Home / Livros / 5,5 livros sobre quadrinhos para o dia nacional do livro

5,5 livros sobre quadrinhos para o dia nacional do livro

livros_comics

Hoje, dia 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro, e nada melhor do que fazer um post de lista (que não exige que eu esteja a par do que tá rolando no mundo nerd atualmente, nem muito tempo de pesquisa) para comemorar!

Então confira aí 5 dicas bem maneiras de livros sobre quadrinhos que você pode encontrar nas livrarias em português e que merece um lugar na estante. Evitei livros “tecnicos”, ou seja, obras que “ensinam” como fazer quadrinhos, e me foquei em obras que falam mais dos contextos históricos.

5. Gibi – A revista sinônimo de quadrinhos, Roberto Elisio dos Santos, Waldomiro Vergueiro, Nobuyoshi Chinen e Paulo Ramos
gibi
Apesar de ser um livro bem curtinho e com poucas páginas (a boa notícia é que, por conta disso, é barato), é uma obra muito legal para quem curte a história dos quadrinhos nacionais. O livro analisa o mercado e a efervescência cultural à época do lançamento da revista Gibi, publicada pela Globo e que foi responsável pelo “apelido” que damos até hoje para as histórias em quadrinhos.

 

4. A Guerra dos Gibis, Gonçalo Júnior
a-guerra-dos-gibis-01
Pra mim um dos livros mais importantes sobre a história das HQs no Brasil, a obra faz um recorte da “época de ouro” dos quadrinhos nacionais, quando o jornalista Adolfo Aizen traz dos EUA a ideia dos suplementos de quadrinhos e das revistas, que gerou uma “guerra” mercadológica entre Aizen e Roberto Marinho e uma espécie de guerra ideológica contra os quadrinhos. Um período interessantíssimo de nossa história que merece a devida atenção.

 

3. Quadrinhos – História moderna de uma arte global, Dan Mazur e Alexandre Danner
Quadrinhos
Uma das grandes vantagens desse livro é que, diferente do que normalmente se vê nesse tipo de obra, ele é um recorte mais limitado temporalmente, contando a história das histórias em quadrinhos a partir dos anos 60), mas é abrangente espacialmente, se debruçando sobre as HQs nos EUA, Europa e Ásia. Vale para quem curte livros que sintetizam diversos aspectos de um tema de forma mais geral, mas ainda assim com bastante conteúdo.

 

2. Marvel Comics – A História Secreta, Sean Howie
marvel
Bem, o livro não tem o nome “história secreta” à toa. Apesar de não ser, literalmente, secreta, o livro conta a história da Marvel, mas também os “podres” dos bastidores da editora. É um livro para quem é fã da Marvel, mas está preparado a começar a odiar o Stan Lee depois da leitura (to brincando – mas só um pouco)

1. Desvendando os quadrinhos, Scott Mccloud
desvendando-os-quadrinhos
Apesar de não ser um livro sobre a história dos quadrinhos, esta obra clássica do Scott Mcloud, que a maioria dos leitores devem conhecer, versa muito sobre diversas questões ligadas ao tema, como psicologia, história e até evolução, para mostrar o que as histórias em quadrinhos têm de tão fascinante que outras mídias podem não ter. É um clichê de recomendação na área, mas é muito revelante – e o mais legal é que é contado na forma de hq.

 

0,5. Enciclopédia dos Quadrinhos, Fernando Goida e André Kleinert
enciclopedia-dos-quadrinhos
Bom, esse só está na posição 0,5 porque é uma enciclopédia (com verbetes, e tal), e a leitura não precisa ser tão linear quanto de um livro comum. Mas é indispensável para quem curte quadrinhos, pois além de ter verbetes sobre os mais diversos desenhistas, roteiristas e editores (e por consequência todos os personagens importantes das HQs), traz também referências a pesquisadores, fanzineiros e editores responsáveis por alguns dos melhores trabalhos na área. Sem contar que dedica espaço para falar também dos quadrinhos nacionais.

Sobre Algures

Oi, meu nome é Algures e eu tenho 36 anos (teria se estivesse vivo). Compartilhe esse post com 20 pessoas e minha alma estará sendo salva por você e pelos outros 20 que receberão. Caso não repasse essa postagem, vou visitar-lhe hoje à noite. Dia 15 de Julho, José resolveu rir desse post, uma noite depois ele sumiu sem deixar vestígios. O mesmo aconteceu com Maria dia 18 de Outubro. Não quebre essa corrente, por favor, a não ser que queira sentir a minha presença (atrás de você).

Além disso, verifique

Nova hq no Catarse transforma pesadelos em criaturas reais

Em “A Noite Espera”, pesadelos são tornados reais literalmente (ou seria “literaturalmente”?) na forma de …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.