Enquanto isso no crowndfounding

Catarse, Catarse, Catarse… Mas e o Patreon?

Com o mundo das editoras de papel, produtoras de TV e cinema a cada dia mais fechados e mais difícil, muitos autores procuram o Catarse para fundar seus próprios projetos. Vocês já estão acostumados a ver vários projetos bacanas no Catarse nos posts do Poderoso Porco.

Mas o Catarse é para projetos fechados.

Mas e praquela galera que quer algo mais fixo? O que certos autores podem fazer caso queiram trabalhar em um projeto constante, como um site de tiras com produção toda a semana ou um canal do Youtube com vídeos mensais / semanais?

Essa galera está migrando pro Patreon.

Vamos ver uns exemplos? Vou citar aqui três que eu apóio pessoalmente.

O Ary Santa Cruz e o Luciano Felix, autores de duas HQs do MdM Mais ou Menos 50, decidiram partir por conta própria um Patreon do Mistiras, site dos dois com tiras semanais.

Pra quem não conhece, o Mistiras publica tiras frequentemente satirizando o mundo nerd. Veja um sensacional exemplo abaixo:

AIH UIA HUIA HIHA! Sempre rio com essa tira.

CLIQUE AQUI PARA APOIAR O PATREON DO MISTIRAS

Temos também o Linha do Trem, do Raphael Salimena, que lançou um Patreon há algum tempo que eu também contribuo.

CLIQUE AQUI PARA APOIAR O PATREON DO LINHA DO TREM

E pra finalizar, um outro Patreon que eu colaboro é o do SHoddycast, um canal do Youtube que usa a engine de alguns jogos como Skyrim e Fallout para contar histórias dentro do jogo e fazer uma série completa, com personagens e tudo, que explora o Lore dos games.

No universo de Fallout, eles criaram um personagem chamado “Storyteller”, que é um cara que vaga a Wasteland contando as histórias de locais e pessoas importantes dentro desse universo.

Para contribuir com o SHoddycast, clique aqui.

Enfim, é isso. Iniciativas como o Patreon e o Catarse, que eliminam o “homem do meio” entre o produtor de conteúdo e o consumidor final, são sempre muito válidas.

“Ah, Change… Mas onde está o Patreon do MdM? Eu quero colaborar!”

Bem, está ATRÁÁÁÁÁIXXX DE VOOOOXXÊÊÊÃÃÃUN!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo