Home / DC / CHUPA MARVEL! DC inventou os “o que aconteceria se…?”

CHUPA MARVEL! DC inventou os “o que aconteceria se…?”

what9

O Comic Book Resources tem uma coluna periódica chamada “Comic Book Legends Revealed”, uma espécie de “e-farsas” dos comics, onde o colunista pesquisa sobre lendas a respeito da indústria. Na última edição da coluna, uma das lendas avaliadas era a respeito dos “What ifs?”, que aqui no Brasil ficaram conhecidos como “o que aconteceria se…?”.

Para quem não sabe, “What if…?” é uma série de histórias alternativas que a Marvel publicava como exercício de imaginação, ou seja, histórias que não contavam como canônicas e nem seguiam nenhuma cronologia particular. Inicialmente, era uma revista mental que durou 47 edições desde seu início, em 1977.

a tachy scan

É claro que a ideia de histórias alternativas não era nova quando a Marvel iniciou os What ifs, Mas, apesar da editora ter popularizado a ideia, talvez ela não tenha sido responsável por cunhar o termo, que aparece em uma história prévia do Batman publicada em 1965.

whatif2

A história, publicada em Detective Comics #347 e escrita por Gardner Fox, parece normal como qualquer outra. Batman enfrenta um vilão chamado Bouncer. Mas logo a história passa para um conto metalinguístico, onde o autor acabou de encerrar sua história (aquela do Batman contra o Bouncer), e resolver relaxar no “What if room”, que é a sala onde ele relaxa depois de uma história e começa a ponderar sobre o que aconteceria se a história que ele escreveu tivesse seguido outro caminho.

whatif3

whatif4

O outro caminho que Garnder Fox pondera leva à morte do Batman pelas mãos do vilão Bouncer, a subsequente captura do vilão pelas mãos do Robin e a “substituição” do Batman morto pelo Batman da Terra 2.

whatif5

whatif6

whatif7

O mais curioso é que, no final da história, além da narração deixar claro que a cronologia do Batman estava intacta e que esta era apenas uma história imaginária (e não são todas?, como diria o Alan Moore), também incentivava os leitores a pedir por mais histórias “What if?”.

whatif8

Não se sabe exatamente porque esse formato não foi para frente. Talvez os leitores da DC na época não tenham se interessado. O que importa é que esse foi o primeiro e único “What if?” da DC, ou pelo menos o único com esse nome, uma vez que pós Crise nas Infinitas Terras a DC teria sua própria versão do “O que Aconteceria Se…? da Marvel, os Elseworlds (aqui traduzidos como “Túnel do Tempo”).

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 36 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Como adaptar Superman para o cinema

Li sobre um filme do Superman que o Matthew Vaughn queria fazer e fiquei pensando …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.