. lançou ontem e já escreveu um texto com muitas palavras e imagens… Só pode ser o poder da Força da Desocupação

  10. Puxa, tem horas que eu acho que o Algures é fake do corto…

  11. YEAH BABY IS THE NEW XOW?!

  12. ” se fosse tão facil assim tirar rexona da xota eu ja tinha feito” mel dels.

  13. VOU RESUMIR O TEXTO DO MEU AMIGO ALGURES PARA VOCÊS QUE ESTÃO COM PREGUIÇA DE LER!:
    CHUPA MARVEL!

  14. PORRA

  15. este é o batman, robin, supinho, homem aranha e thor que valem

  16. “(…)o encontro entre Flash e Arrow pode ser responsável por reiventar o conceito na TV.”

    Menos Algures… putz…”

  17. SÓ FALTOU UM GOLFINHO NESSE CROSSOVER PRA SER NOTA 11 HEIN ALGURES

  18. Não li.
    A série do “deflash” vale?

  19. segunda parcela do decimo+ PLR+ começo de namoro! o que em nome de odin, pode dar errado?

  20. A audiência das duas séries aumentou pra caraleo por causa dos crossovers. Espero que o CW injete mais dinheiro pros crossovers futuros e os efeitos especiais fiquem melhores ainda!

  21. Num li, mas também num vi.

  22. Ehehe adoro cantar desafinado e assustar as pessoas, ahahahahahahaa

  23. Esse Episodio foi legal, mas como personagem parecido como nos HQ o Flash Parece um pouco Mas, o Oliver Queen é Batman desse universo como Disse o Hell.

  24. Ecco O Golfinho Consentido

    Único crossover que quero saber é de você e eu. Você flechou meu coração e não erou.
    Aceite-se, Rafael. Não és mais homem heterossexual. És um peixe gay, assim como eu. Vamos fazer amor em aquários regados a salmões e trutas. Venha ser meu tritão ou minha sereia. Não importa. O importante é você vir.

  25. É negada. Último post da semana…

  26. bigode do comissário

    gostei muito, e o ponto que algures falou é verdade, como Arrow é visto na cidade do Flash. é bem abordado na série .

  27. Kid Dracula -Adeus Bolaños! +

    O MDM mudou bastante apos a era pré podcast 2007 segue algumas considerações (de merda) sobre os redatores.

    Ultra- Esse sempre foi um gordo deitão, mas apos sua ressureição, virou um gordo deitão xarope

    Change – A esposa disse “Eu ou o MDM” como sabe que provavelmente nunca mais conseguiria ter uma mulher de verdade ao lado, posta escondido de maneira porca até hoje.

    Buguima- Ah, prefiro ver o filme do Pelé

    Hell- Continua o mesmo, já era babaca pacaralho com os leitores desde o inicio.Ponto pra ele

    Triplo – Nunca fez porra nenhuma, mas como o desenharam no banner, deram apenas uma única função (galeria) e nem isso consegue fazer bem feito.

    Algures – Era tão inútil quanto o Triplo, mas de um ano pra cá virou um grande cagador de regra nos podcasts, ou seja, está tentando ao menos. Ponto pra ele.

    Nerd Reverso – Passou de “quem? ” para um grande artista stand up (sentado) sósia do Tirulipa Jr.Eu nao gostaria de ser ele.

    Dr Norberto – Ja ficou puto por não ser ele o primeiro listado e isso (infelizmente)diz muito sobre sua pessoa.

    Catena- Espírito MDM total, projeto de Change, tem futuro. Logo que aprender escrever será um grande redator.

    Maximus – O cara tá realmente querendo resgatar o MDM antigo. Desde que a internet funcione no meio da selva amazônica.

    Estagiarios que nao lembro o nome: Caguei

    Podegoso – Eis o cara que começou a fuder com o espírito anárquico do MDM.Ferrenho crítico de quem ele nunca ouviu falar.Responsável pela era dos chégas nos quadrinhos nacionais chapabranqueando o MDM. “Ah, vá a merda porra!!!” – Alborguetti sobre Poderoso Porco.

    Corto – Aquele que nao se fala o nome… putz, foi mal ae.

    Spider e Gama – Foram apagados da existência após a “Grande Saga”

  28. mas sério, hoje podia ser sexta.

  29. Esse Flash Reverso deve ser Eobard Thwane do Futuro ou outros Flash como o Dr. Edward Clariss ou Zoom que era Zolomon Hunter.

  30. Ah, Monica Bellucci estará no novo 007

  31. Ecco O Golfinho Consentido

    Dizem que comer muito caramelo engorda mas não quando é um caramelo especial s2.

  32. [OFF] Se eu achar uma imagem no google, e eu queira fazer uma camiseta com essa imagem, pode dar merda?

  33. Wolverésdney, o Ferramenterine

    vendo essas ultimas noticias sobre o 006 > 007, descobri que não vi quase nenhum filme da série

    Nobres bacharéis sommelier de filmes de ação, alguem pode me indicar quais são os filmes bons, e quais são os filmes merdas?

    • Eu nunca achei essas coisas.

    • Eu só assisti do Pierce Brosnam pr cá, não sei se minha opinião vale, mas eu gostei dos que tem o Daniel Craig pelos motivos óbvios pra mim e também porque tem bastante ação.

    • Peixe-Gato:Pet do Nerd Reverso

      Cara, eu sempre achei o 007 um personagem merdoso. Um mauricinho engravatado que luta contra meio mundo (de maneira muito tosca) e nem despenteia o cabelo? Puta merda! Mas aí eu dei uma chance pro Tiririca Bond e ele me mostrou que essa porra tinha jeito, já que o cara é bruto, sem frescuragem e sabe parecer intimidador de verdade! Beleza não constrói nada, força bruta sim!

    • os do Sean Connery são bons. Acho que os piores são do Agnaldo Timothy Dalton. “Goldeneye” é o melhor do Pierce Brosnan, e do Tiririca todos são bacanas, na minha opinião.

  34. Quem que vai ser o 007 agora?

  35. Qual dos MDMs que tá cobrindo o CCXP?

  36. Não assisto nenhuma das séries, mas li o texto todo… Sou um lamentável mesmo.

  37. Magia a Macumbeira Suprema

    SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA

    Alguém ai sabe quando começa as cenas de sexo trepação e putaria no azul é a cor mais quente? obrigado google

  38. Peixe-Gato:Pet do Nerd Reverso

    Até a CW faz um crossover entre o Batman e o Homem-Aranha melhor que a Marvel e a DC!

  39. HAUEAEHUEAUE, caralho. Só agora fui ver o twitter do MDM. Os caras se arreganharam-se todos pro omelete mesmo.

  40. Ta passando Comic Com no jornal hoje

  41. O Algures acha mesmo que alguém vai ler?

  42. E aí amiguinhos, como está a vida de quem não está babando ovos alheios na CCXP?

  43. Ajudando o Ultra BadeRnista a divulgar a lista de fakes dos comentários:

    LISTAS DOS FAKES DEMASCARADOS!:(TESTADA E COMPROVADA)

    AGENTE COULSON = NICOLAU = MORCELLI!
    HELL= XOW!
    *BANIDO*
    LOUJINHA = O SÓ UM MENINO!
    ULTRA BADERNISTA = THALES MARTINS
    UNICORNIO DO MDM= MAXIMUS!
    ANDRE LUIZ=CHANCE
    TODOS OS SUPRACITADOS MAIS O RESTANTE= BUGMAN!

  44. Não vi ainda o episódio do Arrow, mas achei interessante que o episódio do Flash foi contido, de forma que quem só assiste aquele não precisa assistir a conclusão da estória em outra série.

    Também achei interessante que nesse universo está sendo sedimentado que o Flash ocupa o papel do Super (mais ingênuo e esperançoso) enquanto o Arrow faz as vezes de Batman (amargurado e violento), o que transparece no episódio.

    Se o Zack Snyder for esperto, vai dar uma olhada nesse crossover e prestar atenção na repercussão que ele está tendo para ter uma ideia de como o público reage.

    Mas como se trata do titio Zeca, é capaz dele ver e resolver aprimorar a coisa, tornando tudo mais elegante (o que no dicionário dele significa massavéio).

  45. Sir Jones Kast, Ph.D.

    CAGUEI.

    Esperando o podcast sobre STAR WARS de amanhã.
    FOLODAM-SE o resto.

  46. Ora, quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a amando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  47. Ora, quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  48. Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a amando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

    • Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morcelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  49. Ora, quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  50. Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é
    revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá
    aqui a amando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  51. Ora, quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é
    revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá
    aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  52. Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morcelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  53. Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é
    revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá
    aqui a amando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  54. Sir Jones Kast, Ph.D.

    Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é
    revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá
    aqui a amando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  55. Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é
    revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá
    aqui a amando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  56. Ora, quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a amando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  57. q ta acontecendo?

    • Wolverésdney, o Ferramenterine

      sua mãe resolveu liberar geral hoje, saldão pós-black-friday

    • Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

    • Eu te explico: todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman. Aí foi revelado que eram todos do Morcelli. Estaria ele a mando do Bátema? É espião do Bátema? Essa é a dúvida que surgiu.

  58. ORA QUANDO TODOS PENSAVAM QUE OS PERFIS FAKES DO BATMAN EIS QUE É REVELADO QUE TODOS OU QUASE TODOS ERAM DO BUGMAN! SERÁ QUE ELE ESTÁ AQUI AMANDO O MORCELLI!?ESSE CARA É ESPIÃO DA GABRIÉÉÉEÉ´LA!

  59. Aquaman_Revolucionário Caviar

    Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é
    revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá
    aqui a amando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

    Mande essa mensagem para mais 10 amigos para ter uma grande surpresa no fim do dia.

    • rumo aos 10.000 comentários num post do Algures. Obrigado, FabricioFao.

      • Sir Jones Kast, Ph.D.

        Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a amando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  60. Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é
    revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá
    aqui a amando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  61. Wolverésdney, o Ferramenterine

    Ora, quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a amando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  62. Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é
    revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá
    aqui a amando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  63. VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR NO FINAL DESSA HISTÓRIA!
    Ora, quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  64. Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é
    revelado que todos, ou quase todos, eram do Morcelli. Será que ele tá
    aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  65. esse é o verdadeiro clube dos canalhas

  66. VOCÊ VAI SE EMOCIONAR COM ESSA HISTÓRIA:

    Olá, meu nome é Sabrina, ou pelo menos seria se eu estivesse viva. Ora, quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  67. HJ NA SONIA ABRÃO

    Olá, meu nome é Sabrina, ou pelo menos seria se eu estivesse viva. Ora, quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  68. Wolverésdney, o Ferramenterine

    Ora, quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bátima, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do INOMINAVEL. Será que ele tá aqui a amando do Nolan? Esse cara é espião do Bátima?

  69. CAIU A CASA DO PT! O MUNDO DESCOBRIU TODA A FALCATRUA!

    Lula em lágrimas em uma entrevista para a BBC admite: Ora, quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  70. Repasse aos amigos :

    Olá, meu nome é Sabrina, ou pelo menos seria se eu estivesse viva. Ora,
    quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é
    revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá
    aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  71. Viram o tal de Spectro 007?

  72. Ora, será que o Morcelli está amando o Batman?

  73. Ora, será que o Morcelli está amando o Batman?

  74. Ora, será que o Morcelli está amando o Batman?

    • Wolverésdney, o Ferramenterine

      Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morcelli. Será que ele tá
      aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

      • Sir Jones Kast, Ph.D.

        Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morcelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

        • Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morcelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  75. BOMBA! BOMBA! BOMBA! Ora, quando todos pensavam que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morcelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  76. OS CIENTISTAS NÃO QUEREM QUE VOCÊ DESCUBRA ESSE NOVO MÉTODO INACREDITÁVEL PARA GANHAR MÚSCULOS:

    Ora, quando todos pensavama que os perfis fakes eram do Bugman, eis que é revelado que todos, ou quase todos, eram do Morecelli. Será que ele tá aqui a mando do Bátema? Esse cara é espião do Bátema?

  77. Peixe-Gato:Pet do Nerd Reverso

    Fakes de fakes…onde essa budega vai parar…?