Home / DC / …aí o super luta contra Apocalipse, chega o Batman e resolve tudo com…Snickers?? Whaaat???

…aí o super luta contra Apocalipse, chega o Batman e resolve tudo com…Snickers?? Whaaat???

propa3

Vocês lembram que um tempo atrás rolou uma moderada polêmica por conta da nova maneira da DC de posicionar anúncios? Ao invés de fazer anúncios de uma página, a editora resolveu criar outros formatos, onde anúncios podiam ser colocados, por exemplo, cobrindo meia página. O resultado foi coisas grotescas como essa:

advert0

Sabe aquela história do “sempre pode piorar?” Pois então, o Rich Johnston, do Bleeding Cool, notou uma coisa enquanto lia a edição 959 de Action Comics:

adverta

propa2

propa3

propa4

propa5

propa6

Sim, esta é a exata sequência de páginas, sem páginas faltando entre elas. Se você ficou confuso com o que aconteceu, explico: Superman estava lutando contra Apocalipse nos túneis. Até que, de repente, eles não estão mais nos túneis, aparece o Batman (!), que resolve a parada oferecendo um Snickers (!!) para o Apocalipse. Aí descobrimos que o Apocalipse era, na verdade, a Mulher Maravilha (!!!), e percebemos que estas últimas páginas eram apenas um anúncio de Snickers (cuja chamada é “você não é você quando está com fome”, por isso a brincadeira da MM virar o Apocalipse). Depois da página de assinatura do anúncio, a história retoma para o normal (o que quer que seja o “normal” a essa altura do campeonato).

Na publicidade, existe diversas maneiras de divulgar um produto. anúncios são os mais comuns, mas em filmes e séries de TV há também o chamado “product placement”, onde uma marca específica aparece incorporada à história, como o personagem conversando com alguém enquanto toma uma coca-cola.

O problema é que não dá pra saber o que é esse anúncio. Confunde o leitor, tira o foco da história e dá um desfecho fake. O que a DC fez aqui foi usar o mesmo vilão numa história-propaganda de 3 páginas que não tem nenhuma conexão com a história original, mas faz parecer que tem!

É claro que usar narrativa como propaganda não é algo incomum, mas é a primeira vez que algo é feito dessa maneira, até onde eu sei. Já faz um tempo que a DC anda testando novos modos de promover seus anunciantes, mas me parece que o pessoal da publicidade da DC se esqueceu de algumas coisas bem básicas do ramo.

Não sei onde a DC estava com a cabeça quando achou que isso esta uma boa ideia. Parece aquelas paródias de universos como Robocop, que servem como uma versão exagerada que critica o mercado. Quem dera.

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 36 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Top 10,5 previsões para a Crise nas Infinitas Terras do Arrowverso

Apesar de Arrow ter sido a primeira série do universo compartilhado da DC no canal …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.