Home / Livros / 5,5 livros sobre quadrinhos para o dia nacional do livro

5,5 livros sobre quadrinhos para o dia nacional do livro

livros_comics

Hoje, dia 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro, e nada melhor do que fazer um post de lista (que não exige que eu esteja a par do que tá rolando no mundo nerd atualmente, nem muito tempo de pesquisa) para comemorar!

Então confira aí 5 dicas bem maneiras de livros sobre quadrinhos que você pode encontrar nas livrarias em português e que merece um lugar na estante. Evitei livros “tecnicos”, ou seja, obras que “ensinam” como fazer quadrinhos, e me foquei em obras que falam mais dos contextos históricos.

5. Gibi – A revista sinônimo de quadrinhos, Roberto Elisio dos Santos, Waldomiro Vergueiro, Nobuyoshi Chinen e Paulo Ramos
gibi
Apesar de ser um livro bem curtinho e com poucas páginas (a boa notícia é que, por conta disso, é barato), é uma obra muito legal para quem curte a história dos quadrinhos nacionais. O livro analisa o mercado e a efervescência cultural à época do lançamento da revista Gibi, publicada pela Globo e que foi responsável pelo “apelido” que damos até hoje para as histórias em quadrinhos.

 

4. A Guerra dos Gibis, Gonçalo Júnior
a-guerra-dos-gibis-01
Pra mim um dos livros mais importantes sobre a história das HQs no Brasil, a obra faz um recorte da “época de ouro” dos quadrinhos nacionais, quando o jornalista Adolfo Aizen traz dos EUA a ideia dos suplementos de quadrinhos e das revistas, que gerou uma “guerra” mercadológica entre Aizen e Roberto Marinho e uma espécie de guerra ideológica contra os quadrinhos. Um período interessantíssimo de nossa história que merece a devida atenção.

 

3. Quadrinhos – História moderna de uma arte global, Dan Mazur e Alexandre Danner
Quadrinhos
Uma das grandes vantagens desse livro é que, diferente do que normalmente se vê nesse tipo de obra, ele é um recorte mais limitado temporalmente, contando a história das histórias em quadrinhos a partir dos anos 60), mas é abrangente espacialmente, se debruçando sobre as HQs nos EUA, Europa e Ásia. Vale para quem curte livros que sintetizam diversos aspectos de um tema de forma mais geral, mas ainda assim com bastante conteúdo.

 

2. Marvel Comics – A História Secreta, Sean Howie
marvel
Bem, o livro não tem o nome “história secreta” à toa. Apesar de não ser, literalmente, secreta, o livro conta a história da Marvel, mas também os “podres” dos bastidores da editora. É um livro para quem é fã da Marvel, mas está preparado a começar a odiar o Stan Lee depois da leitura (to brincando – mas só um pouco)

1. Desvendando os quadrinhos, Scott Mccloud
desvendando-os-quadrinhos
Apesar de não ser um livro sobre a história dos quadrinhos, esta obra clássica do Scott Mcloud, que a maioria dos leitores devem conhecer, versa muito sobre diversas questões ligadas ao tema, como psicologia, história e até evolução, para mostrar o que as histórias em quadrinhos têm de tão fascinante que outras mídias podem não ter. É um clichê de recomendação na área, mas é muito revelante – e o mais legal é que é contado na forma de hq.

 

0,5. Enciclopédia dos Quadrinhos, Fernando Goida e André Kleinert
enciclopedia-dos-quadrinhos
Bom, esse só está na posição 0,5 porque é uma enciclopédia (com verbetes, e tal), e a leitura não precisa ser tão linear quanto de um livro comum. Mas é indispensável para quem curte quadrinhos, pois além de ter verbetes sobre os mais diversos desenhistas, roteiristas e editores (e por consequência todos os personagens importantes das HQs), traz também referências a pesquisadores, fanzineiros e editores responsáveis por alguns dos melhores trabalhos na área. Sem contar que dedica espaço para falar também dos quadrinhos nacionais.

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 35 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

[Mês da Consciência Negra] E o Pantera Negra, hein?

O filme do Pantera Negra tá chegando, geral tá na pilha pra vê-lo (eu também, …

[fbcomments url="" width="675" count="off" num="3" countmsg="wonderful comments!"]