Home / DC / A polêmica capa do Coringa…

A polêmica capa do Coringa…

Pois então, nerds malditos… Essa semana tivemos uma polêmica envolvendo o artista brasileiro Rafael Albuquerque referente a uma onda de reclamações pela capa alternativa que o artista desenhou pra revista da Batgirl

batgirlalbu

A treta começou quando internautas e blogueiros (alguns ligados a movimentos feministas e ativismo pelos direitos das mulheres) reclamaram que a capa (que faz uma menção ao crááásico de Alan Moore e Brian Bolland, a Piada Mortal) era uma imagem que fazia uma espécie de apologia ao estupro, ou que glamurizava a violência sexual, ao mostrar o Coringa “tirando onda” com uma de suas vítimas ao fazer referência a um possível fato (o estupro de Bárbara Gordon) que possa ter acontecido na HQ escrita pelo Moore (lembrando que o fato nunca foi explícito na HQ, sendo apenas uma sugestão).

E as reclamações tomaram uma proporção imensa, sendo que até mesmo Rafael Albuquerque, autor do desenho, chegou a sofrer ameaças de violência física e de morte pelas mídias sociais pelos reclamantes mais exaltados.

batpiada2

A situação ficou meio feia quando o próprio escritor do título da Batgirl, Cameron Stewart, veio no Twitter pra dizer o seguinte:

A capa de Rafael Albuquerque não nos foi apresentada em nenhum momento, ninguém da equipe criativa aprovou a arte e ela destoa completamente do clima que desenvolvemos no título da Batgirl até então.

Nós como equipe criativa da revista concordamos que a arte está em completo desacordo com a nossa proposta, então isso é apenas uma questão de manter a integridade da nossa visão criativa, não há nenhuma censura aqui.

Eu sou o escritor da revista e não quero essa capa na minha revista.

Depois dessa polêmica toda o próprio Rafael Albuquerque veio a público se desculpar por algo que tenha feito e ele mesmo pediu à DC que a capa fosse retirada de circulação:

Minha capa variante da Batgirl foi criada para homenagear um quadrinho que eu admiro muito e sei que é uma das favoritas de muitos fãs. A Piada Mortal faz parte do cânone da personagem e, artisticamente, não pude evitar retratar a traumática relação entre Bárbara Gordon e o Coringa.

Para mim, era uma capa assustadora que trazia algo do passado da personagem. Mas, como ficou claro para outros, toquei em um ponto fraco. Eu respeito essas opiniões e, apesar de poder-se discutir se elas são certas ou erradas, nenhuma deve ser descreditada.

Minha intenção nunca foi machucar ninguém com minha arte. Por esta razão, recomendei à DC que a capa fosse cancelada. Estou muito feliz porque eles escutaram as minhas preocupações e não a publicarão em junho, como anunciado anteriormente

batpiada1

O que eu acho? Bão, apesar do Coringa ter ganho um ar cool nos últimos anos, ele ainda é um VILÃO na DC, e um dos mais terríveis e desprezíveis… Quando se sugeriu que ele tivesse abusado sexualmente de Bárbara Gordon em A Piada Mortal, isso foi feito em caráter denunciativo, mostrando que ele é um criminoso insano, não houve qualquer tipo de apologia naquela história, o estupro sugerido foi mostrado como o ato hediondo que é… Algo que simbolicamente poderia ser encarado como a maior antítese de um ato de heroísmo, a forma mais baixa e vil de agressão.

Agora, dizer que a capa do Albuquerque faz apologia ao ato me parece ser algo exagerado… É uma capa ameaçadora, que retrata o Coringa justamente como ele é em sua essência de personagem… Nem acho que há uma conotação sexual explícita na arte e esse paralelo com a violência sexual só existe por conta da Piada Mortal, tanto que os leitores que não conhecem a obra certamente não fazem esse tipo de leitura da arte do Albuquerque…

Discutimos bastante sobre isso na nossa lista de e-mails, e acho que meio que houve um consenso lá (o que é um milagre), de que o problema não é uma cobrança excessiva pelo “politicamente correto”, mas sim que algumas pessoas tendem a pedir a extinção de toda e qualquer coisa que mencione o ato errado (no caso a violência sexual) independente de terem entendido ou não a sua proposta e contexto…

Agora, olhando pelo lado do Cameron Stewart, concordo que a arte tem um perfil sério e ameaçador que destoa completamente do clima despojado e descompromissado que as HQs da personagem tem atualmente e nesse sentido a reclamação do autor é perfeitamente cabível. afinal a Piada Mortal era uma HQ direcionada pra um público adulto, e a nova HQ da Batgirl já é direcionada pra outro tipo de público, então podemos dizer que no fim das contas foi uma garoteada da DC ter escolhido uma capa que foge o target atual do título.

Sobre Hell

O Hell, este que vos fala.

Além disso, verifique

Como adaptar Superman para o cinema

Li sobre um filme do Superman que o Matthew Vaughn queria fazer e fiquei pensando …

Sem comentários

  1. Seja o primeiro a comentar.

  2. Finalmente apareceu pra trabalhar, vagabundo.

  3. e pior q a capa ficou foda

  4. Eles não sabem que o Coringa não gosta de mulher? Ou que o pinto dele não sobe mais? Mulher só faz merda mesmo…

  5. “E as reclamações tomaram uma proporção imensa, sendo que até mesmo Rafael Albuquerque, autor do desenho, chegou a sofrer ameaças de violência física e de morte pelas mídias sociais pelos reclamantes mais exaltados…”

    Sou de direitos humanos e ameaço os outros de morte… Tá serto.

  6. Diretor Coulson, O Filho Legal

    CHUPA PORCO

  7. POST DO HELL??? POST DO HELL ????

    JURAVA QUE ERA UM POST DO PORCO ATÉ CHEGAR AO FINAL…

    MAS QUE MERDA HEIM!! DC SEMPRE LEITE-COM-PERA, NEM ACHO QUE DAVA UMA CONOTAÇÃO DE CRIME-SEXUAL ESSA CAPA, MAS SÓ DE “RASPAR” NO TEMA JÁ FOI SUFICIENTE PRA DC MIMIZAR TODO ESSE HUEHUE BR

    CHUPA DC

    NA MARVEL AS COISAS SÃO DIFERENTES 😀

  8. “Discutimos bastante sobre isso na nossa lista de e-mails, e acho que meio que houve um consenso lá (o que é um milagre), de que o problema não é uma cobrança excessiva pelo “politicamente correto”, mas sim que algumas pessoas tendem a pedir a extinção de toda e qualquer coisa que mencione o ato errado (no caso a violência sexual) independente de terem entendido ou não a sua proposta e contexto…”
    Concordo… Mas não vou dar pra eles não.

  9. O Baratas, Cabacinho Breaker

    Segundo o próprio Rafael, ele não foi ameaçado. É o que ele disse no twitter dele.

    Se não estou enganado, A revista da Mulher Maravilha dos novos 52, a revista da Arlequina e a revista da Poderosa também sofreram críticas severas de feministas.

    Ainda tem uma galera que diz querer ver o Coringa da Piada Mortal nos cinemas. Olhe que uma simplória referenza fez.

  10. DC garoteando desde o dia em que compraram o Superman dos autores e mais tarde negaram os royalties pras famílias deles…

  11. O Baratas, Cabacinho Breaker

    Só acho meio que engraçado tentarem fazer parecer que o artista teve o poder de decisão de algo. A DC indo contra, o roteirista indo contra, o que caralhos o cara pode fazer?
    É o famoso “My way or the highway”

  12. NA MINHA ÉPOCA

  13. Essa DC só me dá vergonha… já esses grupinhos leite com pera, só raiva.

  14. Aposto que a mel hor coisa dessa hq era a arte do cara, dai vem a DC e censura a capa variante.

    Agora a hq é 100% merda

  15. “A treta começou quando internautas e blogueiros (alguns ligados a movimentos feministas e ativismo pelos direitos das mulheres)”
    change e aquamam????

  16. Deveria ter feito uma capa que faça referencia ao Feira da Fruta!

  17. Polemica mesmo era ter uma capa da Batgirl PAGANDO A CONTA PRO CORINGA

    AI SIM AS FEMINAZIS SE REVOLTARIAM

  18. esses porra dizem ‘ain capa faz apologia ao estupro’ porra, os caras se matam, cortam cabeças, essa “apologia” ao estupro, nem de longe foi ‘gratuita” é uma historai fodona e mostra justamente o contrario, como o estupro é algo perverso

    • O Baratas, Cabacinho Breaker

      MAGNETO FAZ APOLOGIA AO NAZISMO E NINGUÉM FALA NADA.

      • mesmo sendo um nazismo às avessas? mutantens ~ judeus em várias histórias dos xismen

        • O Baratas, Cabacinho Breaker

          Dá meio que complexidade ao vilão. Ser aquilo que os judeus mais repudiam e tals. A ideia de superioridade blá blá.

          • se ele não tem o bigodinho, os leitores idiotas não fazem essa leitura.

            e essa complexidade aí é contradição pura, mas OK, é uma HQ mensal de 99999 edições então foda-se

          • O Baratas, Cabacinho Breaker

            Como assim contradição? Fale-me mais.

          • VOU DEFENDER OS MUTANTES/JUDEUS SENDO O LIDER TIRANO DELES/HITLER PIOR INIMIGO DO QUE ELES SIMBOLIZAM E AINDA AJUDAREI OS X-MEN DE VEZ EM QUANDO PORQUE NA REAL SOU APAIXONADO PELO XAVIER

    • o problema é que essas revistas que vc citou são pra um público adulto, a da batgirl era pra menininha mesmo.

      • cara, menininhas do ano 2015, não menininhas dos anos 80 que se vestiam como boneca, hoje com internet, essa molecada sabe de coisa mais do que nós adultos. e no caso é só uma capa, e só vão saber que é uma alusão a piada mortal, quem ja leu a obra

        • é a política dos caras agora, não fazerem coisas tão destoantes assim por conta disso, dos moleques atualmente estarem amadurecendo de forma negativa, mas pro sentido da sexualização precoce e consumista.

  19. Não vão comentar a audácia da Momoa?

  20. sacanagem com o desenhista porque a capa ficou foda

    “foda” quaquaqua

  21. Só digo uma coisa: não digo nada.

  22. Loker, o Palhaço Trapceiro

    Na moral, a arte da capa ta impecavel, é um completo desrespeito com o artista não permitir o lançamento! Qual o argumento para não lançar essa capa???

  23. A Batgirl não foi estuprada na Piada Mortal, já o Gordon sim.

  24. DISSE POR AÍ EM OUTRO LUGAR MAS VOU REPETIR PRA VC MEU EX-AMIGO! NÃO CONCORDO MUITO COM A VISÃO DE QUE DEVERIA SE MUDAR A CAPA POR ELA DESTOAR DO ESTILO DO TÍTULO! É UMA CAPA VARIANTE NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE SEGUIR A VAIBE DO GIBI!
    TEVE CAPA VARIANTE DO BATMAN 66 SAIU ATÉ NO BRASIL TODAS BUNITAÇAS COM ARTE DOS ALREDS MAS COM PIKAS A VER COM O EDITORIAL!

    • apoiado!

      • MUITO BARULHO POR NADA ESSA PORRA TODA! DAÍ É JUSTIFICATIVA EM CIMA DE JUSTIFICATIVA!

        • É A DC SENDO COXINHA COMO SEMPRE FOI!!

          • A DC NÃO O AUTOR REGULAR DO TÍTULO RECLAMOU E O AUTOR DA CAPA PARA EVITAR DOR DE CABEÇA E DESCONFORTO DESISTIU!

          • ARREGOU !! ARREGOU 11

          • ALIÁS ISSO JÁ É UMA PROVA DE QUE A DC ESTÁ MAIS DEMOCRÁTICA INIMIGO! NO INÍCIO DOS NOVOS 52 ERA SÓ CONTRARIAR O EDITORIAL E O CARA JÁ ERA DISPENSADO OU TROCADO DE TÍTULO! DESSA VEZ PREVALECEU A VONTADE DO AUTOR! (QUE EU NÃO CONCORDO MAS É VÁLIDA!)
            CHUPA MARVEL!

          • TENS RAZÃO, MAS AINDA ACHO QUE A DC É MUITO CONSERVADORA EM MUITOS ASSUNTOS

            E ESSES NOVOS 52 MAS QUE MERDA HEIM, RENDERIA UM ÓTIMO PODCAST:

            “OS NOVOS 52 VÃO ACABAR, O QUE TIVEMOS DE BOM E DE RUIM, O QUE FOI PRA CRONOLOGIA E O QUE NÃO FOI”

            Na minha opinião d emerda, pouca coisa se salvou

          • POR PIOR QUE TENHA SIDO NO GERAL MELHORU O QUE VINHA SENDO PUBLICADO ATÉ ENTÃO! E OLHA QUE SOU VÍUVA DO PÓS-CRISE E ME DÓI ADMITIR ISSO!
            AÍ MEU CÚ!

          • Pelo pouco que acompanhei, o Lanterna Verde não mudou muito, o Homem Animal ficou muito bom e o resto não acompanhei, mas no geral muitos herois como o super homem, flash etc ficaram piores (só pelas figuras)

          • PIOR NÃO MAS FICOU DO MESMO NÍVEL DO QUE VINHA SAINDO ANTES! MAS O CITADO HOMEM ANIMAL MARAVILHA DO AZARELO MOSNTRO DO PÂNTANO MULHERMARAVILLAH E SUPERMAN SUBIRAM A MÉDIA DAS REVISTAS EM GERAL! ISSO PRA FICAR SÓ NO QUE LI!

  25. É o que dá esses grupinhos serem criados a leite com pêra, ovomaltino e docinho caramelado na geladeira…

  26. 50 TONS DE CURINGA

  27. O produto é voltado ao público teen, a referencia não tem fundamento, a não ser que fique só na capa.

  28. Batman Despreparado, Reaça mór

    Os caras contratam o artista, ele faz a capa, eles falam “hmmm, não combina toma aqui seu dinheiro e sua capa, a gente vai usar outra msm”, não tem o q chorar ué, eles n estão censurando pq a capa ta ai, vcs não tão vendo, eles tão escolhendo n colocar em algo que é deles. Não lembro se foi o próprio MdM que falou que não é censura se essa merda é particular!
    Como disse o cara aí do post “minha revista, eu escolho o q vai pro ar nessa merda”, mas n com essas palavras

  29. Loker, o Palhaço Trapceiro

    Coringa é um psicopata e na leitura da Piada Mortal se deduz que não ouve estupro porra!

  30. Lindulfo Holofontino Fufucas

    É o que dá esses grupinhos serem criados a leite com pêra, ovomaltino e docinho caramelado na geladeira… PORRA!!!

  31. O Baratas, Cabacinho Breaker

    Pra matar o viado do Robin bicha viado nas porrada não era violento demais. A galera até aclamou. HOMOFOBIA ISSO.

  32. MULEKADA DA NOVA GERAÇÃO É TUDO SENSIVEL 😀

  33. Loker, o Palhaço Trapceiro

    “Ain o uniforme das heroinas é um justo” “Ain eles exageram nos seios e na bunda” “Ain tem apologia ao estupro” PUTA QUE O PARIU! MALDITAS FEMINAZIS COM ESSE MIMIMI INFINITO!!!

  34. Batman Despreparado, Reaça mór

    Pensa assim, imagina a galera jovem vendo Teen Titans GO! e dai do nada eles passam um episódio sobre como os pais do Dick morreram no circo e como aquilo foi super traumático…realmente, combina

  35. Super Capi✓✓aroto

    1º Não há uma CLARA referência à qualquer violência sexual na capa variante. É tipo olhar nuvens. Se você quiser achar referência, vai achar.
    2º Acho justo o autor pedir para que uma capa, que na visão dele tem essa conotação de violência sexual. Afinal a pegada da Batgirl é totalmente diferente
    3º Acho justo o Rafa ter feito o pedido de retirar a capa
    4º Muito bem desenhada

    Feminismo é um movimento justo? Em sua essência sim. Apenas direitos e deveres iguais.

    O extremismo que muitas pessoas pressionam (a favor e contra) torna a discussão muitas vezes infrutífera.

  36. O Baratas, Cabacinho Breaker

    Nelson Rodrigues seria um merda se nascesse nessa geração bunda mole. O pior é que essa geração, curiosamente, é a menos religiosa de TODAS.

  37. Lindulfo Holofontino Fufucas

    “Minha arte da capa variante da Batgirl foi concebido para homenagear uma história em quadrinhos que eu realmente admiro, e eu sei que é uma das mais favoritas de muitos leitores. “A Piada Mortal” é parte do cânone de Batgirl e artisticamente, eu não poderia evitar de retratar a situação traumática entre Barbara Gordon e Coringa.

    Para mim, era apenas um “disfarce assustador” que trouxe algo do passado da personagem que eu interpretei artisticamente. Mas tornou-se claro que, para outros, ela tocou em um nervo exposto. Eu respeito essas opiniões sejam elas certas ou erradas, pois geraram uma discussão que não deve ser desacreditada.

    Minha intenção nunca foi ferir ou incomodar ninguém pela minha arte. Por essa razão, recomendei a DC que a capa variante fosse retirada. Estou muito satisfeito que a DC Comics entendeu as minhas preocupações e não vai publicar a arte da capa em junho, como anunciado anteriormente.

    Com todo o respeito,

    Rafael Albuquerque”

    DC FÉLA DA PUTA!!!

  38. Vou ler Homem Aranha que eu ganho mais. O título dele com os X-Men (voltando a ser professor de ensino médio) e o especial com os Inumanos (com ele dando em cima da Medusa) estavam muito legais…

  39. NO MDM O ESTRUPO DO GORDON É LEVADO Á SÉRIO ♥

    https://twitter. com/ameiasuja/status/577854172466397184

  40. Po mó capa responsa, chocante, problema é dessa Batgirl Malhação Leite com Pera e Ovo Maltino ah Se Fosse na Epoca da Gail Simone tinha aprovado e colocado uma mão na teta ainda…

  41. Loker, o Palhaço Trapceiro

    Em “Joker” do Brian Azzarello o Coringa realmente estupra a mulher do capanga dele e não rolou mimimi??? PORRA!!!

  42. Rodney Bugado Badernista

    A capa não tem cunho de estupro e sim violencia contra a mulher, e como o Hell disse faz parte da personalidade do personagem! Quanto a DC tirar isso pra abafar o mimimi, nota-se que eles nem sequer analisam a capa antes de divulgar, pelo menos pra algum executivo dizer: “será que não vai ter gente reclamando disso” (independente se a capa é opressora ou não)

    • Loker, o Palhaço Trapceiro

      Existe na essencia do Coringa a violência contra a mulher desde a Batgirl aleijada até o surgimento da Arlequina que esse humilha e espanca, mas conotação de estupro não tem!

  43. Algum dos MdMs se manifesta a respeito dos problemas do site? Porque nos
    posts eles não fazem qualquer comentário, como se nada estivesse
    acontecendo.

  44. Loker, o Palhaço Trapceiro

    O Site ta bugado… só to vendo pelo disqus os posts…

  45. Nicolau Maquiavélico

    Segundo o Guinness book esta conversa foi a conversa mais rápida da história

    http://static.legiaodosherois.com.br/wp-content/uploads/2015/03/Screen-Shot-2015-03-06-at-11.13.45-AM.png

  46. Mesmo que tivesse uma referência muito mais clara ao estupro, retratar algo presenta na realidade por meio de obras ficcionais é apologia? Porra sociedade.

    • Liefeld-OSebastiãoDaMoralidade

      Concordo plenamente, mas concordo tambem que não cabia uma capa tão agressiva assim numa revista voltada para um público mais jovem. Mesmo sem essa juventude desconhecer totalmente a historia do estupro

      • Velho, isso é hipocrisia. Crianças, infelizmente, estão expostas à coisas muito mais pesadas do que isso. Numa HQ pra um público adolescente-adulto, acho totalmente aceitável. Mas o problema não é esse, isso que tu falou é até um argumento válido, mas falar que é APOLOGIA ao estupro, que de alguma forma possa induzir mentes a fazer o mesmo é muita putaria. Tamo voltando a época Comic Code Authority.

        • Liefeld-OSebastiãoDaMoralidade

          Eu não acho que essa capa faça apologia ao estupro. até porque o estuprador é o vilão e o vilão faz essas coisas na história… coisas ruins.

          Como contar uma historia com um vilão que não pode vilanear?
          Mas ESSA revista, ESSE titulo em questão é voltado pra um publico mais jovem. o teor das historias DESSE titulo são mais leves. Então, eu acho que a capa ficou um pouco assustadora demais.

          • Então cara, isso é um argumento, mas não foi o que gerou a polêmica. A questão foi o mimimi dos feministas e o estupro.

          • Liefeld-OSebastiãoDaMoralidade

            é foda mesmo. eu não tenho saco pra qualquer tipo de crente.

    • O Baratas, Cabacinho Breaker

      Apesar de não ter nenhuma comprovação científica, é tido como fato que influencias de ficção podem levar pessoas a matarem, estuprarem, matarem mulheres.

    • Diretor Coulson, O Filho Legal

      Você não sabe? A arte precisa lembrar as pessoas que:
      * racismo é ruim
      * preconceito é ruim
      * estupro é ruim
      * ruim é ruim
      É pra isso que serve a arte.

      • Liefeld-OSebastiãoDaMoralidade

        e como fazer isso de maneira melhor do que colocando uma pessoa ruim pra fazer essas coisas ruins?

        • Diretor Coulson, O Filho Legal

          Não dá. O que é ruim é ruim e pronto. Onde já se viu… ter mais de duas visões sobre algo… Que absurdo!

          • Liefeld-OSebastiãoDaMoralidade

            Existe um motivo pro coringa ser um vilão assustador, e é o fato dele ser muito mau. Mau feito o pica-pau, mais cruel que o Gargamel. Ele pode ter um ato ou outro de bondade, mas ele vai continuar sendo mau. Afinal, ele é um personagem e foi feito para isso.
            É como a Sra Rabbit fala pro Detetive Eddie Valiant em Uma Cilada Para Roger Rabbit: “Eu não sou má. Apenas me desenharam assim.”

          • Liefeld-OSebastiãoDaMoralidade

            A diversidade é sempre bem vinda

      • Bons tempos em que a arte servia para retratar a realidade, induzir ao pensamento crítico e enfrentar as amarras sociais..

  47. o lance de vender fotos já não esta dando de pagar o aluguel, o cara teve que se virar como pode

    http://leninja.com.br/o-incrivel-homem-aranha-do-semaforo/

  48. Liefeld-OSebastiãoDaMoralidade

    Realmente… o coringa é um vilão, e um vilão muito do escroto. Não entendo essa geração leite-com-pêra que fica endeusando o coringa como sendo um tipo de cara legal. O coringa não deveria ser um tipo de Hannibal Lecter?

  49. Trouxinha de maconha

    Na boa,vejo essa capa do Albuquerque e a ultima coisa que penso é no estupro da barbara gordon,pra mim ela está apenas com medo.

  50. Tava trabalhando muito bem até acessar o Mdm hj!

    FUI

  51. Rodney Bugado Badernista

    Caraca, tem 8 torrents, ta usando tanto a net que nem os gifs do Chance carregam!

  52. Trouxinha de maconha

    Mas do coringa espancando garotinho homossexual de sapatinha de doente,ninguém reclama.

  53. Diante das ultimas polemicas,Roman Polanski pode assumir direção Suicide Squad,o estúdio disse que pode dar mais veracidade ao personagem do Coringa na trama.

  54. Nicolau Maquiavélico

    ME ENGRAVIDA HÉLL. DEMITE O ALGURES !!!!!!!

  55. BÁRBARAAAAAAAAAAAAAA!!! BÁRBARAAAAAAAAAAAAAA!!!

  56. o Joker é um volão mesmo, ele estupra mas não mata, comete crimes de homofobia contra o robin e se bobear tava no protesto do dia 15

  57. O Baratas, Cabacinho Breaker

    HITLEY FOI INLUSSENDIADO PELO SUPERMAN DO NITCHE E SUPOSTAMENTE PELA TEORIA DA REVOLUÇÃO TAMBÉM VAMOS BANIR DARWIN E NICHE

  58. o filho da puta vai devagarzinho,a pata até treme só da tentativa de ir em silencio

    https://t.co/GI8f7sfVOC

  59. Rodney Bugado Badernista

    Essa capa não prova nada, só prova que o CUringa é um filho da puta!

  60. Nicolau Maquiavélico

    El Mayimbe No estagram

    Depois de trazer o elenco de Esquadrão Suicida, coisas sobre o Exterminador e o Coringa. Hoje ele resolveu nos dar algumas informações sobre a participação do Batman de Ben Affleck no filme da equipe de vilões!

    Parece que antes dos acontecimentos de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, o Cavaleiro das Trevas era considerado uma espécie de lenda urbana, o bicho-papão que os criminosos temem e que o governo despreza absolutamente. Além disso, o Coringa foi a única pessoa ficar frente à frente com o Batman por um longo período de tempo, possivelmente depois dele ter assassinado um dos ajudantes do Homem Morcego, o que tornaria o Palhaço um trunfo vital para Amanda Waller.

    Devido à sua propensão a viver nas sombras, o Batman se tornou um
    alvo prioritário para Amanda Waller e em algum momento durante Esquadrão Suicida, a equipe será vista assistindo à uma filmagem do Morcego em ação. Parece que Waller quer rastrear todos “os supers”.
    Isso inclui o Superman, Batman, Mulher Maravilha, Aquaman e outros, que
    presumivelmente se tornarão conhecidos do público depois de Batman vs Superman.

    Ainda não se sabe se Ben Affleck terá uma participação maior no filme.

  61. Daqui a pouco não vai poder ter capa com uma luz e um medico….pq remete a doutor luz e o doutor luz é um estuprador e a dc nova não condiz com essa antiga realidade

  62. ALÔ CAMERON AQUI É O HELL TIRA ESSA CAPA AGORA SEU BOBO FEIO, ALÔ CAMERON AQUI É O HELL TIRA ESSA CAPA AGORA SEU BOBO FEIO

  63. Chupa DC, chupa Batgirl e chupa gordon…

  64. On s’en fout?

    S
    U
    C
    E

    D
    C

    B
    Â
    T
    O
    N
    S

    S
    A

    L
    I
    G
    U
    E

    D
    A
    N
    S

    L
    E

    C
    U
    L