Home / DC / A Era dos Trabucos

A Era dos Trabucos

Pois é, nerdaiada maldita… Acho que praticamente todo mundo por aqui concorda que os anos 90 foram a Idade das Trevas pros quadrinhos de super-heróis… Começando na verdade no final dos anos 80, ela foi a época que os roteiros ficaram subvalorizados e a indústria toda trabalhava em prol de um exagero visual em nome do massavéio…

Com isso personagens badass pululavam nas capas das revistas, muitos ostentando o que pela conveniência dos clichês eram as características necessárias pra um fácil reconhecimento de tal adjetivo.

Charutos, cicatrizes, pochetes, ombreiras, armaduras e o que se tornou o ícone dos anos 90, OS TRABUCOS!!!

Personagem pra ser fodão precisava ter um trabuco nas mãos, mas saibam que isso não ficou só nas mãos dos personagens criados na época não… Muito personagem “velhaco” teve que empunhar um trabuco pra se garantir nas vendas do Mês, e é exatamente isso que vamos mostrar aqui nesse post, os personagens crááássicos que já ostentaram um trabuco pra ajudar a vender revistas!!!

Os precursores:

Mulher-Maravilha:

mulhermaravilha1985

O Bátema já empunhou armas algumas vezes durante as suas infindáveis histórias, mas acho que a primeira a ostentar um Trabuco foi a Mulher-Maravilha em 1985, no Superman Anual #11.

Escrita por Alan Moore a história mostrava o Bátema, Robin e Mulher Maravilha indo visitar o Superman no seu aniversário na Fortaleza da Solidão… Chegando lá eles tem que enfrentar o Mongul…

Lá pelas tantas a Mulher-Maravilha saca uma arma do arsenal da Fortaleza e aponta pro bandido, e ele ainda tira onda, dizendo que ela deveria usar outra arma, menor e mais condizente com o fato de ser mulher… Mas olhem só que babaca misógino esse Mongul, HAEUAHEUAEHAUEHAEU.

No fim das contas a porra da arma não serviu pra nada, a Mulher-Maravilha tomou uma sova do vilão e quem salvou o dia foi o ROBIN, jogando uma planta parasita que deixava a pessoa catatônica nas peita do Mongul.

Capitão América:

capitas1986

Bem, o Capitas já havia sido mostrado antes usando armas, nas histórias ambientadas na 2ª Guerra, vira e mexe ele pegava uma metranca e resolvia as coisas… Mas depois que a Guerra terminou ele fez um voto de nunca mais matar, e resolvia todos os problemas da América apenas espancando as pessoas

Mas em 1986, um pouco antes do boom dos personagens fodões, Mark Gruenwald nos apresentou uma história onde o Capitas precisou fazer uso de um trabuquinho… Ele MATOU um dos capangas do Apátrida metralhado, quando esse começou a disparar sua arma em um monte de reféns de um sequestro.

Obóviamente que o Capitas ficou por diversas edições de sua revista se lamentando pelo fato, e se arrependendo e se culpando pela morte… Coisa de mulherzinha, afinal uns dois anos depois já começariam a se popularizar os primeiros exemplares de personagens que matavam sem dó.

As vítimas dos anos 90:

Hulk:

hulk1992

Em 1992 Peter David escrevia o Hulk, e longe de seus melhores dias, sucumbiu a tentação dos Trabucos na saga War and pieces, em que o Hulk, com a mente equilibrada entre o Hulk e o Dr.Banner, e trabalhando com a galera do Panteão, acabou por pegar em armas pra derrotar uma milícia que usava superarmaduras e tocava o terror num pobre país fictício.

O engraçado é que o Hulk chega no lugar e sem explicação nenhuma pega uns trabucos e começa a trocar tiro com os inimigos… fica assim umas 5 ou 6 páginas… e os robôs tiram onda dizendo que as armas dele são ineficientes, aí do nada, quando a munição acaba o Hulk parte pra cima dos caras de mãos vazias, e DESTRÓI TODOS ELES!!! AHEUAHEUAEHAUE

Foi uma das sequências mais gratuitas da historiografia do personagem pra justificar ele usando armas e soltando frases de efeito famosas com o “hasta la vista, baby!” do Exterminador do Futuro.

Superman:

superman

Em 1992 o Escoteirão escrito por Dan Jurgens, Louise Simonson e Roger Stern também acabou se rendendo aos Trabucos, e se não bastasse só isso ele ainda ostentou um uniforme preto e um cabelão com mullets, mais fodão impossível né?

Mas o curto período em que portou os trabucos foram bem contextualizados na história, o corpo do Super estava exaurido, e enquanto absorvia energia solar pra restaurar seus poderes, ele teve que usar alguns apetrechos pra garantir a sua sobrevivência enquanto ia atrás do Super-Ciborgue, que era o vilão principal desse arco do Retorno do Superman.

Se limitando a apenas algumas páginas, a imagem do herói cráááássico e escoteirão foi esquecida um pouco, enquanto o Superman metia chumbo nos asseclas do seu inimigo!

Quarteto Fantástico:

quartetotrab

Em 1993 Tom DeFalco teve a ingrata tarefa de manter vivo o espírito da Família Fantástica no meio da balbúrdia que eram os anos 90, e pra isso teve que dar umas apeladas… Primeiro que o “Quarteto” na época tinha uns 7 membros, HAUEHAEUAHEUAE, o grupo também adotou novos visuais (como a roupa de Puta da Susan, o Coisa de armadura, e jaquetinhas com pochetes)…

Mas o ápice foi na edição #375, quando os heróis partiram pra Lua pra enfrentar o Dr. Destinho que havia roubado o poder do Vigia, e pra isso os heróis obóviamente precisavam se reforçar… e o que eles fizeram então? Chamaram o Dr. Estranho, Surfista Prateado e outros chégas poderosos? CLARO QUE NÃO!!!

Eram os anos 90, porra, e o Quarteto resolveu pegar uns TRABUCOS e ir enfrentar o seu grande inimigo HAEUHAEUAHEUAEHAE

Thor:

Thor1991

Em 1991 o Thor não era bem o Thor, pois o filho de Odin original havia sido banido de Asgard por Heimdall (que era o pica das galáxias na época, pois Odin tinha sumido e o deixado no comando) por ter “matado” Loki…

Pra não deixarem a Terra desguarnecida os poderes do Thor foram passados a Eric Masterson, um amigo do Thor, e este virou o Thor por algum tempo.

Eric então acabou se juntando aos Asgardianos quando eles descobriram que Odin havia sido capturado pelo Aniquilador, e foram lá atrás do velhote… Lá pelas tantas o Thor pegou uma arma gigante de um dos inimigos e passou a meter bala nos inimigos, numa ceninha gratuíta escrita por Tom De Falco e Ron Frenz, o personagem ainda tenta justificar o uso da arma dizendo “Apesar de possuir o poder do Thor, não tem sentido desperdiçar essa munição“.

Mas ele não passa impune, a Sif repreende o cara dizendo “Tu maculas teu poder divino recorrendo a arma tão covarde“, e foi prontamente respondida com um “Ah, NÃO ENCHE” de Mastrerson! HAUEAHEUAHEAUEHAEU, mais Badass impossível!

O cara que cruzou a linha do Trabuco e virou algo PIOR!!!

Homem-Aranha:

aranha1991a

O ano era 1991, e o Aranha, escrito e desenhado por Erick Larsen estava passando por um perrengue desgraçado com o Doutor Octopus e o Sexteto Sinistro…

Octopus estava com seus novos tentáculos de adamantium, e chegou a espancar ninguém menos que o HULK com eles, e ameaçava o planeta todo com um plano de destruição em massa… O Aranha, depois de ter tomado uma sova, resolve construir uns TRABUCOS pra se garantir num segundo confronto com o Sexteto…

E o que se vê a seguir é uma daquelas histórias padrão dos anos 90, cheia de personagens buchas, onde se tem muita briga e pouca história, além do Aranha com trabucos ainda tínhamos o Solo (que também usa trabucos) o Deathlok (outro trabucado), o Hulk, o Nova, além do Sexteto e do Mysterio.

Bem, não sei se serve de desconto, mas os trabucos do Aranha disparavam teia e não chumbo, mas em compensação na edição seguinte ele vira um CIBORGUE, mas isso comentamos outro dia… AHEUAHEAUEHAEUHAEUAE

aranha1991b

Sobre Hell

O Hell, este que vos fala.

Além disso, verifique

[A gente lemos] A arte de Charlie Chan Hock Chye

Quando os caras do Pipoca & Nanquim, pessoas hiper legais e apaixonadas pelas histórias em …

364 comentários

  1. Post MdM moleque de várzea bem quando eu vou almoçar… Depois eu termino de ler.

  2. Aquaman_Revolucionário Caviar

    Superman Rambo.

  3. “Mas olhem só que babaca misógino esse Mongul”

    “se culpando pela morte… Coisa de mulherzinha”

    AHAHHAHA PORRA HELL!

  4. Tudo começou com o Guaxinim de trabuco.

  5. Alípio, o Mel Horses domudo

    me lembro que na minha infância ganhei da minha mãe um super homem q tinha uma moto e uma espada, e um homem aranha que tinha uma metralhadora e uma faixa vemelha, iguais as do rambo…que saudade daquela época marota e feliz

  6. Alípio, o Mel Horses domudo

    essa capa to thor aí tá parecendo o lobo, porrrrrra

  7. @maisgibis
    E a outra estreia do dia é o QUARTO NÚMERO DE DIES IRAE, publicação da @teslahq, que já está no ar!

  8. Excelente post. Só esqueceu de falar do Condor e Albatroz.

  9. Ah anos 90……………. não voltem nunca mais!

  10. Fico tão feliz em vivem em uma época onde eu posso escolher as merdas que vou ler…

  11. Em 76 anos os anos 90 voltarão!!!

  12. Algures chapado, famoso paquit

    OMG!! MDM fez um post sobre trabucos e não falou do Cable e do Lucas Bishop, mimimi…

  13. Essa do Homem-Aranha eu lembro, ele não vira ciborgue, é só um aparelho pra proteger o braço dele que havia sido deslocado. Mas eu gostava mais desse Aranha massavéio aí do que o atual. Era bem mais divertido. E isso era antes dessa putaria de clone, trato com Mefisto, Aranha Superior… Sério, o Aranha amigão da vizinhança de várzea era mais legal.

  14. Por um instante imaginei que este post ia falar sobre o tempo onde nao existia chapinha.

  15. ummmm então alam moore é o culpado por iniciar essa porra toda

  16. Coisa usando armadura… e eu pensei q os personagens da DC eram ruins

  17. ahhh anos 90, que teimam em querer voltar

  18. ERA DE ULTRA (A.K.A. ERA DO MANJOULO) > ERA DO TRABUCO!

  19. Barata, Gramsciando Desde 1924

    É até entendível para heróis humanos, só não faz sentido ver personagens que são mais poderosos que qualquer arma de fogo portando uma arma.

  20. Regra 12. Tô nem aí pra esses traços poluídos, jaquetas cheias de bolsos e armas saindo até do cu dos heróis dos anos 90.

  21. Todos usavam pochetes , moda da epoca , e armas gigantes que também eram armadas com armas menores disparando sem parar 20000000000000100290000 tiros a esmo

  22. O boneco do Jaspion do Change não usa Trabuco!

  23. Assim que a Panini assumiu as publicações Marvel em meados de 2000, houve um mês onde TODOS os titulos nas bancas ostentavam uma arma em cada uma das capas. Cheguei até a mandar um e-mail pra editora falando sobre isso, mas CAGARAM pra mim!

  24. Acho que os braços mecânicos marcaram mais que o trabuco

    o exemplo máximo deste estilo é o cable…o cara é o arquétipo dos anos 90

  25. Eu admito, já bati punheta pra Sue Richards com roupa de puta!

  26. Fui na página de um fansub que eu gosto mais pra ler oq tem pra hj… Chego lá, One Piece primeiro, blz… Naruto, pq não saiu Naruto até agora? Fui em outro fansub… Nada de Naruto… Ai eu lembrei =´(

  27. Essa história do Aranha de trabuco e “ciborgue” é bem divertida, beira o nonsense de tanta porra louquice que inserem na trama, saiu em algum anual da Abril.

  28. A única forma aceitável do Hulk usar projéteis é se ele mastigar uma chapa de aço e cuspir os estilhaços nos inimigos.

  29. Faltou dizer que nessa história o Hulk estava metralhando todo mundo com os trabucos e usando PANTUFAS!

  30. O Ciborg da DC agoa usa armaduras e seus braços viram arma igual megamam e com especial ala Iron Man

  31. Meu tio era PM e dizia: “Se vai atirar atira. Arma não é pra fazer pose.”
    Isso parece parafraseado do Sergio Leone, mas ele dizia isso sim…

  32. O maió personagem dos anos 90, e talvez o melhor diálogo na história de gibizinhos

    http://i.imgur.com/bAH4DYb.jpg

  33. Um post sobre trabucos e ninguém fala do mestre Liefeld:
    http://assets.sbnation.com/assets/1070302/21_medium.jpg

  34. ESTE POST NÃO PROVA NADA SÓ PROVA QUE O HELL ADORA PEGAR NO TRABUCO, ESTE POST NÃO PROVA NADA SÓ PROVA QUE O HELL ADORA PEGAR NO TRABUCO

  35. Coisa de mascara ficou melhor

  36. AÌ SIM, CARVALHO!!! POST SOBRE QUADRINHOS… MDM DE VARZEA, MDM MOLEQUE.. QUE SAUDADE DE VOCÊ.

  37. hUSHUHAusuHHSUAuahsuh CHUPA putinhas do Moore. Primeiro uso gratuito de trabuco foi uma historia desse veio louco.

  38. Wolverésdney, o Ferramenterine

    http://comics-x-aminer.com/2014/11/13/dreamworks-animation-and-hasbro-merger/

    Que diferença faz se no fim a Disney vai acabar comprando todo mundo mesmo?

  39. Muitas letra, nem parece post do Hell.

  40. Cachorrão, amigo do Hell

    Ainda bolado por não me chamarem pro podcast de cachorros. Forevermente bolado.

  41. Sola do Tênis na Ditadura

    Aposto que o Hell e o Porco estavam brigando pra ver quem ia fazer um post sobre TRABUCOS!

    • Os dois devem é ter ficado decepcionados. O Hell, porque nenhum desses trabucos está acompanhado de um brucutu velhaco e o Porco, porque quando disseram que tinha a Mulher Maravilha de trabuco na mão, estavam falando literalmente de um trabuco.

  42. CADÊ O MAIS FAMOSO PORTADOR DE TRABUCOS? AQUELE GUAXINIM VIADO

  43. Um Trabucão federal é o que o hulk magenta vermelho usa pra chutar a bunda do cable no eventinho pre vongadires vs xis-mens,tinha um outro bem estupido do nick fury branco na invasão que parecia um tanque bixo….

    http://redhulkblog.files.wordpress.com/2012/01/avengersx017.jpg

  44. Mano pqp. to a 3 dias pra migrar um projeto aqui e descubro que o cabaço do analista me passou as informações erradas…. vai eu refazer tudo essa pirog

  45. Alípio, o Mel Horses domudo

    maior portador de trabucos: pistoleiro papacu

  46. Esqueceu de falar que na verdade é só uma “tala medica”, pra ele se curar mais rapido.
    AUHAUhauhauuu

  47. Oi diário, estou muito entendido hoje.

  48. Faltou o Wolverine com a Mini Gun: REVOLUCIONÁRIO (era a capa).

  49. injustiça falar de trabucos e não mencionar o cable

  50. Dr. Fredric Wertham: Pensei que o anos 50 é que tinha sido a Idade das Trevas… mas já que o titio Hell se sente instigado ‘ameçado’ por uns inocentes trabucos… Que fique registrado seu mimi.

  51. Homem encontra cão no meio da rua, baixa as calças e tem relação íntima com animal

    http://techmestre.com/homem-encontra-cao-no-meio-da-rua-baixa-as-calcas-e-tem-relacao-intima-com-animal.html

  52. Toda vez que eu vou entrar no arkhan city me aparece a mulher gato me olhando com uma pose de predadora sesquisual amostrando o decote molhadinha de agua da chuva, e o jogo me pergunta se eu quero comprar ou continuar sem a mulher gato,po ai já é apelação…

  53. Wolverésdney, o Ferramenterine

    15 PageDowns num post do Hell, não é algo que se vê todo dia

  54. Cara, o meu irmão é muito babaca. Ele chega em casa do trabalho (sendo que só trabalha duas vezes por semana) e fica de mimimi “Ah, nossa, tem almoço pronto, que surpresa, por que café da manhã não tinha”… 25 anos de mimimi.

  55. porra até o tocha humana tava de jaquetinha

  56. Primeiro dia e não add de novo a vadia, só fui olhar o perfil dela com um fake meu… Ela não postou nada sobre não falar mais comigo.

    Enfim, se ela vier falar comigo mais tarde ou amanhã, nem vou dar moral.

  57. Nueba nueta… Do Algures…

  58. Belo trabalho de história sobre a Era dos Trabucos, Hell. Se eu fosse você, montava um powerpoint e entrava em contato com o seu chégas Borgo,vai que você consegue apresentar esse tratado de trabucos na CCXP e ainda ganhar uma graninha mostrando seu conhecimento.

  59. Chinês Renderizador de Macacos

    E o Hell fala que o Esquadrão Atari foi precursor disso como se fosse coisa boa, vai entender

    • Ué? Watchmen e Cavaleiro das Trevas também foram precursores dos heróis “fodões” da Image e nem por isso eram ruins. Capivarou demais nesse comentário!

      • Chinês Renderizador de Macacos

        Presta atenção no que eu disse, eu não falei que o Esquadrão Atari não é bom, cabeção

        • Então você precisa aprender a escrever, pois foi exatamente o que vc escreveu! Vc insinua no seu comentário que Esquadrão Atari, por ser precursor dos trabucos não é coisa boa.

          • Chinês Renderizador de Macacos

            Seu burro! Ser precursor da era dos trabucos não ser bom é diferente de Esquadrão não ser bom, seu analfabeto funcional!

          • Cara, você é mais burro do que eu pensei, se o sentido do “fosse a coisa boa” da sua frase faz relação com o “ser precursor” e não ao “esquadrão Atari” aí vc assinou o seu atestado de mula. Pois como é que poderia ter um juízo de valor no fato do Esquadrão vir a ser precursor de algo ruim se na época essa coisa ainda não existia? Seria como dizer que o Hitler quando nasceu era um bebê ruim pq iria implantar o nazismo na Alemanha!

          • Chinês Renderizador de Macacos

            Caralho, eu ia pegar a Gramática da Língua Portuguesa e esfregar na sua cara, se eu não tivesse perdido ela dentro do cú do seu pai

          • Ao invés de enfiar no cu, leia ela antes, quem sabe assim aprenda a construir uma frase decentemente! AHAHAHAHAHAHA

          • Chinês Renderizador de Macacos

            Assim que seu pai fizer lavagem intestinal

  60. Aeeee, post de várzea do Mdm falando sobre QUADRINHOS de fato e antigos, parabéns!

  61. Eu lembro desse Aranha ciborgue… pra quem reclama do pacto com Mefisto, Aranha Superior e Saga do Clone, taí… não há nenhuma idéia tão bosta que alguém não possa ter uma idéia pior.

  62. 007_Agnaldo_Timotheo_Dalton

    Fazia tempo que eu não lia um post do MDM do início ao fim. Parabéns, Hell! E sobre o Homem Aranha Ciborgue, eu curtia pacas na época. EU SOU UM VERME, MESMO!
    sahsahsahshashashashashahsashah

  63. Lorde Mamilos, o Imperdoável.

    MdM de várzea, MdM Muleque.

  64. Em homenáge ao post sugiro 5000 comentários.

  65. Muié Maravilah: ” Gol to de Hell”

  66. A era do trabuquísmo gratuito.

    Lembro de uma historia onde até a Mary Jane usa uma arma. Mas era só uma pistola e não um trabucão, e foi só pra salvar o homi aranha mesmo.

  67. Mas até hoje, nunca vi sentido do Hulk e o Superman usarem armadura….

    • Agente da C.H.É.G.A.S.

      A armadura do Super-Homem N52 é só um traje formal kryptoniano, enquanto que a armadura do Hulk Agente da XÁIUDE era, na verdade, para proteger o Bruce Banner em suas missões. Ou pelo menos assim falavam na Nova Zelândia…

  68. Todos esses personagens militarizados ciborguezados e dando tiro de escopeta foram influenciados pela popularidade do Exterminador do Futuro na época

  69. “Picado (ui) por um ‘Corto’ radioativo, um popular blogueiro vindo das profundezas do inferno teve sua vida modificada para sempre…”

  70. Na verdade, nessa história, o Aranha não virou ciborgue. Isso aí era um tipo de tala que ele usou para curar o braço mais rapidamente da sova que ele tinha levado do Sexteto.

  71. Caralho! Até a trabucagem dos anos 90 foi tirado do lixo do Alan Moore.

  72. Porra, se era pra avacalhar podiam ter dado um lança-chamas pro Tocha Humana usar…

  73. O que está acontecendo com esse site? Onde já se viu um post com tanto texto assim!

  74. “Gol do Hell”

    -MARAVILHA, Mulher-

  75. “pululavam”

    X-Man complexo de Messias e DeadPool são frutos dessa era e todo mundo pagaa um pau.

  76. O Rulque combina mais com um canhão de 88mm.

  77. Então quer dizer que a era dos trabucos foi iniciada por Alan Moore… em um trabalho onde o Robin salva o dia…

    Lamentável… Crepúsculo de deus…

  78. Aquela edição do Hulk ali foi a primeira que eu li. Deve ser por isso que eu nunca fui muito fã do verdão…

  79. vendo esse post lembrei do outro personagem que se rendeu aos trabucos, a cria dos ano 90 Kyle Rayner. Na revista Melhores do Mundo Nº 11 (se tem MDM já não se pode esperar muita coisa boa) Kyle aparece na primeira página segurando dois trabucos de luz e citando Arnold Schwarzenegger, e essa imagem define os anos 90 pra mim.

  80. CGI.Genital.da.Tartaruga.Ninja

    Chris Evans é tao merda que não funciona nem como ator dos anos 80, mas esse trailer ficou foda !
    http://youtu.be/JY5eELnVISc

  81. O Quarteto chegou a usar trabucos um pouco antes disso, numa história dos Novos Guerreiros, para enfrentar o Terrax. Lembro disso porque foi antes do uniforme “Malice” da Sue.w

  82. Lembro de ter lido numa historia maluca dos x-men(a propósito) publicada no começo dos anos 90 com o Claremont, Jim Lee e CIA, e o pessoal do x-factor sei la jogando volei, dinamite(nua,pelada,pornorr), Rictor, e acho q a stripper Steve HUnter e caras numa virada de pagina homens,maquinas e o caralho toma conta dos quadros e porra parece que qualquer espaço e pre texto para ter um protagonista com uma arma nas mãos e se estiver de fio dental… puxaa

  83. Show a matéria. Saudades da geração “massavéio”…

  84. Douglas Henrique Aleixo Dias

    Faltou citar a maior trabucolândia de todas,a Image Comics.

  85. Poxa, peraí… esse post tá uma bosta e eu consigo fazer melhor!

    Capitão América de trabuco: OK, afinal não dá pra resolver tudo no escudo.

    Hulk de trabuco: OK, deixa o cara ser feliz e tirar uma onda.
    Superman de trabuco: OK, pois não era o Kal-El. era o PAUL STANLEY na fase Animalize. Ponto pro KISS.
    Sue Storm de trabuco: OK, claro! Dá pra confiar nesses buchas? Aliás, vai xingar uma mulher armada de puta? É pedir pra levar tiro nesse cu, Justo!
    Thor de trabuco: Frank Castle aprova esta iniciativa. OK
    Supaidaman de trabuco: OK, PORRA! Esses filadaputa mataram a namorada dele, zoneiam a cidade toda e ainda sequestram a Tia May toda semana. Já passou da hora de sentar o aço nesses viados e entrar pros Vingadores de uma vez!

  86. Isso que o Thor tá segurando não é um trabucão, é só a Tek Pix 2000, famosíssima nos anos 90 e que unia todo o visual moderno e massavéistico do vindouro (na época) século 21 com o estilo vintage das antigas máquinas fotográficas, utilizadas pelos antigos mestres da fotografia, tal qual o lendário Ramón Valdés, fato que pode ser facilmente constatado olhando para o rústico gatilho que o Deus do Trovão está freneticamente apertando!

  87. CHANGE SOZINHO EM CASA

    QUEM É O FILHA DA PUTA QUE DESENHA ESSA CAPA DO SPIDERMAN CYBORG?

    QUE DESENHO BOSTA, CHEIO DE ERRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários