Home / A Gente Lemos / Dies Irae #4, Mais Gibis, Catarse e a Meritocracia

Dies Irae #4, Mais Gibis, Catarse e a Meritocracia

hENrxrkNXv

No quarto número de Dies Irae, vemos a história de Sebastian, um gringo que chega no México após o deus Anúbis cair por lá. Ao contrário dos outros Deuses, Anúbis caiu vivo. Bem, é só isso que posso dizer sem estragar a edição, que foi a melhor até agora.

Os desenhos e o roteiro de Frank Tartari Filho são demais: uma história muito bem contada, com uma boa virada de roteiro, bons diálogos e ilustrações de qualidade. As cores de Luciana Lain já estavanm boas na última edição, e agora ficaram melhor ainda.

Enfim, ia continuar o review por aqui, mas prefiro comentar algumas observações que alguns leitores e outros membros do blog fizeram em relação às minhas críticas em relação a Dies Irae.

Além dos comentários falando que eu estou pegando muito pesado, em um grupo de Whats App que participo junto com alguns MdMs, um deles disse que eu não podia usar o mesmo critério que avalio um gibi profissional para avaliar Dies Irae, já que Rafael Algures e agalera do Tesla HQ não possuem editores e muito menos os mesmos recursos de uma editora profissional… E depois começou um papo que eu estava fazendo a mesma coisa que o Aécio Neves e a Meritocracia Tucana, que era a mesma coisa que colocar uma pessoa comum em um ringue de MMA com o Anderson Silva e, antes que nosso amigo colocasse Hitler e Beatles na conversa (pois todos nós sabemos que todo o debate de comparação de exemplos só termina quando Hitler ou os Beatles são citados), resolvi me pronunciar aqui sobre o porquê de eu ser tão criterioso com DIes Irae.

H3f9wAn7sH

Primeiramente, eu não ia fazer os reviews.

Não faço review de gibi independente. São poucos os que realmente gosto e boa parte da minha motivação em apoiar algum projeto no Caratse é só mesmo para apoiar os chégas e pessoas queridas.

Mas Dies Irae e o projeto do Tesla HQ me chamou a atenção por uma coisa: eles foram ao contrário de TODO o mercado independete de hoje. Saíram do Catarse e resolveram pagar pra ver no Mais Gibis, vendendo suas revistas de maneira unitária. Achei corajoso pra caralho, pois pela primeira vez, em muito tempo, estava à frente de um projeto independente que teve peito pra sair do ambiente de “chégas financiando chégas” de muitas obras do Catarse e ir pra rua com a cara e com a coragem.

EM outras palavras: Dies Irae entrou na briga no terrenos dos grandes. No terreno dos profissionais. Da minha carteira sai o dinheiro mensal para os gibis mensais que eu compro. E, como estou pondo o meu dinheiro nisso, eu espero de qualquer gibi o mesmo que espero de todos eles: uma boa história. E pronto.

Quando o Algures me pediu pra resenhar sua revista, falei pra ele que seria duro (ui), mas justo. Que se não me agradasse, não iria comprar mais e que pararia de fazer a resenha. Foi por isso que não aceitei o gibi de graça, fiz questão de pagar por ele para ter a opinião mais isenta possível.

Se continuei após a primeira edição, é porque gostei e muito me agrada. Algumas edições não foram boas, como já fiz aqui o review, mas me mantiveram curioso e animado o suficiente pra seguir em frente.

Wv7XPufhux

Vida de autor independente é foda mesmo. Poderia levar isso em conta na hora do review? Poderia. Poderia passar a mão na cabeça, falar coisas como “pra um gibi independente é muito bom” ou “temos que levar em conta que eles não têm editor e blábláblá”? Poderia.

Mas e a meritocracia tucana e a Bolsa Família e a DIlma e o Aécio e o Lula e o Anderson Silva? Não estamos aqui discutindo o futuro da nação nem um evento de MMA. Estamos aqui discutindo um gibizinho, porra! Quero abrir qualquer gibi e ler uma boa história pelo dinheiro que eu paguei.

E é isso que Dies Irae vem me proporcionando até agora: uma boa história, que vale muito o dinheiro que pago semanalmente pra ler. Se Dies Irae – assim como aconteceu com o gibi do Batman, do SUperman, e dos VIngadores que estão nas bancas hoje – for caindo de qualidade e eu achar que o dinheiro que eu pago não está mais valendo a pena, paro de comprar e paro de fazer a resenha. Simples assim.


Nota da edição 4: 8,5

Agora, quem acha que eu estou sendo duro demais nas críticas a Dies Irae, que eu deveria pegar mais leve por ser gibi independente e tal, faça o seguinte: compre aqui a sua edição e faça a sua própria crítica (o clássico FAZ MELHOR ENTÃO)! UIA HUIAH UIA HUIAH UIAHIAH!

Sobre Change

"Sabe outra coisa impossível? Um gorila montado no capitão América. Não sei pq achei essa imagem na internet, mas é sensacional"

Além disso, verifique

[A gente lemos] A arte de Charlie Chan Hock Chye

Quando os caras do Pipoca & Nanquim, pessoas hiper legais e apaixonadas pelas histórias em …

1.657 comentários

  1. JÁ FIZ MELHOR! USEI 2.90 PRA COMPRAR PIPOCA CLAC!

  2. Se fudeu Algures! 6>8!

  3. Nicolau Fúria de Férias

    SUBIU PRA 8,5? CLARAMENTE PRA NÃO PERDER O AMIGO

  4. First?

    noooooooooooooo

  5. Wolverésdney, o Ferramenterine

    6 > 8,5

    Pelo visto a nota só piorou nessa edição

  6. Juntando as moedinhas pro Change fazer crítica de Aurora.

  7. Nerd Supremo Repreendido

    8,5 ????? alguem recebeu propina

  8. BEIJO CHANCE!

  9. Ae, Change, Algures te fez boquete agora, né?

    Senti daqui, aaaaaaaaaaaahahahahahahahahahahahaa

  10. “em um grupo de Whats App que participo junto com alguns MdMs”. Quer dizer que tem grupo com MdMs que não é o oficial do MdM? Será que nesse eles “esqueceram” de colocar o Ultra de novo?

  11. O barulho da máquina de lavar e visor rachado do celular, afetaram o julgamento do Change dessa vez.

  12. Nerd Supremo Repreendido

    o estilo de desenho, lembra um pouco o europeu

  13. proxima edição vai ser nota 11

  14. Nicolau Fúria de Férias

    O NEGOCIO É VAI ATÉ QUANDO ESSA REVISTINHA? VAI SAIR EM PAPEL? NÃO LEIO QUADRINHO DIGITAL…

  15. Barata, Gramsciando Desde 1924

    HUEAEHAUEHAUEHAUEHAEHUE
    Por um minuto eu achei que o Change tinha dado nota 4.

  16. Nerd Supremo Repreendido

    “Se Dies Irae – assim como aconteceu com o gibi do Batman, do SUperman, e dos VIngadores que estão nas bancas hoje – for caindo de qualidade e eu achar que o dinheiro que eu pago não está mais valendo a pena, paro de comprar e paro de fazer a resenha. Simples assim.”
    TRADUZINDO
    se o cara não me pagar direitinho, paro de falar bem dessa revista

  17. Anão Stripper da Zuera

    Posts do Change me excitam ..

  18. Nicolau Fúria de Férias

    NOTA : 4 : 8,5 = 0,470588235 > 1

  19. 8.5? Dá pro Algures então!

  20. 8,5 numa escala de 0 a 11

  21. Muito longo… no fim ele deixou Dira APAE como café com leite ou não?

  22. “Não faço review de gibi independente.”

    ESTRELINHA

  23. ESPERANDO A VERSÃO DELUXEE IMPRESSA PARA PODER FALAR MAL COM PROPRIEDADE!

  24. Nicolau Fúria de Férias

    NÃO LEIO PQ TEM CARA DE LIXO REVIRADO DO NEIL GAIMAN…

  25. Wolverésdney, o Ferramenterine

    Foi por isso que não aceitei o gibi de graça, fiz questão de pagar por ele

    Traduzindo: Paguei por que sou RYCAAAAA

  26. Só eu que acho que o Change gastou mais tempo se justificando do que fazendo a resenha? Porra, foda-se o que falam. Resenha é opinião oras, pra que ficar justificando?

  27. Só eu que acho que o Change gastou mais tempo se justificando do que fazendo a resenha? Porra, foda-se o que falam. Resenha é opinião oras, pra que ficar justificando?

  28. Change fez o review de UM PARÁGRAFO.

  29. compre aqui a sua edição e faça a sua própria crítica (o clássico FAZ MELHOR ENTÃO)! UIA HUIAH UIA HUIAH UIAHIAH!

    Ou sejE, pague para fazer melhor então!

    I see what you did there, Felipe.

  30. compre aqui a sua edição e faça a sua própria crítica (o clássico FAZ MELHOR ENTÃO)! UIA HUIAH UIA HUIAH UIAHIAH!

    Ou sejE, pague para fazer melhor então!

    I see what you did there, Felipe.

  31. Nicolau Fúria de Férias

    ENTÃO SÓ PODE FALAR MAL QUEM COMPRAR?

    ALGURES ME VÊ MEIA DÚZIA DE DIRA PAIS AÉ

  32. Slag, o desnecessauron

    Agora, quem acha que eu estou sendo duro demais nas críticas a Dies Irae, que eu deveria pegar mais leve por ser gibi independente e tal, faça o seguinte: compre aqui a sua edição e faça a sua própria crítica (o clássico FAZ MELHOR ENTÃO)! UIA HUIAH UIA HUIAH UIAHIAH!

    Nossa… Juro que deu pena… O que o Algures deve ter implorado pro Change pegar leve na crítica.

  33. Slag, o desnecessauron

    Agora, quem acha que eu estou sendo duro demais nas críticas a Dies Irae, que eu deveria pegar mais leve por ser gibi independente e tal, faça o seguinte: compre aqui a sua edição e faça a sua própria crítica (o clássico FAZ MELHOR ENTÃO)! UIA HUIAH UIA HUIAH UIAHIAH!

    Nossa… Juro que deu pena… O que o Algures deve ter implorado pro Change pegar leve na crítica.

  34. Quem – assim como eu – rolou a tela, CAGOU pro post, e só quis ver a nota do Change??? hauahauha

  35. “chégas financiando chégas”- rolou outra alfinetada. MDM Wars

  36. Dira Paes é tão merda que nem merece um post só pra edição em questão

    Rafael Algures é uma pessoa querida do Change… um orvalho lacrimal aparecerá nos bigodes do gaúcho

    Change boladão… não é nova mas é rara

  37. Dira Paes é tão merda que nem merece um post só pra edição em questão

    Rafael Algures é uma pessoa querida do Change… um orvalho lacrimal aparecerá nos bigodes do gaúcho

    Change boladão… não é nova mas é rara

  38. Magia a Macumbeira Suprema

    essa revista é sobre judeus? to com preguiça de ler…

  39. Slag, o desnecessauron

    Isso ae, galera, não podemos pegar pesado, afinal não é todo mundo que tem um editor, revisor e 5 estagiários que nem tinham Machado de Assis, William Shakespeare, Miguel de Cervantes…

  40. Wolverésdney, o Ferramenterine

    não to afim de comprar, alguem tem um link pra baixar em torrent?

  41. Wolverésdney, o Ferramenterine

    não to afim de comprar, alguem tem um link pra baixar em torrent?

  42. Slag, o desnecessauron

    Isso mesmo Change, não use a Meritocracia Tucana, use o Coitadismo Petista. Resumindo:

    “Se a HQ do Algures é uma bosta, a culpa é da sociedade (no caso vcs, leitores!)”

  43. Wolverésdney, o Ferramenterine

    antes que nosso amigo colocasse Hitler e Beatles na conversa

    Até porque uma HQ escrita pelo Hitler seria uma merda.
    E pelo John Lennon então, seria quase no nivel Grant Morrison de viagem nas drogas

  44. Nesse post aprendemos que, para o Change, um evento de MMA e uma eleição tem a mesma relevância

  45. Nesse post aprendemos que, para o Change, um evento de MMA e uma eleição tem a mesma relevância

  46. Anão Stripper da Zuera

    Dira Paes nua pelada pornor agora google por favor obrigado

  47. cheguei, gay

  48. Slag, o desnecessauron

    Isso mesmo, Change, meritocracia não tá com nada!!!!

    Mas só por curiosidade, aqueles podcasts patrocinados foram divididos em partes iguais pelos MDM’s? Só perguntando, tá?

  49. Esse é o change da nova geração.

  50. Li os 2 primeiros e gostei (menos a arte), vou comprar os demais volumes. Acho bacana a iniciativa. Em breve vou tentar meu projeto no Catarse pra ver se da certo.

  51. Magia a Macumbeira Suprema

    qual o nome do blog do sapão mesmo?

  52. Nicolau Fúria de Férias

    OS DEUS CAI NA TERRA, E DEPOI?

  53. Isso explica porque CAPAS & GRAVATAS nunca teve resenha no MdM

    RRRRRRRRRRRRRRaaaaaaaaaaaaaaatinhooooooooooo

  54. “E depois começou um papo que eu estava fazendo a mesma coisa que o Aécio Neves e a Meritocracia Tucana”

    Sabia que esses Mdms eram tudo comunistinha de faculdadis.

  55. Nossa, parece os desenhos do Hercules da Disney…..

  56. Rola um review de Capas e Gravatas Chance ?

  57. Em casa, cansado e tendo que estudar mais.

  58. Slag, o desnecessauron

    E pensar que este já foi um blog que zoava os comunistinhas de faculdade

  59. SE DEUS CAI NA ÁREA É PENALTI?!

  60. Vontade de meter e descer até o chão… JÃO!!! O MITO!!! A LENDA!!!

  61. Anão Stripper da Zuera

    Como foi o julgamento do caso Petros?

  62. mais 2,90 afs

  63. Aiai, como eu odeio a vida, ahahahahahahahaha

  64. To indo dormir, até daqui a pouco.

  65. Fazendo o avatar de natal.

  66. Ser pai deve ter dado um pico de estrogênio no Change.
    Como mais explicar esse achaque à la Dr. Bernardo no post…

  67. Essa música me descreve agora:

    Eu tenho estado triste e me pergunto porquê
    Estas nuvenzinhas escuras ficam andando comigo, comigo
    Perda de tempo, e eu preferia estar chapado
    Acho que vou dar uma volta e comprar um sorriso de arco-íris
    mas ser livre, todo livre

    Então talvez amanhã eu encontro meu caminho para casa
    Então talvez amanhã eu encontro meu caminho para casa

    Eu olho em volta pra uma vida bonita
    Eu tenho estado de ponta cabeça, ao avesso
    mas nós respiramos, nós respiramos
    Eu quero a brisa e uma mente aberta
    Eu quero nadar no oceano
    quero ter meu tempo pra mim, todo eu

    Então talvez amanhã eu encontrarei meu caminho para casa
    Então talvez amanhã eu encontrarei meu caminho para casa

    (Stereophonics, Maybe Tomorrow)

  68. 007_Agnaldo_Timotheo_Dalton

    SAHSHASHAHSAHSAHSAHSAHSAHSA
    O Change ficou com peninha do Algures e decidiu elevar a nota por conta disto.

    ÊÊÊÊÊ ROGER!

  69. dira paes nua pelada pornor agora gugol!!!

  70. Wolverésdney, o Ferramenterine

    dia de faxina em casa = dia de rinite

    nada como passar a tarde inteira espirrando

  71. Wolverésdney, o Ferramenterine

    mais nehuma Nueva Nota por hoje?

    Mesmo quando o Algures não escreve o ultimo post do dia, ele consegue estar presente

  72. Slag, o desnecessauron

    6,5 é uma nota medíocre.

    Acho engraçado “os leitores ficaram revoltadinhos pq a gente chamou o filme de medíocre, mas medíocre é na média, não é algo ruim”.
    Agora quando é algo que um chégas faz “Pow cara, vc pegou muito pesado com ele. Deu 6,5, chamou de medíocre“.

    É, pimenta nos olhos dos outros é sempre um refresco.

  73. Pois bem meus amigos, o ano ta acabando e só tivemos merdas, tanto no cinema, games e Hqs…
    Mas vocês acham que teve alguma coisa boa nesse ano?

  74. Poutz, nao é que o Change tem razao?!
    Apesar do Dira Paes ser irregular, foge dessa babaçao de pau da era dos chegas perpetrada pelo Podegoso.
    Ponto pros caras.

  75. Alguem ai tem algum Motorola E, G ou X?

  76. Se o Change parar de resenhar no próximo mês,vai criar um climão entre ele e o Algures nos casts(descolado),quero ver treta,”pode meter o pau aqui”.

  77. TirulipaJr PERSUEYCHON

    Ow, e de coisa Cyberpunk nova, tem alguma coisa q preste?

  78. Nerd Supremo Repreendido

    a dc podia fazer um filme apocaliptico da historia “mundo desolado, a terra depois do fim” até o titulo é foda

  79. Saiu novo capítulo de BLEACH..
    Virou GAME OF THRONES esse mangá o/

  80. Eu acho que tem criticar sim, como o próprio House diz: sem conflito não há evolução. Se todo mundo falar que tá bom, nunca vai pra frente

  81. nota 4:8,5

    Nova forma de pontuar. Change, the visionário

  82. Então os outros chegas acham que o Change tá pegando pesado com Dira Paes……………….qual será o chegás que disse isso (o porco provavelmente!)

  83. C#ralho, um amigo meu vai ser pai [25 anos] e o manga de ONE PIECE não acabou..
    O filho dele vai acabar lendo esse mangar e a p#rra não acaba..
    PQP

  84. Vamo lá algures! Eu canto dig dig dig….

  85. alguém ia mandar um gnomo se não gostasse da nota

  86. Slag, o desnecessauron

    Isso sim uma notícia importante. LOLA MELNICK NUA PELADA NA PLAYBOY
    http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/dancarina-russa-do-domingo-legal-estampa-capa-de-dezembro-da-playboy/?cHash=a46799ec360e4ae4f79ef6c411fa1e8c

    Agora sim começo a achar que Deus existe.

  87. Nerd Supremo Repreendido

    boa noticia galera, é papo furado fazer o maledito exame aos 40 anos, o recomendado, se nao tiver casos na familia, é entre 45 a 50 anos, pra fazer o primeiro exame

  88. Change não aguentou a pressão e aumentou a nota kkkk

    estou fazendo um quadrinho de extrema direita com o bolsonaro como protagonista, vcs divulgariam o meu catarze?

  89. “prefiro comentar algumas observações que alguns leitores e outros membros do blog fizeram em relação às minhas críticas”…

    Sabia que não é por causa da filha que o Change tá participando menos nos casts… deu é briga nessa porra! e como vocês sabem, cheiro de confusão atrai ele…THE DOCTOR…

  90. Das últimas duas vezes que o Anderson subiu num ringue com uma pessoa comum, ele perdeu o cinturão e quebrou a perna, respectivamente.

  91. “dinheiro que pago semanalmente pra ler”

    Não sei onde o Change tá comprando Dira Paes semanalmente

  92. Duo, o Porrador de EVAS

    O MELHOR FPS DE 2013 Por 7 DILMAS


    http://store.steampowered.com/app/233130/
    COMPREM SEUS PUTOS!

    Max Payne 3 = 8,74

    http://store.steampowered.com/app/204100/

    Heroes IV por 12

    http://store.steampowered.com/app/48220/

    Reinos De AMARULA por 9,99(os aquaesquerda piram)

    http://store.steampowered.com/app/102500/

    Deus EX directors cut por 8 dilmas

    http://store.steampowered.com/app/238010/

    Wolfenstein Enemy Territory por 40 dilmas

    http://store.steampowered.com/app/201810/

    essa sale esta fraca mas ta fudendo com as carteiras de varios

  93. Eu gostava quando o change superior fazia as avaliações da dira paes metralhando a HQ do algures como um ditador cruel, agora que tiraram o octupus do corpinho dele perdeu a graça

    #VoltaChangeSuperior

  94. Duo, o Porrador de EVAS

    Como eu cago pra bioshock, mas sei que tem putinhas que gostam dessa porra overrated

    Bioshock infinite = 22,99

    http://store.steampowered.com/app/8870/

  95. Nicolau Fúria de Férias

    QUARTETO, INDEPENDECE DAY 2, NOVA, NOLAN, AVATAR E DIRA PAIS…

    MAIS UM DIA DIFÍCIL NO MDM

  96. Nicolau Fúria de Férias

    EU NEM SABIA QUE O BATEMA BALE TAVA FAZENO FILME DE MOISES
    https://twitter.com/images_00/status/537599022585114625/photo/1

  97. Nerd Supremo Repreendido

    graças a Deus que o meio artitisco nao conhece o mdm, senão seria processo atras de processo http://celebridades.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/27/luciana-gimenez-processa-jorge-kajuru-por-difamacao.htm

  98. Alguém já leu isso? Não leio nem bátema mais vou ler quadrinho nacional.. vou muito…

  99. Wolverésdney, o Ferramenterine

    VAZOU O TREILER DO STAR STARS



  100. Qual é a melhor CREEPYPASTAS que vocês curtem?

    To perguntando pra ve se consigo fazer um post de terror no HDL..
    Se eu conseguir fazer 😀

  101. Mano, sério, tava aqui na sala escrevendo no meu PC, a tv desligada, e a janela fechada, tava um pouco escuro, ouvi um barulho e levantei meu rosto..
    Vi um vuto passar no canto do meu olho esquerdo..
    P#ta que pariu.. levei um Susto do cão..
    C#cete mano.. Que isso..
    Geleia agora..
    ..

  102. bom povo de deus, como estoy de forga hj a noite, far cry 4 ou um microndas novo?

  103. Nicolau Fúria de Férias

    Cesinha
    ‏@cgfederici

    7 minHá 7 minutos

    CARAAAALHO E ESSE ANUNCIO FODA NO VIBER AGORA @erico_borgo ?

  104. Aí você vai lá na boa no Submarino ver quais livros tão em boa promoção, e só tem o livro do Affonso Solano por 10 reais e infanto-juvenil

  105. Galera.. tipo.. sério, não to de brincadeira, to falando muito sério..
    É normal um gato ficar te olhando direto sem piscar por varios segundos?
    Esse gato quem me deu foi meu vizinho..

  106. Devolve o gato, meu vizinho ficou com uma cara assustada quando viu o gato de novo..

    que porra que ta acontecendo?
    isso ta paracendo historia de terror.. puta que pariu